Eliane Aquino: PT poderá eleger o governador de SE em 2022
A petista Eliane Aquino, atual vice governadora de Sergipe, reafirmou na manhã deste domingo que o seu nome estará à disposição do PT para disputar cargo eletivo em outubro de 2022, quando pleiteará uma das oito cadeiras de deputado federal. Eliane avalia hoje que o ex presidente Lula, que deseja ser candidato à Presidência da República, será o grande cabo eleitoral do PT no Brasil inteiro. Ela também entende que “o PT é um grande partido e acredito tem tem chances reais de eleger o futuro governador de Sergipe”
Novo recurso inocentará André Moura?
Caiu como uma bomba sobre o bloco governista a notícia da condenação de André Moura a mais de oito anos de prisão. A gravidade da informação consiste no fato de a decisão ter sido proferida pelo STF. André Moura e seu caro advogado Kakay terão condições de reverter a decisão que ainda cabe recurso no próprio STF? Ninguém acredita nessa possibilidade, mas… Enquanto influente membro do grupo, André Moura ficou enfraquecido, para alegria de alguns políticos insatisfeitos com os rumos das negociações encaminhadas no sentido de escolher os nomes para as disputas majoritárias do ano que vem.
No isolamento
E quem é do bloco governista que gostaria de tirar uma foto hoje com o ex-deputado federal André Moura, como se fez até recentemente? Aliás, dizem as más línguas que tem político correndo para apagar fotos que tirou com André Moura nos últimos meses. Mas mesmo esses admitem que ele trouxe muitos recursos para Sergipe. Nesta segunda- feira, 4, Moura concederá entrevista coletiva.
Bola da vez
Com André fora do páreo, quem será a bola da vez para o Senado no bloco governista? Tem gente falando em Laércio Oliveira. Mas ele não é um dos “queridinhos” do grupamento.
Vera sobre André
Da dirigente do PSTU e ex-candidata à Presidência da República, Vera Lúcia: “Tem tanto tempo que esse processo contra André Moura tá rolando… Mas, até que enfim, espera-se que vá realmente pra cadeia. Porque, vamos combinar, prender rico nesse país é muito difícil, viu?”
Mais de 6 mil ainda na malha fina
De um total de 11.131 declarações se encontravam em malha fiscal em Sergipe, 6.319 declarações deste exercício permanecem nessa situação. Segundo a Receita Federal, 238.608 contribuintes apresentaram declarações deste exercício até o dia 31/05, data de encerramento do prazo estabelecido pela Receita Federal. Deste total, 139.335 declarantes são moradores de Aracaju.
3ª via sem opções
As emissoras de TV parecem estar fazendo concurso, através de debates e entrevistas,para ver se conseguem descobrir algum político a quem possa rotular de terceira via para a disputa presidencial vindoura. O senador sergipano Alessandro Vieira, que participou de debate na GloboNews, ganhou mais visibilidade nacional, mas não pareceu ter o perfil do candidato procurado. O ex-ministro da Saúde Mandetta apareceu fragilizado por ter sido auxiliar do governo Bolsonaro e Ciro Gomes tem muita rejeição e não parece ser confiável para o esquema que deseja a tal 3ª via.
ComSenso
Um aliado (pero no mucho) do governador Belivaldo Chagas já contratou a ComSensoWeb pensando em 2022. A empresa faz clipagem e outros serviços de acompanhamento de divulgação de mídia.
Fora Bolsonaro
A marcha e o comício serão na tarde do sábado, 2 de outubro. A concentração começa 14h30, na rua ao lado do Bar da Draga, na Coroa do Meio/Aracaju. A caminhada começa às 15h30 pelas ruas do bairro, passando pelo terminal de ônibus da Atalaia e finalizando com comício no estacionamento da Passarela do Caranguejo – antiga Cinelândia, na Orla de Atalaia.
Por que parou?
As pessoas que passam com certa frequência por Carmópolis dizem que observam que os “cavalinhos” puxadores de petróleo estão paralisados. A coluna manteve contato com a Petrobras e foi informada de que “a produção em terra continua normal. A Petrobras parou apenas a produção em mar”.
Geografia da fome
A professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFS, Profa. Dra. Tânia Magno, faz o lançamento virtual do livro “Josué de Castro: para uma poética da fome”,
no dia 2/10, às 19h, através do link: https://www.youtube.com/channel/UCQ2cVhTre12XMyB5wWYcJhg. O livro é fruto da tese de doutorado apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, sob a orientação do Prof. Dr. Edgar de Assis Carvalho. Tânia destaca seu interesse por Josué de Castro. “Ao me debruçar sobre a vida e a obra do médico, sociólogo, geógrafo, educador, político e escritor Josué de Castro, foi possível compreender seu fascínio pelos trágicos quadros da fome. Fascínio que virou compromisso, compromisso que marcou toda a sua existência. Ao abrir os olhos para o mundo, nosso autor cedo se deparou com o negro lodaçal dos mangues recifenses habitados por estranhos seres: os homens-caranguejos”, disse.
Vaga na ALA
A Academia de Letras de Aracaju (ALA) anunciou que abrirá o processo de indicação de candidatos para a cadeira n° 14, cujo patrono é o poeta Mário Jorge Vieira, durante o período de 4 a 29 de outubro. A vaga era ocupada pela jornalista e produtora cultural Ilma Fontes, que faleceu aos 73 anos depois de uma luta contra o câncer. Para o presidente da academia, Francisco Diemerson, a perda de Ilma, tanto para a ALA quanto para a cultura sergipana, é inestimável.
Pólo Socialista
Dia 7 de outubro próximo, às 19h, acontecerá a plenária nacional de lançamento público do manifesto e do chamado à construção dessa alternativa política, classista e socialista. O manifesto pode ser acessado no https://polosocialista.com.br/. A construção do pólo não está limitada aos partidos. São ativistas, filiados e simpatizantes de partidos e até dirigentes de partidos, ativistas do movimento sindical popular, de luta contra as opressões, da juventude e os sem partidos também. Porque o critério não está limitado pelas eleições, muito embora, também passe pelas eleições.
Quer distância
Pode ser uma escolha muito arriscada ser candidato a governador de Sergipe alinhado com Bolsonaro. Isso é uma conclusão a que se pode chegar tomando o caso de Miguel Coelho, filho de Fernando Bezerra Coelho, líder de Bolsonaro no Senado. O jovem prefeito de Petrolina quer distância do presidente da República, assim como o diabo foge da Cruz
Incendiários
Tem muita gente trabalhando para transformar o Brasil em um braseiro.