A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), dá continuidade à reforma do terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), que está em sua última etapa. A modernização do terminal, assim como o trabalho de requalificação dos corredores de transporte e melhoria da malha viária da cidade, é parte do esforço da gestão municipal para aprimorar a mobilidade urbana na capital.
Agora, os esforços estão voltados à finalização das muretas que cercam o terminal, com novas grades e pintura de toda a estrutura que delimita a área do terminal. Além disso, são feitas a implantação dos painéis de identificação das linhas de ônibus, a instalação elétrica dos quiosques e a pintura de todo o espaço.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a necessidade de intervenção no local.
“Apesar de atender às necessidades, a estrutura já estava bem desgastada e precisava de uma reforma. Estamos colocando à disposição um espaço moderno, bem projetado, e que vai suportar bastante a demanda de veículos e pessoas”, ressalta Ferrari.
O serviço foi dividido em três módulos, e a Emurb trabalha no terceiro e último. O modelo de trabalho foi adotado para evitar que o funcionamento do terminal fosse comprometido e reduzir eventuais transtornos aos usuários e trabalhadores do transporte público.
Por causa desta estratégia, passageiros conseguem usufruir das melhorias trazidas pela reforma antes mesmo de ela estar totalmente concluída. É o caso de Agnelo dos Santos, que diz já estar sentindo as mudanças. “Em relação ao antigo terminal, mudou o tamanho, o espaço e o conforto que veio para os usuários. O espaço está bem mais amplo, com mais conforto. Antes, era um terminal muito pequeno, que comportava de forma muito apertada”, conta ele.
Quem também vem percebendo e vivenciando a modernização do terminal é Maria Auxiliadora, que destacou a cobertura de qualidade do novo Terminal do DIA. “Eu acho que melhorou tudo. Agora temos um telhado mais adequado. Antes, quando vinha uma chuvinha aqui, já era, todo mundo se molhava. Está maior, traz mais conforto”, diz a usuária do transporte público de Aracaju.
Ela afirmou, ainda, que a nova iluminação do terminal melhorou o ambiente, e apontou o contraste entre a antiga estrutura e a nova. “Estou vendo que agora está mais bem iluminado também. A cobertura está muito bonita. Está mais bonito. E quando terminar vai ficar ainda mais legal. Me sinto melhor nesse terminal. Está bem melhor do que estava antes. É outra coisa agora. Está aprovado”, declara contente Auxiliadora.
Já foi concluída a estrutura principal de cobertura em concreto do terminal, e finalizada a implantação do piso em concreto e os pisos táteis, que auxiliarão o acesso de pessoas com deficiência ao terminal. Além disso, também foi concluída a instalação do sistema hidráulico e do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
A obra é parte do Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, e possui um orçamento de R$ 2.445.254,21. A reforma envolve a reconstrução do muro que delimita a área, repavimentação asfáltica e sinalização horizontal, bem como aplicação de equipamentos que cumpram as normas de acessibilidade.
Fonte: AAN
Foto: Ascom/Emurb