Os 776 mil ocupados
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad covid – divulgada em dezembro último (2020) apontava que Sergipe tinha um total de 776 mil pessoas ocupadas.
Elas estavam na Administração Pública, defesa e seguridade social, educação e saúde humana (179 mil pessoas);
Comércio e reparação de veículos automotores e bicicletas (140 mil);
Agricultura, produção florestal, pecuária, pesca e aquicultura: 100 mil;
Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias e adm: 77 mil; e
Indústria geral: 68 mil.
Esses seriam os 5 setores que têm mais pessoas ocupadas no estado, A próxima Pnad trimestral será divulgada no dia 26 de fevereiro. Vamos ver como ficou.
Baixa ocupação
O empresário Antônio Carlos Franco Sobrinho, presidente licenciado da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/SE) de Sergipe comentou com a coluna que, pelo que tem acompanhado, ocupação hoteleira no Estado está muito aquém de anos anteriores para esse período. Ele disse que fará uma reunião de avaliação nos próximos dias pois os empresários do segmento estão preocupados com o que pode acontecer no restante do ano. Temos ações que iremos iniciar com a CVC via convênio com estado e município para promoção do destino. Hoje a ocupação dos hotéis de Aracaju não at8inge 50%. E olhe que estamos em pleno verão.
Satélite 1
A aquisição de um satélite-radar, feita pela Aeronáutica, no penúltimo dia de 2020, em contrato sigiloso, sem licitação, é alvo de questionamento do deputado federal João Daniel (PT/SE). O parlamentar apresentou na Câmara Requerimento de Informação (RIQ 01/2021) direcionado ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo. Ao custo de R$ 175 milhões, o satélite-radar teria como objetivo monitorar o desmatamento na Amazônia, conforme informação publicada na imprensa nacional.
Satélite 2
De acordo com o parlamentar, segundo matéria publicada pelo portal UOL, a operação foi questionada “em um documento protocolado em setembro pelo Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que informou ao MCTIC – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações que o satélite-radar da banda X (…) não é apropriado para o monitoramento do desmatamento na Amazônia”. Entretanto, pela informação, o parecer do Inpe foi omitido nos documentos que o governo Bolsonaro enviou sobre a aquisição à Câmara dos Deputados
Cana de açúcar
A agricultura comercial da cana de açúcar tem praticamente a mesma idade da história de Sergipe. Nos anos 30 do século passado, a sua produção diminuiu com a concorrência do Estado de São Paulo, mas continua tendo peso na composição do PIB. A sua produção anual vai além de dois milhões de toneladas.
Preserve-se
Não há nenhuma necessidade de aracajuanos correrem até farmácias e drogarias para comprar seringas e agulhas, temendo que, mais adiante, tenhamos vacina, mas não teremos seringas e agulhas. Segundo médico conhecido dessa coluna, por enquanto é importante fazer uso de máscaras, evitar aglomerações e lavar com frequências as mãos com álcool ou com álcool em gel. O que a gente precisa fazer é manter-se vivo porque a vacina certamente virá.
Plantação de nomes
Embora muitos políticos digam que é muito cedo para lançamento de candidaturas ao governo estadual, não é isso que fazem certos radialistas aracajuanos. Pois é. Tem gente plantando nomes para a disputa de 2022. Nomes como Edvaldo Nogueira, Valmir de Francisquinho, entre outros, já estão sendo lembrados.
Indecisão
Como estão se posicionando os deputados federais (8) e os senadores (3) sobre as eleições para as presidências da Câmara de Deputados e do Senado? Em relação a alguns nomes, parece não haver dúvida, mas têm outros indecisos. É melhor esperar um pouco.
Alto nível
A bancada feminina na Câmara de Vereadores de Aracaju é de alto nível. Embora minoritária, tem nomes como Linda Brasil, Emília Correia, professora Ângela, Sheila Galba. São mulheres boas de debate e com bandeiras bem definidas.
Esqueceram o outro João
No domingo passado, a professora Marlene Calumby declarou que, seu irmão João Alves Filho, não foi lembrado como empresário das comunicações, por ocasião das homenagem post mortem. Disse ela que ele foi dono de jornal, de rádio e de televisão em Sergipe.
Do DEM não sai
Indagado sobre a possibilidade de vir a assumir o comando do PSDB em Sergipe, conforme os comentários quer circulam nos meios políticos, o ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de Aracaju José Carlos Machado disse: O cidadão só pode ter uma filiação partidária. Em outras palavras, vai continuar no DEM. O resto não passa de fofoca.
Homenagem a Dionísio
A Paróquia São Francisco de Assis e a Cáritas Diocesana de Propriá estão organizando missa em memória do sindicalista Manoel Dionísio da Cruz, assassinado no dia 12 de janeiro de 2005, quando assaltantes ocuparam a agência do Correios, em São Francisco ( a 85 km de Aracaju-SE). O ato religioso está previsto para acontecer às 19h, na casa de Geraldo, no Assentamento que leva o nome do sindicalista.
Documentos perdidos
É comum a perda de documentos pessoais neste período de férias. Para ajudar o cidadão a encontrá-los, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos, por meio do qual pertences perdidos ou extraviados podem ser recuperados. O serviço, criado há mais de 30 anos, tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em função da pandemia, em 2020 os Correios receberam em suas agências mais de 90 mil documentos perdidos – em anos anteriores, quando não havia isolamento social, a média era superior a 170 mil.
Roubo de gado
“Furto de gado cresceu e corre solto em Sergipe, principalmente na região centro-sul. A Polícia já tem todos os nomes da quadrilha”. A postagem dessa informação foi feita por um juiz em grupo de zap.