Coluna Primeira Mão

Apoios no 2º turno

Os partidos e candidatos que ficarem fora do segundo turno vão se dividir no apoio a Edvaldo Nogueira (PDT) e a Delegada Danielle Garcia (Cidadania) ou optarão por lavar as mãos e eles que se enfrentem e conquistem votos sem o apoio declarado? Essa pergunta os dirigentes partidários andam se fazendo, mas não darão resposta antes de serem procurados para a “cantada” final. O PT apoiará Edvaldo ou Danielle?

Apenas uma ilusão?

As conversas internas do PT dão conta de que o seu candidato em Aracaju, Márcio Macedo, vai disputar o segundo turno contra o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Mas as pesquisas deixam claro que essa possibilidade não existe e que a disputa será mesmo entre Nogueira e Danielle (Cidadania), se houver.

Pesquisas suspeitas

Há uma avaliação no PT de que as pesquisas que têm sido divulgadas não merecem crédito. O presidente do partido, deputado federa\l João Daniel, chegou a declarar que ‘não temos dúvidas de que vamos para o segundo turno em Aracaju. Nós não temos dúvidas de que as pesquisas são importantes, mas nossas pesquisas internas não dizem isso que está sendo divulgado na imprensa, por isso vamos trabalhar com muita certeza de que vamos para o segundo turno em Aracaju”.

Industria da pesquisa

Nas três últimas semanas circularam dezenas de pesquisas falsas, fabricadas em Aracaju e com cenários ensaiados pelos “compradores”, normalmente candidatos ou seus amigos mais próximos.

Sem tropas federais

Não serão usadas tropas federais nas eleições do próximo domingo. Segundo porta-voz da PM, reuniões entre as forças de segurança vêm ocorrendo desde maio. Para garantir a tranquilidade nas 29 zonas eleitorais, policiais civis, militares e federais e agentes da ABIN estarão trabalhando. As cidades de Itabaiana e de Lagarto são aquelas que merecerão maior atenção das autoridades encarregadas de administrar essas eleições. Pela primeira vez, serão usados drones para fiscalizar e tirar fotos de comportamentos criminosos como compra de votos, boca de urna e transporte de eleitores. Com tudo tão bem organizado, essas eleições de domingo deverão ser muito tranquilas!

PF apura origem de vídeo

A Polícia Federal apura a origem de vídeo distribuído intensamente em Sergipe para atingir eleitoralmente os prefeituráveis Edvaldo Nogueira (PD), Márcio Macedo (PT) e a Delegada Danielle (Cidadania). O vídeo é uma armação para induzir os eleitores a não votar nos três.

Sabidinha

Uma cartomante muito procurada e estabelecida no bairro Siqueira Campos tem sido muito procurada por candidatos a cargo eletivos. Mas os candidatos andam muito irritados com ela, que tem dito que “se trabalhar direitinho e conseguir votos, você se elege”.

No 1º turno

O prefeito de Aracaju vai para as urnas neste domingo, 15, apostando na possibilidade de a disputa eleitoral terminar no início da noite, quando sair o resultado final. Ele tem pesquisa que lhe induz a acreditar nessa possibilidade.

O “x” da questão

As pesquisas sobre a intenção de votos parecem apontar para a dificuldade de influenciar por parte do presidente Lula e do presidente Bolsonaro. Sei não. O problema pode estar nos candidatos apoiados pelas duas lideranças nacionais. Essa dúvida só pode ser tirada em 2022.

Almeida Lima mal

Está tendo um triste fim de sua trajetória na política o ex-prefeito de Aracaju, Almeida Lima. Pontuou mal na última pesquisa do Ibope e teve o mais alto nível de rejeição. Ao insistir em se candidatar sempre mais uma vez, ele lembra muito um jogador de cassino que espera ganhar se tentar fazer uma apostinha  para, enfim, se dar conta e que já está devendo à banca.

Descendente Xocó comandará TJ

O desembargador Edson Ulisses, que assume a Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe na primeira semana de fevereiro de 2020, é, orgulhosamente, descendente da tribo indígena Xocó. Tem-se quase eu como certo que ele é o primeiro descendente de índio a assumir o comando de um tribunal de justiça no Brasil. A  mãe dele era da tribo. Ele foi eleito, por aclamação, no dia 4 deste mês.

Turismo em crise

Se os efeitos da pandemia de coronavírus não fossem tão danosos para o Estado, Sergipe receberia este ano algo em torno de 1,2 milhão de turistas. A  crise econômica ampliada pela pandemia deverá fazer com que o número de visitantes fica abaixo de 600 mil. Segundo o secretário Sales Neto, de abril a agosto Sergipe atingiu índices muito baixos e só não chegou a zero por que houve um pequeno movimento.

Cuidado!

Tem hacker se fazendo presente em Sergipe e mexendo em contas correntes de pessoas físicas e jurídicas. Fique de olho em seu dinheiro. Visite a sua conta de vez em quando para evitar que ele desapareça e você nem saiba.

Boa sorte!

As eleições de domingo serão a primeira disputa eleitoral com a pandemia da COVI-19. Apesar dos cuidados tomados pelas autoridades eleitorais, é quase impossível não haver aglomerações. Mesmo assim, espera-se que essas eleições não contribuam para aquilo que estão chamando de segunda onda de ataque do coronavírus. Por isso, os mesários serão “os novos profissionais da saúde”. Passarão o dia inteiro, num entra e sai,  atendendo eleitores que podem ter contraído a doença. A esses mesários, boa sorte!

Vida fácil?

Uma piada sem dono e incorporada ao folclore do mundo da política é aquela que fala do candidato que, todo arrumadinho e afetado, distribui generosamente apertos de mão a quem ele encontra em feira sergipana. Distraído e sorridente, o político não atentou para a mão do marchante há pouco retirada de fígado cortado ao meio e, ao apertar a sua mão, dá-se conta que ela estava toda suja de sangue e de outros líquidos do órgão do boi exposto à venda na banca de carnes! Às vezes não é fácil vida de político!

Há exceções Todas as eleições (municipais, estaduais e federais) são municipais. Não tem pra onde correr. Os candidatos dos três níveis da política podem ser outros e outras podem ser as pautas, mas os eleitores estão ali, territorializados, chamados para decidir sobre agendas municipais, estaduais e nacionais. É no nível municipal que as eleições são mais paroquiais, que os interesses mais mesquinhos e mais egoístas ganham visibilidade. que os comportamentos de candidatos e de eleitores são menos republicanos. Mas sempre existem exceções.

Rolar para cima