Coluna Primeira Mão

Disputa tensa entre Fabio e Edvaldo

Por mais que tentem demonstrar publicamente que a disputa da indicação para disputar o Governo de Sergipe pelo bloco governista transcorre normalmente, as conversas que vazam expõem intensas rivalidades entre os pré-candidatos Edvaldo Nogueira (PDT) e Fabio Mitidieri (PSD). Partidários e aliados deles entendem que o racha do bloco será inevitável.

Edvaldo ousaria?

Já é dado como certo o racha na base do governo até o final de março,  quando os governistas acreditam que Edvaldo Nogueira estará disposto a jogar alto e se desincompatibilizar da Prefeitura de Aracaju para tentar o Governo do Estado. Ao que se comenta, inflado pelas pesquisas, Edvaldo joga para ir com o bloco ou sem ele.  Deixando a Prefeitura de Aracaju,  Edvaldo Nogueira entrega o cargo ao PSD e a delegada Katharina Feitoza se torna a primeira prefeita da capital sergipana.

Programas de governo em ação

Pelo que se sabe hoje, petistas e pedetistas, ou seja rogeristas e edvaldistas organzar seus programas com propostas de campanha e de governo. Na próxima sexta-feira, Rogério Carvalho recebe propostas de eixps centrais de programas. O PT quer fazer programa com participação popular, por isso está criando uma plataforma digital para a participação popular.

Petistas irritados

É comentário corrente entre petistas que “Marcelo Déda (PT) se elegeu governador, levou ao poder Jackson Barreto (MDB) e Belivaldo Chagas (PSD), fez Edvaldo Nogueira prefeito de Aracaju e agora o PT é discriminado no bloco de sucesso que o petista organizou”. O partido quer voltar a governar Sergipe.

Bancada de Lula em SE

O presidente do PSB, Valadares Filho, avalia que a federação liderada por Luiz Inácio da Silva (PT) tem condições de eleger três deputados federais em Sergipe. Ele destaca o fato de que “Lula é muito querido em Sergipe e nos demais estados do Nordeste. Hoje ele está ampliando ainda mais o apoio também no Sudeste e no Sul do país”. Preferiu não apontar os nomes daqueles que poderão obter sucesso nas urnas. 

Alessandro desistirá?

Crescem as chances do senador Alessandro Vieira (Cidadania) renunciar à pré-candidatura à Presidência da República e entrar na disputa pelo governo de Sergipe.  Os filiados do partido se mostram empolgados com a expectativa do anúncio até abril, quando se inicia o prazo de pré-campanha.

Coincidência

Coincidência do destino, sendo eleita senadora em 2022, Eliane Aquino sucederia Maria do Carmo,  seguindo a trajetória de Marcelo Deda que substituiu  João Alves no governo do Estado em 2007. Correndo por fora, a vice-governadora Eliane Aquino mantém uma agenda intensa nos municípios visando uma das oito cadeiras à Câmara Federal.

O que falaram 1

A turma do boato colocou as mentes em ação na especulação sobre a visita do governador Belivaldo Chagas ao ex-presidente e pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Uma delas dá conta de que Belivaldo foi pedir a Lula para tirar Rogério Carvalho do páreo eleitoral pelo governo de Sergipe e outra que a vice-governadora Eliane Aquino e o dirigente petista Márcio Macedo, sem o controle do PT em Sergipe, estariam fazendo a ponte entre Belivaldo e Lula para atingir Rogério.

O que falaram 2

Há ainda aqueles que avaliam que  o governador Belivaldo Chagas parece ter tentado uma cartada nacional para pacificar os interesses do PSD e PT em Sergipe. Mais uma vez, a conciliação  passaria pelo nome de Eliane Aquino, que seria contemplada com a vaga na disputa ao Senado. Mas nada disso pode ser confirmado.

Tranquilidade

O governador Belivaldo Chagas comentou que durante os 90 minutos conversou assuntos variados com Lula. A política, é claro, entrou na pauta. Normal.

Pode ser atingida

A possibilidade de filiação do ex-juiz Sérgio Moro ao União Brasil poderá esvaziar os planos da delegada Danielle Garcia em Sergipe. Ela abandonou o Cidadania e teve o nome substituído imediatamente pelo do advogado Adir Machado para a disputa ao Senado Federal. Há quem diga que o projeto nacional é prenúncio de isolamento e perda de densidade para a delegada.

Delitos radiofônicos

Um péssimo trabalho presta à cidadania sergipana esses programas policiais e assemelhados. É muito comum ainda ouvir-se “bandido bom é bandido morto” e coisas do gênero. Para um extraterrestre que desembarcasse aqui, pensaria que não existem leis e instituições para coibir esses delitos radiofônicos.

Venda da Unit

A boataria é o “antepassado” mais longínquo e mais perto da fake news. Na semana que passou, os aracajuanos tomaram conhecimento que a Unit tinha sido vendida a um grupo educacional holandês e de um escândalo envolvendo familiares do dono da Unit. 100% falso! A quem beneficia essas ações criminosas?

c

Está faltando xarope nas farmácias Aracaju. São os efeitos da influenza, h3n2 e de qualquer tosse que apareça em tempos de coronavírus. O consumo de xarope é grande.

Muitos doentes 1

Aparentemente, professores da rede privada de ensino, em grande número, teriam contraído a Covid-19 e/ou H3N2. Todo o mundo sabe que a variante ômicron tem um alto poder de transmissão. Donos de escolas, pais e responsáveis por seus alunos e filhos precisam tomar seus cuidados, sem entrar em pânico.

Muitos doentes 2

Também são muito os casos de médicos/as, enfermeiros/as e dmais agentes de saúde doentes em todo o Estado. A covid-19 anda atingindo muita gente.

Carnaval

Enquanto as prefeituras do Rio e São Paulo planejam realizar o  carnaval 2022 em março ou abril, Aracaju trabalha a ideia de uma grande festa na cidade em comemoração de mis um ano de sua fundação, no dia 17 de março.

Dois pesos e duas medidas

Muitos pastores estão apoiando alegremente as restrições às festinhas de carnaval de qualquer tipo. Mas quando se fala em esvaziar suas igrejas, esses indivíduos se descontrolam completamente. Fingem que não sabem que seus templos podem estar se transformando  em verdadeiros criatórios de corona, o vírus gerador da pandemia da Covid-19, com a expansão rápida da variante Ômicron.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde tem sido uma instituição terrivelmente desastrosa na administração da pandemia da Covid-19. Os sergipanos ficaram sabendo que existem 32 milhões da vacina da Jansen estocadas nos galpões do ministério justamente nesse momento em que se fala em necessidade de quarta vacina de reforço

Rolar para cima