12ª edição do ‘Sergipe é aqui’ acontece amanhã em Ilha das Flores

Nesta sexta-feira, 6, acontece a 12ª edição do Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’. Desta vez, o município beneficiado é Ilha das Flores, na região do Baixo São Francisco. O programa tem como objetivo aproximar, cada vez mais, o Governo do Estado do cidadão com a oferta de 150 serviços de 20 secretarias de Estado e órgãos da administração pública estadual. As ações acontecem a partir das 8 horas, na Escola Estadual Manoel Antônio Pereira, localizada na Praça Santo Antônio, 125.

Na ação, os moradores de Ilha das Flores poderão realizar, de forma gratuita, a segunda via de certidão de nascimento, casamento, óbito, emissão e agendamento da carteira de identidade, exames, consultas médicas, testes de DNA, acesso à tarifa social da Deso, castração de animais, resolução de pendências com o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), entre outras ações da estrutura governamental. O exame de paternidade (teste de DNA) entrou na última edição do programa ‘Sergipe é aqui’, que ocorreu na cidade de Santo Amaro das Brotas.

Não é a primeira vez que a região do Baixo São Francisco recebe o projeto. Em março passado, o município de Propriá teve acesso aos mesmos benefícios que agora serão levados à cidade da festa do ‘Bom Jesus dos Navegantes’. A meta é atingir os 75 municípios sergipanos em quatro anos de gestão. Depois de Ilha das Flores, o próximo encontro será dia 20, em Riachuelo, município da grande Aracaju.

Curiosidade

Famosa pela festa do ‘Bom Jesus dos Navegantes’, Ilha das Flores nasceu em 1826, mas somente 133 anos depois elevou seu status de vila para município. De acordo com o Observatório de Sergipe, órgão vinculado à Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), com a chegada dos padres jesuítas em Cajuípe de Cima, no município vizinho de Brejo Grande, deu-se início à história de Ilha das Flores.

Os jesuítas permaneceram por muitos anos no local, realizando missões em várias regiões, e recebiam bois de presente. Com o tempo, eles formaram um arraial onde está hoje Ilha das Flores. Separada do estado de Alagoas, ao norte, pelo Rio São Francisco, a pecuária de Ilha das Flores foi por muitos anos seu principal motor econômico, mas atualmente os principais segmentos que empregam na cidade são o comércio e a construção civil. Boa parte da renda do município também vem da agricultura, por meio da produção de arroz.

Rolar para cima