Carta circular de número 014/2022, divulgada ontem pela Superintendência de Gestão da Operação do Sistema, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informa que a vazão do “Velho Chico”, nas usinas de Sobradinho e Xingó, vai ser reduzida gradativamente dos atuais 4.000 metros cúbicos por segundo até atingir 3.500 m³/s no próximo dia 10.
Conforme o documento da Chesf, assinado por Tony Ulyses Rodrigues de Matos Firmino, superintendente de Gestão, o processo de redução, que será motivado pelo arrefecimento das chuvas na Região do Alto São Francisco, até o próximo dia 12 (sábado próximo) a meta é atingir uma vazão de 3.000 m³/s.
A carta informa que os valores indicado correspondem à defluência total, podendo ser turbinada e/ou vertida, a depender da necessidade do atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenador pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
A Chesf garante que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos números previstos em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco.
“É fundamental chamar a atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja visto o período úmido em curso e a possibilidade de elevação das vazões, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia”, alerta o documento.