Coluna Primeira Mão

Falta começar

A pré-candidata à prefeita de Aracaju, Candisse (PT), avalia que a problemática dos alagamentos nas chuvas em Aracaju se deve à inação por parte do poder público. “Uma capital como Vitória, no Espírito Santo, levou quase uma década fazendo obras estruturantes que, finalmente, acabaram com os alagamentos. Ou seja, passaram prefeitos, mandatos e as obras foram sendo tocadas. É preciso que alguém comece tais obras em Aracaju, ainda que não seja quem começou que irá inaugurar. Isso é projeto para a cidade, não de uma pessoa ou outra”, diz Candisse.

Sonrisal

Outra questão analisada por Candisse é a buraqueira que se abre nas vias de Aracaju após as chuvas. “Nesse caso, é falta de qualidade nos asfaltos aplicados nas vias. E isso é algo tão absurdo que não tem nenhuma justificativa plausível. É asfalto “sonrisal” por todo lado. Molhou, desmanchou! Tem que fazer a pavimentação asfáltica para durar, para resistir às chuvas. È o mínimo que se espera de uma gestão”.

Trabalhando

Quando questionada sobre as últimas pesquisas, Candisse se diz focada e centrada. “Os exemplos são inúmeros, como no caso de Déda, que estava lá atrás em junho, julho de 2000, mas venceu no primeiro turno naquele ano. O que eu estou fazendo agora é trabalhar, trabalhar e trabalhar. O resultado sempre aparece para quem está focado e centrado no trabalho”, finalizou Candisse.

Papel dos cristãos

O vereador Pastor Diego (União) e a pré-candidata a prefeita de Aracaju, Yandra Moura (União), foram recebidos por pastores e líderes da Igreja Adventista da Promessa em um encontro pastoral realizado na noite de quinta-feira, 13. Organizado pelo superintendente regional da igreja, Pastor Fábio Bispo, o evento foi marcado por um diálogo profundo sobre o papel dos cristãos na política e na sociedade.

Católicos abandonados

Porque a igreja católica não apresenta um perfil de candidato ideal para os seus fiéis na capital sergipana? O novo arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom Josafá Menezes da Silva, bem que poderia fazer isso. Dá para oferecer algumas orientações decentes.

Busdoor

Uma foto da pré-candidata à Prefeitura de Aracaju Pelo PL, vereadora Emília Corrêa, circula em dezenas de ônibus pelas ruas da cidade. Outras dezenas de ônibus rodam por toda Aracaju anunciando, com a foto da deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Aracaju, Yandra Moura, só que anunciando um programa chamado Geração Y, que ela apresenta na TV.

Centro abandonado

A região conhecida como “quadrilátero do Centro Comercial”, que abrange as ruas entre a Praça Fausto Cardoso, avenidas Barão de Maruim e Ivo do Prado, há anos perdeu o fluxo intenso de pessoas. Hoje, sofre com a desvalorização e deterioração.  Empenhada em recuperar a força econômica dessa área, a pré-candidata a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), visitou a localidade ao lado de Fábio Andrade, empreendedor do Centro, e se comprometeu em promover um conjunto de ações para reverter a situação.

PT em Lagarto

Em Lagarto (SE), o PT poderá ter o professor Benizário como o seu pré-candidato a prefeito. Mas, a tese da candidatura própria não evolui. pois o Partido dos Trabalhadores tem em andamento um acordo com o pré-candidato a prefeito Valmir Monteiro (Podemos).

Canal de Xingó não é prioridade

Poucos são os políticos sergipanos que têm interesse em lutar em defesa da viabilização do canal de Xingó, embora admitam que se trata de uma obra que deveria estar entre as prioridades do estado. O canal inclui estudos e implantação de um projeto social sustentável que consiste em um sistema adutor, com extensão prevista de 305 quilômetros e vazão máxima de 36 metros cúbicos por segundo, para abastecimento hídrico humano, industrial, animal e para irrigação de 16,5 mil hectares. Os estudos iniciais apontam que o canal deverá beneficiar 69,3 mil pessoas, além de gerar 16,5 mil empregos diretos e 33 mil empregos indiretos. A água seria captada no rio São Francisco.

Seria muito bom para o Sertão

O projeto está localizado entre os estados de Sergipe e Bahia, englobando os municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Paulo Afonso e Santa Brígida, na margem direita do rio São Francisco. Os objetivos do projeto são contribuir para o desenvolvimento da região Semiárida por meio da agricultura irrigada, dentro da sustentabilidade ambiental; e elevar a produção e a produtividade das safras agrícolas, gerando renda, aumento da oferta de alimentos e propiciando a abertura de empregos diretos e indiretos. Parece que somente o ex-deputado federal José Carlos Machado (União Brasil) é quem lembra o ideário do projeto.

Lei é generosa com estupradores

Na sexta-feira, 14, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) manifestou-se veementemente contrário ao Projeto de Lei 1904/24, que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. Segundo o parlamentar, a medida poderia resultar em penas mais severas para mulheres vítimas de estupro que optassem pela interrupção da gravidez do que para os próprios agressores. “Transformar vítimas de estupro em criminosos é algo cruel e completamente inadmissível. É penalizar a vítima mais do que o agressor”, afirmou Carvalho,

Tó tó tó é a salvação

Como diariamente há engarrafamentos na ponte construtor Joao Alves, que liga a Barra dos Coqueiros a Aracaju, muitos são os moradores da ilha de Santa Luzia que buscam chegar cedo aos locais de trabalho, na capital, fazendo uso das velhas e tradicionais embarcações do tipo “Tó tó tó”. Elas também são muito usadas nos finais de tarde, quando os moradores da Barra voltam para suas casas.

Tomar do Geru parada no tempo

“Tomar do Geru não teve nenhum desenvolvimento. Reformaram as praças, cortaram todas as árvores, inclusive uns ipês que foram plantados num projeto de educação ambiental. Não temos médicos e a educação é  uma vergonha…O município tem um hospital, que não tem médicos”, diz npta que nos foi encaminhada por moradores.

Fórum de secretários

Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), com apoio do governo do estado e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), o 129º Fórum foi realizado pela primeira vez em Sergipe, no Del Mar Hotel, na quinta e sexta-feira, 13 e 14, e recebeu 26 secretários de Estado da Administração e do Distrito Federal. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, abriu o evento com a palestra “Os Desafios de uma Gestão Democrática”. Em seguida, o senador Alessandro Vieira proferiu palestra sobre o tema “Sustentabilidade e Adaptações Climáticas: “Qual o Papel dos Estados? ”.

Rolar para cima