Alessandro: CPI é essencial 1
Atendendo pedido de liminar dos senadores do Cidadania, Alessandro Vieira (SE) e Jorge Kajuru (GO), o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na quinta-feira (08) que o Senado instale a CPI para apurar a atuação dos governos no combate à pandemia. 32 senadores subscreveram o pedido de abertura de CPI, por entenderem ser urgente o Brasil ter uma apuração da gestão da pandemia de Covid-19.
Alessandro: CPI é essencial 2
O senador sergipano Alessandro Vieira ressalta que a importância da CPI. “O que queremos é uma apuração transparente de responsabilidades, para definir culpas e evitar que esses erros se repitam, porque são erros que custam milhares de vidas. Não podemos ignorar o fato de que o Brasil está chegando na casa dos 350 mil mortos pela Covid-19. Isso cobra providências duras, firmes e transparentes, o que não vem acontecendo, infelizmente”.
100 dias de dor de cabeça
Os prefeitos dos 75 municípios de Sergipe gastaram os 100 primeiros dias da atual gestão, completados neste sábado,10 de abril, pagando dívidas de serviços contratados e salariais (inclua-se aí o 13º) da gestão anterior, buscando emendas junto à bancada federal (OGU) para obras e projetos e ainda enfrentando a covid-19.
Superlotação escalonada
Muita boa a ideia do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, de introduzir o escalonamento para evitar que os ônibus transitem superlotados com a população trabalhadora de Aracaju. Na entrevista que ele concedeu para informar a sua medida certeira, ele só esqueceu de dizer se os 500 ônibus da frota (será esse número mesmo?) continuarão circulando ou se o número será reduzido. Caso venha a ser diminuída a quantidade de ônibus, pode ser que aconteça agora a superlotação escalonada do transporte dos trabalhadores e funcionários públicos aracajuanos. O negócio é esperar para ver o que acontece.
Candidatura de André
Analistas políticos andam se perguntando porque a senadora Maria do Carmo Nascimento quer apoiar a candidatura de André Moura para o Senado. Acrescentam que uma candidatura do político de Pirambu para a Câmara de Deputados é praticamente certeza de sucesso nas urnas. Bom, é ele quem terá que decidir.
Eleições 2022
Nos bastidores da grande política sergipana, tem gente apostando que a disputa para a disputa do governo do Estado terá o senador Rogério Carvalho e Alessandro Vieira e deputado federal Fábio Mitidieri. Dizem que Laércio Oliveira é um empresário de sucesso, mas que só pensa na sua categoria e que governar um Estado tem que ser para todos os segmentos, e ainda descartam Edvaldo Nogueira (PDT) e o conselheiro do TCE Ulices Andrade. Neste momento, não é bom descartar ninguém. É cedo.
Proposta boa
Construir uma rodovia beirando (sem precisar invadir) o rio São Francisco de Canindé a Brejo Grande é algo que precisa ser feito em Sergipe. Com o financiamento de emendas ao OGU, pode-se já ir ligando vários municípios e construindo orlinhas com espaços para bares e restaurantes.. O rio é um grande atrativo.
Há mágoas
Toda vez que que se fala sobre o apoio do governador Belivaldo Chagas a um candidato petista à sua sucessão tem políticos na base governista que deixa claro que não acredita que isso venha a ocorrer. “Alguns segmentos do PT bateram muito em Belivaldo quando era secretário da educação e continuam batendo agora que ele é governador. É difícil ele apoiar um petista”, comentou um parlamentar da base que pediu para omitir o seu nome.
Pastores irritados
É muito grande a indignação de pastores evangélicos contra a medida do STF que, com maioria folgada, decidiu que igrejas e templos não podem ser abertos durante esse período mais “virulento” da COVID-19. Trata-se de uma decisão absolutamente racional que busca salvar vidas.
Impondo-se desgaste
É comentário corrente na crença política segundo a qual candidato a governador que se lança cedo na corrida política, se não tiver muito dinheiro no bolso e amplas bases de sustentação, termina se desgastando rapidamente e dificilmente se recupera.
Automedicação contra covid
Corre entre ex-doentes e novos atingidos pela covid-19 em Sergipe uma listinha de medicamentos (são seis ao todo) que tem contribuído para que muitos não procurem consulta médica. Acham que é mais prático correr até uma farmácia e adquirir os produtos ou até mesmo comprar a sobra do que foi usado por um ex-doente e ficar quieto em casa. É a voz da experiência. Mas é bom lembrar que a automedicação pode ser perohgosa para a saúde.
Vacinação
Há muita ansiedade e um certo desespero no meio da população diante da baixa oferta de vacinas e da grande procura dos imunizantes. Muitos e mais grupos querem ser prioritários e se dizem grupos de risco, reivindicando com isso a sua rápida vacinação. Se as autoridades sanitárias sergipanas não se mantiverem serenas e firmes, o programa de imunização pode ir pro brejo. Se exceções e mais exceções forem abertas, não terá vacina para ninguém!
Caso especial
Defensor dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sergipe, o deputado estadual Luciano Pimentel solicitou ao governador Belivaldo Chagas nesta sexta-feira, 9, que os autistas tenham prioridade na vacinação contra Covid-19 em Sergipe. “Conversei com o governador e, bastante sensível a essa causa, ele me informou que irá realizar via Secretaria de Estado da Saúde (SES) um levantamento do número de autistas que residem no estado para a partir daí viabilizar a inclusão das pessoas com TEA no grupo prioritário”, disse Luciano Pimentel.