Em uma ação do Batalhão de Turismo da Polícia Militar (BPTur), por volta das 3h da madrugada deste domingo (14), após equipe ser acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), uma festa com dezenas de pessoas foi interrompida pela equipe da Polícia Militar. As ações policiais tiveram como objetivo o cumprimento do decreto governamental, que proíbe festas e aglomerações para diminuir os riscos de contágio pela Covid-19.
Segundo o informações que constam no relatório de operações policiais (ROP), eram dezenas de pessoas na parte externa e interna da chácara São Vicente, no Mosqueiro, povoado Areia Branca.
Com a constatação de mais de 40 pessoas na entrada do local, os militares determinaram que a festa fosse concluída e as pessoas foram dispersadas imediatamente. No relato feito no ROP, os militares mostram a surpresa ao entrar no interior da chácara. “Para a nossa surpresa, havia um número ainda maior de pessoas dentro das instalações da chácara. Então nos protegemos, por estarmos em evidente desvantagem numérica”, afirmou a equipe em relatório.
A guarnição ainda relatou, diante da surpresa, que foi necessário “tomar algumas medidas imediatas de distanciamento”. Em imagens que circulam em redes sociais, boa parte das pessoas que saem da chácara está sem máscara. Durante alguns minutos, dezenas delas saíram da chácara, como mostram imagens em redes sociais.
Vários carros e motocicletas saem do interior da chácara, após a Polícia Militar interromper o evento. O procedimento será encaminhado para a Delegacia da área, que deverá instaurar procedimento para averiguar a situação e responsabilizar criminalmente os envolvidos na organização do evento.
Em Socorro
Policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) interromperam duas festas e apreenderam aparelhos sonoros, além de encaminhar os responsáveis à delegacia. As ações policiais tiveram como objetivo o cumprimento do decreto governamental, que proíbe festas e aglomerações para diminuir os riscos de contágio pela Covid-19, assim como coibir a perturbação do sossego. As ocorrências foram registradas no último sábado, 13.
De acordo com informações da polícia, no primeiro caso, ao chegaram no local, foram constatadas as infrações, desrespeitando o decreto governamental, e também com a utilização de aparelhagem sonora, causando perturbação de sossego aos moradores vizinhos.
Já no outro caso, no conjunto Albano Franco, também foi constatado o descumprimento do decreto do governo e a perturbação do sossego alheio. A aparelhagem sonora que estava ligada à um veículo foi apreendida. Nos dois casos foi lavrado o procedimento criminal em desfavor dos responsáveis.
Fonte e foto: ASN