No segundo e último dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu no domingo (24), os candidatos estavam otimistas quanto ao desempenho nas áreas de matemática e de ciências da natureza. Em Sergipe, 50.4% dos inscritos compareceram aos locais de prova, ficando no ranking de estados do Nordeste com melhores índices de presença. A média de abstenção ficou em 49.6%.
Com isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou a aplicação da versão impressa e se prepara para o Enem Digital, programado para acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Na média nacional de presentes girou em torno de 44.7% enquanto que o índice de faltosos pontuou 55.3%. no ranking entre os estados com “melhores” índices de presença, a Paraíba ficou com 52.7%, Alagoas – 50.9% e dos candidatos inscritos 50.4% compareceram para fazer a prova no Rio Grande do Norte e em Sergipe.
Reaplicação
Candidatos que não puderam participar do Enem por estarem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e aqueles que não conseguiram fazer as provas por problemas logísticos podem, a partir desta segunda-feira, 25, pedir para participar da reaplicação do Enem na Página do Participante. O sistema ficará aberto até o dia 29 de janeiro.
Nas semanas que antecederam cada uma das aplicações, os candidatos puderam enviar exames e laudos médicos ao Inep. Aqueles que ainda não o fizeram poderão, agora, acessar o sistema online. As provas da reaplicação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Fonte: ASN
Foto: AScom/Sedic