Sessão nostalgia
Ninguém deve estranhar se nas eleições de 2022 PSDB e DEM se coligarem. Na esfera estadual, os dois partidos se estranham. Por isso, deve vir das direções nacionais a recomendação de aliança. Tucanos e Democratas tinha convivência pacífica nos governos de João Alves (DEM) e Albano Franco (PSDB). Depois se afastaram e agora há um forte desejo de matar a saudade.
Questão de estoque
De Brasília vem a notícia de que governadores não estão informando ao Ministério da Saúde os estoques estaduais de seringas e agulhas. Isso faz todo o sentido. Os gestores estaduais não querem que Bolsonaro chame pra si todo o mérito político da vacinação nacional contra a Covid-19. Em Sergipe já foi divulgado que a Saúde (SE) dispõe de um milhão de seringas e agulhas. Mas, na semana passada falou-se em 700 mil.
É bom comprar
Por que o governador Belivaldo Chagas não compra a vacina do Butantan? Ele deveria saber que presidente Bolsonaro goza de pouca credibilidade quando se trata de proteger a população brasileira da Covid-19. O que temos atualmente? Muitos atrasos, obstáculos, adiamentos… Na dúvida, mais de uma dúzia de governadores já comprou a vacina.
Obras paradas
As obras de recuperação do prédio do Quartel do Comando Geral da PM de Sergipe parece que estão paralisadas. Militares dizem que “colocaram tapumes e nada mais foi feito. O QCGPM fica na rua Itabaianinha, em Aracaju.
Só um
Em Sergipe, 2020 terminou com apenas uma ocorrência de crimes contra bancos. O caso aconteceu em setembro do ano passado em Carira e atingiu duas agências bancárias.
Vacina vem?
Será que essa vacina para imunização dos brasileiros contra a covid-19 vem mesmo neste mês de janeiro, como anunciou o Ministério da Saúde? Tem muita gente que não está acreditando na informação, embora tenha caráter oficial. É ver para crer.
Zeca no PSL
O ex-deputado estadual Zeca da Silva está cotado ara assumir o comando do PSL. À coluna ele declarou que: ainda estamos em discussão. E garantiu que “aqueles filiados que desejam ficar no partido ficarão”. Sobre o PSL ter candidaturas próprias ao Governo de Sergipe e ao Senado disse: “ Tratar desse assunto quase 2 anos antes seria imprudência”.
Precatórios em pauta
A Federação do Municípios de Sergipe (FAMES) realizará nesta segunda-feira, 18, às 9h, a Assembleia Geral de prestação de contas, precatórios e COVID-19. O evento é voltado para os gestores municipais e acontecerá no auditório da FAMES. Na oportunidade, estarão presentes o professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lysandro Borges e a secretária do Estado da Saúde, Mércia Feitosa.
Emenda para SE
Ontem, sexta-feira, oito municípios sergipanos receberam, ambulâncias para a atenção básica à população. Os veículos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal João Daniel (PT/SE), no valor de R$ 720 mil, em parceria com o Governo do Estado por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde.
Maria no sertão
A Senadora Maria do Carmo Alves, esteve visitando algumas cidades do Alto Sertão Sergipano (Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo ) e terminou a sua agenda do sábado 16/01 em Telha. Segunda-feira (18/01) tem compromissos em Aracaju e segue uma agenda vasta de reuniões com algumas lideranças política do interior sergipano. Em Monte Alegre, Maria participou de um café da manhã na residência da prefeita Nena de Luciano acompanhada da Associação dos Vaqueiros da Cidade de Monte Alegre ( AVAM ) e de várias autoridades locais.
Cuscuz para todos
Os sergipanos gostam de comer cuscuz. Com a produção de 874 toneladas de milho colhidas, vai ter farinha de milho e flocão para o cuscuz diário, espigas para o São João e o resto para a produção de ração animal e óleo..
Sufocante
A empresa Alma Viva foi mais uma vez acusada na relação com seus funcionários. Dessa vez a reclamação é que não paga o salário mínimo. Desse jeito não tem alma que aguente!
Prova de medo
Os estudantes que participarão desse ENEM duplamente estressados. Primeiro vem o medo de serem reprovados. Depois entra o pavor de contrariem o coronavirus – mesmo com todos os cuidados tomados pelas autoridades educacionais locais.
Transferência de curso
A Universidade Federal de Sergipe disponibiliza 489 vagas em 76 cursos de graduação para estudantes de outras instituições de ensino superior. Para participar o candidato deve ter integralizado um mínimo de 25% e um máximo de 75% da carga horária total do seu curso na instituição de origem e deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos um dos seguintes anos: 2017, 2018 ou 2019. A classificação será feita utilizando-se o melhor resultado que o candidato obteve num desses anos. As inscrições devem ser feitas no período de 18 a 20 de janeiro.
Em prontidão
Há uma previsão de chuvas para este final de semana, podendo ter ocorrências até mesmo na segunda-feira, 18, segundo o Centro de Meteorologia de Sergipe. A Defesa Civil de Aracaju vai estar em prontidão.