Eleições 2024: PT e aliados buscarão consenso
Consultado pelo blog, o presidente do diretório estadual do PT em Sergipe, deputado federal João Daniel, disse que o seu partido tem conversado com os aliados – PSB, PC do B, Solidariedade, PV e PSOL – sobre as eleições de 2024. Fruto dessas reuniões, por enquanto isoladas, já entrou em pauta a colocação de nomes à disposição para disputar a Prefeitura de Aracaju (SE). “Isso motivará uma avaliação depois. O bloco vai buscar um nome de consenso”, disse o parlamentar.
Sem discussão com Edvaldo
João Daniel deixou claro que “não tivemos qualquer discussão sobre as eleições municipais de 2024 com o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. O que se fala por aí é apenas boato”. Mas, há conversas nos bastidores de que Nogueira teria dialogado sobre as eleições com o secretario Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.
Felizola: Cabe ao governador indicar o sucessor de Pinna no TCE
Embora seja sempre lembrado desde o ano passado para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas (TCE/SE) e essa vaga tenha surgido antecipadamente, na semana passada, com a morte do conselheiro Carlos Pinna, o secretário de Meio Ambiente de Sergipe, José Carlo Felizola, deixa claro que deseja ir para a corte de contas, mas lembra que “essa vaga surgida com o falecimento de Pinna é de livre escolha do governador. Ele indica o nome que desejar, uma vez atendidas as exigências constitucionais. Falar que não almejo seria um ataque a sua inteligência, mas cabe ao governador indicar”.
Gás caro atinge Unigel
O elevado preço do gás que vem sendo praticado em Sergipe poderá levar a Unigel a fechar a sua indústria de produção de amônia e ureia em Laranjeiras, a antiga Fafen/SE. Conforme a empresa informou ao governador Fábio Mitidieri, ela adquire o gás no Catar por US$ 3,00 e o preço praticado no Brasil pela Petrobras é US$ 14,00.
Érica disputará o Senado?
Ninguém garante que sim e muito menos que não, mas todos oposicionistas e governistas comentam a possibilidade de a Primeira Dama do Estado, Érica Mitidieri, vir a ser candidata a senadora da República em 2026. O falatório sobre o assunto se fortaleceu com a criação de fundos com recursos destinadio para a Secretaria de Ação Social, que está sob o comando dela.
Outras opções governistas para o Senado
Ainda no bloco político governista têm sido citados, para a disputa do Senado, os nomes do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT), o do deputado estadual Luciano Bispo (PSD) e o do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD), que é lembrado também como opção para a Prefeitura d Aracaju, 2024.
A Deso em questão
Os trabalhadores da Deso, através do Sindisan, entidade sindical que representa a categoria, vão insistir em manter a Companhia de Saneamento de Sergipe na condição de pública. O governador Fábio Mitidieri deixou claro esta semana que fará a concessão e a empresa que ganhar será responsável pela distribuição da água em Aracaju e pela ampliação da rede de abastecimento.
Guerra fiscal não é boa opção
Comentário do economista e professor da UFS, Ricardo Lacerda: “Guerra fiscal é ruim para o Brasil e para todos os estados. Uma disputa “burra” em que todos perdem. Os estados são constrangidos a participar para se equipararem aos demais ou perderiam a atratividade. Um dos principais objetivos da reforma tributária em discussão no Congresso Nacional é passar paulatinamente a cobrança do ICMS do Estado de origem para o Estado de destino das mercadorias. Com isso, a atual modalidade de guerra fiscal seria extinta”.
Mais Médicos
Ainda não há definição de quantos profissionais serão destinados a Sergipe com a retomada do programa Mais Médicos, anunciado pelo Governo Federal. No momento, atuam no Estado 84 médicos que fazem parte da edição anterior do programa, além de 20 vagas que não estão ocupadas. Sergipe tem, ainda, 94 médicos atendendo à população em diversos municípios que foram disponibilizados pelo programa Médicos pelo Brasil, e três vagas desocupadas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aguarda as diretrizes do Ministério da Saúde para a abertura do edital.
Comando da Codevasf em SE
A partir desta segunda-feira, 10, até a próxima sexta-feira, 14, o governo federal divulga portaria nomeando o/a novo/a superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Cdevasf) para Sergipe. O cargo parece ser o “CC dos Sonhos” dos políticos e de seus apadrinhados. Por isso, só para Sergipe tem cinco influentes militantes políticos, entre o quais dois sem mandatos, tentando colocar “pessoas suas” nesse posto.
Superintendente do Incra
O engenheiro agrônomo André Luiz Milanez de Souza, servidor de carreira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foi nomeado ontem pelo presidente nacional do órgão, César Aldrighi, para assumir a Superintendência Regional do Incra em Sergipe. Ele é sergipano e foi indicado pelo deputado federal João Daniel, senador Rogério Carvalho e pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Superintendente do Trabalho
Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nomeia José Cláudio Silva Barreto, mais conhecido como “Caducha, para o cargo de superintendente regional do Trabalho em Sergipe. Caducha é sergipano da cidade de Barra dos Coqueiros. A indicação dele foi feita pelo secretário Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. O nomeado é ativista social, professor e músico, é formado em História pela UFS, pós-graduado em Gestão da Informação, Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela UFS-Fapese, também pós-graduado em Políticas Públicas pela Faculdade Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespesp/SP), mestre em Ciências Sociais pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso) e atualmente integra o grupo de pesquisa “Profissão, Trabalho e Saúde”, da Fiocruz.
Sergio Gama quer reorganizar o MDB
O empresário Sergio Gama, ex-candidato a vice-governador da chapa encabeçada pelo petista Rogério Carvalho nas eleições de 2022, atua no sentido de organizar o MDB e não pensa ainda, ao menos é o que afirma, em disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024. Consultado pelo blog, ele declarou: “Vamos estruturar o partido e só depois pensaremos nas eleições municipais”. Ele é tesoureiro do MDB e quer arrumar as finanças do partido.
Nova dinâmica na Sefaz
As mudanças levadas pelo novo governo na Secretaria de Estado da Fazenda estão dando uma nova dinâmica ao órgão. São alterações na legislação com o objetivo de simplificar, desburocratizar e estabelecer um novo ordenamento tributário, oferecendo segurança jurídica ao empreendedorismo em Sergipe e abrindo as portas para a atração de novos investimentos privados no Estado. São ações para aperfeiçoamento da estrutura tributária e fiscal, melhoria do ambiente de negócios, modernização da governança e embasamento para a implementação de programas governamentais.
Fortalecimento da gestão
E essa nova dinâmica também está ligada, entre outras ações, à incorporação de uma política de integridade pública, instituindo um compliance para garantir que os processos de gestão estejam sempre em conformidade com todo o conjunto de normativos legais. Essas ações asseguram a transparência em todas as ações da Sefaz e maior eficácia, eficiência e efetividade na execução da política tributária e fiscal do Estado. Esses são fatores que mostram aos investidores que Sergipe é um bom lugar para se instalar.
Gonzaga em movimento
Quem anda se movimentando muito em Aracaju é o médico e ex-vereador Dr. Gonzaga. Quer disputar a eleição de 2024 e voltar para a Câmara Municipal. Gonzaga foi vereador por quatro mandatos no período de 2005 a 2020..
Índios solidários
Os índios Xocós realizarão ato de solidariedade nesta sexta-feira, 7, a partir das 9h, em frente ao Hospital da Unimed. Às 11h, lideranças indígenas visitarão o frei Enoque Salvador, que se encontra internado na UTI por causa de problemas estomacais e intestinais.
Fé
Da senhora Mylla, a cuidadora do frei Enoque Salvador em um momento de dor, sentida pelo religioso e ensinando Pai Nosso a vigário, dizia: “Fé, frei Enoque”.
Matança de abelha
O uso de agrotóxico no ambiente rural do interior do Estado está provocando a morte de abelhas, que são animais polinizadores. Já em Aracaju, a mortandade tem sido provocada pela ocupação urbana e poluição.
Focca no rádio
O radialista Luiz Carlos Focca foi convidado pelo Sistema Atalaia de Comunicação para comandar um programa de radiojornalismo diário e em horário nobre, das 6h às 8h. A estreia vai acontecer na próxima segunda-feira.