Prefeitura de Aracaju mantém parceria com universidades para auxílio de estagiários na vacinação contra covid

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Centro de Educação Permanente da Saúde, intensificou parceira com as Universidades Federal de Sergipe (UFS), Tiradentes (Unit) e Estácio de Sá no sentido de disponibilizar estágios multiprofissionais para auxiliar na campanha de vacinação contra a covid-19.

Esse tipo de parceria já ocorria na administração municipal, contudo, em virtude do momento pandêmico, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chegou ao entendimento de que deveria ampliar o número de estagiários, a exemplo dos cerca de 70 alunos do décimo período de Enfermagem que estão atuando em postos de vacinação, como no drive-thru montado no Parque Augusto Franco (Sementeira) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A parceria também disponibiliza residentes de medicina da UFS para atuação no Programa de Saúde da Família e também nos pontos de vacinação, além de estagiários dos cursos de psicologia, farmácia e fisioterapia.

Para a coordenadora do Centro de Educação Permanente da Saúde, Jane Curbani, a parceria é extremamente importante porque torna possível a organização do fluxo de pessoas e aplicação das vacinas no posto volante.

“A importância disso tudo é que, além de dar a oportunidades desses estudantes sentirem como é a organização de uma campanha desse porte, de pandemia, em que a vacinação é um pouco diferente, a gente também consegue garantir que tenhamos uma organização que evite problemas na hora de vacinar. É muito importante essa integração com as universidades”, coloca a coordenadora.

Ao todo, são cerca de 40 estagiários da Unit, 30 da Estácio e oito residentes da UFS nos horários matutino e vespertino. A Uninassau também havia firmado parceria recentemente, quando disponibilizou aprendizes para atuarem nos pontos de vacinação durante o feriadão alusivo à Semana Santa.

“A gente já tem uma parceria com o Sesc, na integração ensino/serviço. O Município de Aracaju já é um campo natural de estágio para os estudantes, especificamente na área de saúde. A maior parceria, nesse momento, é com o curso de enfermagem. O momento exige esse engajamento com as Universidades, permitindo acesso à mão de obra qualificada. Em contrapartida, eles conseguem ter a experiência de atuarem numa campanha de vacinação dessa grandeza e com essa rapidez que está sendo feita”, destaca Jane Curbani.

O professor do curso de enfermagem da Unit, Bruno de Andrade Silva, disse que a Prefeitura já mantém um vínculo com a Universidade, por meio de estágios dos ensinos clínicos. Para ele, a disponibilização de mais estagiários não significa apenas mais horas de trabalho para aprimoramento da profissão, mas uma ajuda humanitária.

“Sabemos que a vacinação é de extrema importância para a formação dos alunos, para o processo formativo desses alunos que já estão no décimo período, ou seja, são alunos que estão saindo da graduação. Essa experiência ajuda no desenvolvimento de diversas habilidades, além de estarem participando de um momento histórico para a saúde do Brasil, que é a vacinação contra a covid-19, doença que trouxe sérias consequências tanto sociais quanto econômicas. Participar desse momento, além do desenvolvimento dos alunos com relação a habilidades técnicas, eles vão desenvolver habilidades humanas e processos de reflexão sobre a pandemia”, afirma o professor.

Os estagiários de enfermagem estão envolvidos em quase todas as tarefas no drive, desde validação dos códigos da primeira dose, até a administração das vacinas e a confecção dos cartões de vacina para o controle da SMS. O expediente é de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h.

Aprendizado especial

Gleici Keli Souza Andrade, de 24 anos, é estudante do curso de Enfermagem da Unit. Para ela, o aprendizado está sendo mais que especial. “Estamos vivendo um momento bastante histórico, numa situação bem precária com a saúde pública, um momento especial. Mas é uma satisfação muito grande poder contribuir e auxiliar a população aracajuana. O drive precisa muito da ajuda dos estagiários e, quanto mais pessoas trabalhando, mais a gente consegue adiantar o fluxo de pessoas que estão sendo vacinadas. Enquanto graduanda, é muito importante a gente vivenciar de tudo aqui, a exemplo da vacinação, a organização do fluxo e temos a oportunidade de desenvolver a comunicação com a população. Isso agrega muito”, relata a estagiária.

Opinião semelhante tem Martiane Ketile Santos Fernandes, 24, também estudante da Unit. “A parceria é de extrema importância por estarmos nesse momento de pandemia, vacinando as pessoas. Estamos adquirindo mais conhecimento com esse estágio, além de ajudar os profissionais que estão aqui acolhendo as pessoas. Aqui a demanda é alta. Meu sentimento é de felicidade porque, como estou no meu último período, já estou me sentindo uma enfermeira, ajudando, de fato, as pessoas”.

Fonte: AAN
Foto: Marcelle Cristinne

Rolar para cima