Meio ambiente: em 2020, são previstos cerca de R$ 12 milhões em investimentos por parte do Governo de Sergipe

Criações de novas unidades de conservação, planos de manejos, reformas e revitalização de áreas existentes estão entre as ações a serem desenvolvidas

Em parceria com as Centrais Elétricas de Sergipe S. A. (CELSE), por meio das Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), o Governo de Sergipe traçou um planejamento de criação de novas e revitalização de áreas ambientais. Os investimentos de R$ 12 milhões são provenientes da CELSE como contrapartida ambiental e, entre as ações a serem desenvolvidas, estão a criação de novas unidades de preservação ambiental e de planos de manejos, reformas de prédios de algumas unidades de conservação, bem como a revitalização de algumas áreas existentes.

Segundo o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Ubirajara Barreto, algumas atividades já estão tomando forma. “Nesta semana o Governador Belivaldo Chagas assinou o decreto de criação do Parque Estadual Marituba, situado entre  os municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas, cujo objetivo é proteger ecossistemas costeiros de relevância ecológica. Também foi proposto a revitalização do Parque da Cidade, na Zona Norte de Aracaju, que abriga a última reserva de Mata Atlântica da capital, além da reforma do zoológico e a criação de um Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas)”, explica.

Outras ações que farão parte do projeto são o planos de manejo, não apenas para a criação do Parque Estadual Marituba, mas também do Parque dos Manguezais na Barra dos Coqueiros (ainda nos trâmites legais) e de quatro refúgios de vida silvestre sobre a responsabilidade do governo do Estado, uma vez que dos seis existentes, apenas  o Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco, em Capela, e o Monumento Natural Grota do Angico, possuem esse plano.

Fonte e foto: ASN

Rolar para cima