As aparências enganam
Aparentemente, há um clima de normalidade entre o PT, a vice-governadora Eliane Aquino e o governador Belivaldo Chagas, que tirou Leda Lúcia da Secretaria da Inclusão e colocou Lucinda Nunes Rodrigues na pasta. Pelo que se sabe, Leda era indicação de Eliane para a Inclusão e Lucivanda também seria uma indicação dela, conforme andam comentando no PT. Mas a mudança parece ser resíduo dos atritos da campanha eleitoral para a Prefeitura de Aracaju. Há mágoas no governador, no seu PSD e alguns outros aliados em relação ao discurso de campanha do petista e candidato a prefeito de Aracaju, Márcio Macedo.
Cargões do PT
Mas não há indicativo de rompimento do PT com Belivaldo Chagas e dele com o PT. Além de Leda Lúcia, que deixou a Inclusão, o PT tem ainda a Agricultura (indicação do deputado federal João Daniel), Emdagro (deputado estadual Francisco Gaulberto) e Ipes (senador Rogério Carvalho). Se Lucinda for mesmo indicação de Eliane, o partido preservou a Seides (Eliane Aquino).
Continuam juntos
No momento, parece não haver qualquer interesse dos petistas e do governador em um rompimento, como andam insinuando. As partes se entendem e podem até estar juntas nas eleições de 2022. O senador Rogério Carvalho e o deputado federal João Daniel, ambos do PT, terão reunião com Belivaldo no decorrer desta semana.
Gente do bem
Leda Lúcia pediu demissão e não foi demitida, como insinuam. Buscam atingí-la, mas alvo, na verdade, é a vice-governadora Eliane Aquino (PT). Leda é uma jovem médica com boas práticas nessa área social, honesta, ética, trabalhadora e respeitada por todos. É difícil desconstruir essa imagem. A Lucinda, que foi também indicada por Eliane em comum acordo com o governador Belivaldo, é técnica com o mesmo perfil de Leda e foi revelada pelo ex-governador Marcelo Déda.
Polo de atritos
O bloco governista tende a ser um foco de muitos atritos daqui para a frente. Nele há pelo menos quatro políticos desejando ser o indicado para disputar a sucessão do governador Belivaldo Chagas. São eles: o deputado estadual Fábio Mitidieri (PSD); senador Rogério Carvalho (PT); o deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade); e o conselheiro do Tribunal de Contas, Ulices Andrade (próximo ao PSD).
Cavalo selado
Há comentários entre os peessedistas de que tem gente no partido e aliados querendo que Ulices Andrade dê um indicativo claro de que pensa em entrar na disputa pelo Governo de Sergipe. Esse indicativo seria deixar agora o TCE e não ficar esperando o cavalo passar selado em 2022.
Os maiores PIBs de SE
Há uma grande concentração de riqueza nos 10 municípios que possuem os maiores PIBs de Sergipe. Aracaju (41,1%), Nossa Senhora do Socorro (6,1%), Canindé do São Francisco (5,1%), Itabaiana (4,3%), Estância (4,0%), Lagarto (3,4%, Itaporanga D’Ajuda (2,2%), São Cristóvão (2,1%), Laranjeira(2,1%) e Nossa Senhora da Glória (1,3%) têm 71,8% do Produto Interno Bruto de Sergipe.
Os menores PIBs de SE
Os municípios de Amparo do São Francisco (0,07%), Pedra Mole (0,07%), General Maynard (0,08%), Telha (0,08%), e São Miguel do Aleixo (0,09%) têm os menores PIBs de Sergipe. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado período.
Belivaldo é o condutor
Há um consenso no bloco governista de que o governador Belivaldo Chagas será o condutor do processo na sua base (entenda-se todos os aliados). Consultado, o presidente dodiretório estadual, deputado federal João Daniel, disse não haver dúvida nisso. Ele lembrou que os partidos da base devem ter as suas opções para os cargos majoritários, mas caberá a Belivaldo escolher qual é a melhor alternativa. O PT, assim como o PSD, o Solidariedade e outros, tem a sua opção para apresentar. Mas lembrou: ainda é cedo
Arrastão
De acordo com a legislação eleitoral vigente, as mulheres têm direito à cota de 30% das candidaturas por partido. Para cumprir essa exigência, líderes partidários escolhem mulheres candidatas só para constar. Então, não fica difícil descobrir essas manobras eleitoreiras. Com efeito, as candidatas-faz-de-conta recebem muito poucos votos. Os mentores dessa farsa não vão querer perder votos só para uma aparência de legalidade as candidatas são pra valer! O Tribunal Regional Eleitoral lançou a rede e pescou dois casos em Aracaju. Se repetir o gesto, pode haver um arrastão
Barbárie x Barbárie
Os ciganos são um povo nômade que sofre racismo e preconceitos em todas as partes do mundo. Isso não é diferente em Sergipe. Na quinta-feira aqui dois policiais civis foram mortos por ciganos em Umbaúba. Na verdade, há acusação contra esse povo. Foram 21 tiros! Até o fechamento desta coluna, cinco pessoas já foram mortas pela Polícia Civil. Duas barbáries aconteceram. Barbárie contra barbárie! A Polícia Civil não tem licença para matar ninguém. O seu trabalho deveria fazer a captura dos criminosos. Não é por serem ciganos que se pode matar.
Ciganos do Brasil
O Instituto Ciganos do Brasil comunicou à OAB o clima ruim e as mortes ocorridas em Umbaúba. Também pediu a interferência da ministra Damares nesta questão.
Mudanças no ninho?
Em Sergipe, tem tucano enraivado e apostando que o PSDB não fechará as suas portas. Um deles, que pediu o anonimato, disse: “Infelizmente, deixaram acabar o partido. O ilustre senador Amorim tomou o partido e acabou em Sergipe. O PSDB, em janeiro ou fevereiro de 2021, mudará de mãos. Será?
PDT sem JB
“Nunca tratamos com JB sobre filiação”. O comentário é do deputado federal e presidente do PDT em Sergipe, Fábio Henrique. Ele acrescentou que não existe nada de concreto nisso. “Mas estamos conversando com alguns outros nomes, mas acredito que filiação só em 2022”, concluiu.
Sem brigas
Tanto o senador Alessandro Vieira como a delegada Danielle Garcia negam que estejam se desentendendo. Toda essa onda de comentário seria, então, boato.
Apelido novo
Na periferia de Aracaju e em alguns municípios do interior o álcool gel é chamado de “gosmento”.
Pensem nisso Há quadro de fome em alunos das escolas públicas. Por que não entregar uma cesta básica de Natal para os meninos/as e suas famílias. Ainda dá tempo.