Feira Nova – IBGE inicia em Sergipe teste nacional do Censo 2022

O Recenseamento de casa em casa será realizado de 4 a 19 de novembro

Depois do teste na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, o IBGE inicia nesta quinta-feira (4) testes para o Censo Demográfico 2022 em localidades nas 27 unidades estaduais. Em Sergipe, o teste ocorrerá no município de Feira Nova, sertão do estado.

Serão avaliados os equipamentos e sistemas de coleta, os questionários e a abordagem ao informante nos contextos locais. Esse grande teste nacional pretende mobilizar a sociedade para responder ao Censo 2022, que visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros, em todo o país, a partir de junho do próximo ano.

Em Sergipe, a coleta será feita por 6 recenseadores na área urbana de Feira Nova, com equipe de apoio e coordenadores. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

O recenseamento de casa em casa na maioria das localidades vai até o final de novembro. Nos dias anteriores à coleta, será feita a pesquisa urbanística do Entorno, que antecede ao Censo propriamente dito e coleta informações sobre a infraestrutura urbana, como iluminação pública, identificação de logradouro, pavimentação das vias, existência de calçadas, pontos de ônibus, ciclovias, pontos de ônibus, acessibilidade urbana e arborização. Após o recenseamento, vem a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), que avalia a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário.

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo protocolos sanitários de segurança contra a agenciadenoticias.ibge.gov.br camila.farias@ibge.gov.br (11) 99733-0405 Covid-19, com o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.

Os testes utilizarão o novo modelo misto de coleta em que, além da entrevista presencial, os moradores poderão optar pelo preenchimento do questionário pela internet ou responder por telefone. A Central de Apoio à Coleta dará suporte aos informantes que optarem pelo preenchimento dos questionários pela internet nos casos de dúvidas ou alguma dificuldade de acesso ao questionário. Em todas as localidades dos testes para o Censo serão aplicados o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas) para verificação das perguntas, entre elas, a que trata da presença de pessoas com autismo no domicílio, tema incluído no questionário do Censo, conforme a Lei 13.861/2019.

Rolar para cima