Neste 24 de fevereiro o país celebra o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Esta data foi incorporada ao calendário oficial do governo federal em 2015, em lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, pela importância histórica que ela representa como símbolo de conquista em nosso país.
O voto feminino foi aprovado depois de muita luta e campanha nacional, mas ainda era limitado apenas a mulheres casadas, autorizadas pelos maridos, exercer o voto, e às viúvas e solteiras cuja renda era oriunda de seus próprios esforços. Em 1964, passou também a ser obrigatório, como há muito tempo já era para os eleitores homens.
Essa data escreveu a história do país. Atualmente as mulheres protagonizam cargos eletivos, estão presentes no Legislativo e Executivo, exercem diversos cargos que direcionam a política brasileira, embora ainda haja uma defasagem grande em relação à quantidade de homens nesses cargos. Nós que fazemos parte do Partido dos Trabalhadores parabenizamos cada mulher eleitora, militante, política e todas aquelas que lutam por um país justo e igualitário.
Fonte e foto: Ascom/Deputado João Daniel