A deputada estadual Goretti Reis (PSD), de forma remota, participou na manhã desta terça-feira, 11, da Sessão Extraordinária Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para alertar que os técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) precisam buscar estratégias para intensificar a vacinação contra a gripe Influenza que tem apenas 30% de adesão.
Goretti Reis sugeriu que deveria ser montado uma estrutura no modelo drive thru para proporcionar mais segurança para as mães que, segundo alguns relatos, estão com receio de levar as crianças devido a aglomerações nas Unidades de Saúde.
“Tenho ouvido alguns relatos de pessoas com medo de levar seus filhos para se vacinarem contra a influenza H1N1 com medo de contaminar seus filhos. Seria o caso criar uma forma de drave thru, onde pudesse dá mais segurança as essas mães para levar seus filhos. Precisa conversar com os técnicos para buscar estratégias de buscar o público para não deixar de vacinar, pois a cobertura está bem abaixo que o número esperado pelo Ministério da Saúde”, finalizou.
A deputada Maria Mendonça (PSDB), voltou a falar sobre a vacinação contra a gripe H1N1, causada pelo vírus infleunza. Na sessão desta terça-feira, a parlamentar alertou a população quanto à importância de a população comparecer às unidades de saúde para tomar a vacina.
“A vacina da gripe H1N1 iniciou a primeira fase da vacinação no dia 19 de abril abril com trabalhadores da saúde, gestantes, puéperas, indígenas e crianças menores de 6 anos, mas apenas 30% da população foi vacinada até a semana passada de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde. Hoje inicia a segunda fase voltada para a imunização de professores, professoras e pessoas idosas (60 anos acima), sendo necessário que todos se vacinem”, observa.
Maria lembrou que mesmo quem não tenha tomado a vacina contra a gripe na primeira fase, deve comparecer às unidades de saúde.
“É muito importante e necessário que todos se vacinem porque isso vai ajudar aos profissionais de saúde a identificar os sintomas que são semelhantes com os da Covid-19. Mesmo quem não foi na primeira fase, deve ir agora, porque é preciso verificar e analisar as patologias, já que a Covid está lçevando muitas pessoas todos os dias. Faço um apelo a população contemplada com a vacina da gripe infleunza, que procirem imediatamente os postos de saúde, pois cada um deve fazer a sua parte para mudar esse cenário desolador”, reitera.
A campanha de imunização contra a proliferação do vírus influenza é anual e segundo a Secretaria de Estado da Saúde, tem o objetivo de proteger contra outra cepa de vírus. Os idosos vacinados contra a Covid-19 a mais de 14 dias, devem procurar os postos de vacinação para se proteger contra o H1N1.
Créditos: Kelly Monique Oliveira e Aldaci de Souza – Rede Alese
Foto: Divulgação – SES