Robson Viana lança pré-candidatura nesta 2ª feira
O deputado estadual Robson Viana (PT) fará nesta segunda-feira, 11, o lançamento da sua pré-campanha à Deputado Estadual. O ato vai acontecer, às 19h, no Iate Clube de Aracaju e contará as presenças do senador Rogério Carvalho, pré-candidato a governador, João Daniel, presidente estadual do PT e pré-candidato à reeleição de deputado federal, e o pré-candidato a senador, Valadares Filho (PSB).
Valadares Filho destaca apoios I
Valadares Filho tem demonstrado muita convicção em relação à sua pré-candidatura a senador. Segundo ele, isso advém de sua trajetória política, embasada na experiência que adquiriu em 03 mandatos consecutivos de deputado federal – sempre entre os mais votados do estado. Além disso, ele aponta o privilégio e a responsabilidade de ter o apoio do ex-presidente Lula, pré-candidato a presidente da República. Ele acrescenta que a unidade do grupo liderado pelo senador Rogério Carvalho, pré-candidato a governador, também é fator preponderante para seu otimismo ao enfrentar mais esse desafio.
Valadares Filho destaca apoios II
Em todas as ocasiões, Valadares Filho não deixa de enaltecer a decisão do deputado federal Márcio Macedo em se colocar como seu primeiro suplente. “Esse gesto de grandeza fortalece a união de propósitos que une todo o grupo: a defesa da democracia e da pré-candidatura do ex-presidente Lula”. O pré-candidato pelo PSB afirma que, se eleito, pautará o seu mandato na busca da harmonia entre os brasileiros e da melhoria das condições de vida da população carente de Sergipe. “Sempre com coragem e determinação”, complementa.
Alessandro acionará a PGR
O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) anunciou para a coluna que nesta segunda-feira, 11, ingressa com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) e no Conselho de Ética do Senado Federal para que sejam apurados os fatos relacionados à afirmação feito pelo senador Marcos do Val, do PODEMOS/ES, de que teria recebido R$ 50 milhões em emendas do orçamento secreto, conforme divulgou o jornal Correio Braziliense e depois o próprio do Val informou que houve um mal entendido – por ter apoiado a campanha de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado, em fevereiro de 2021.
Valmir de Francisquinho: os covardes não querem, mas serei candidato
O ex-prefeito de Itabaiana e pré-candidato a governador de Sergipe pelo PL, Valmir de Francisquinho, afirmou à coluna que será candidato a governador, mesmo que isso desagrade a segmentos políticos que se opõem à ele. “Os covardes não querem deixar, mas estarei na disputa”. No dia 23 de junho o TSE tornou Valmir inelegível por oito anos por abuso de poder econômico nas eleições de 2018, quando teria usado a máquina administrativa da Prefeitura de Itabaiana para eleger o filho Talysson deputado estadual. O filho teve o mandato cassado. Os dois estão recorrendo.
Rogério quer gerar empregos
O senador e pré-candidato a governador pelo PT de Sergipe, Rogério Carvalho, afirmou neste sábado que é prioridade número um do PT no Governo de Sergipe realizar ações políticas e econômicas de desenvolvimento e, com isso, gerar emprego e renda para que os sergipanos possam ter uma vida melhor em seu próprio estado, sem que seja necessário se aventurar a buscar oportunidades em outras unidades da federação.
Prioridade
“Eu elegi gerar emprego e renda como prioridade, por se tratar de uma necessidade urgente da população. Sergipe tem mais de 150 mil desempregados/desocupados, conforme o IBGE. São pais e mães de família que tentam sobreviver no maior sufoco com os seus filhos. Mas não esquecerei de dar atenção aos servidores públicos estaduais de todos os segmentos”,
20 mil mesários
Os cartórios de Aracaju e do interior ainda estão recebendo inscrições de mesários voluntários. Há um desejo na Justiça Eleitoral de que as eleições deste ano em no Estado possam contar com algo em torno de 20 mil mesários. O número exato de mesários somente será conhecido após as agregações de seções de votação. Mas para atuar nessa área é preciso ser maior de 18 anos.
Os impedidos
Não podem ser mesárias e mesários as candidatas e os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, inclusive, e bem assim a/o cônjuge. Também são impedidos de ser mesários os membros de diretórios de partido político, autoridades e agentes policiais, funcionárias e funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e servidores da Justiça Eleitoral.
Fiscais do pleito
As eleições são de interesse de toda a comunidade e a convocação de milhares de pessoas da sociedade contribui para a transparência do processo. O trabalho das mesárias e dos mesários, juntamente com o das servidoras e dos servidores da Justiça Eleitoral, garante que a vontade do eleitorado seja respeitada e a democracia fortalecida. O mesário é, por excelência, um fiscal do pleito.
João Fontes quer o apoio de todos os bolsonaristas
O ex-deputado federal e pré-candidato do PTB ao Governo de Sergpe, João Fontes, não nega para ninguém que deseja ter todos os bolsonaristas lhe apoiando. Por isso, tem procurado os partidos políticos que demonstram interesse em montar o palanque de Bolsonaro no Estado. E acrescenta: Em vários momentos, o presidente Bolsonaro tem demonstrado muita simpatia pela minha pré-candidatura ao governo de Sergipe.
Pesquisas em questão
Ainda não dá para levar a sério muitas dessas pesquisas que andam divulgando por aí. Um conhecido ex-parlamentar e avaliador de momentos político acha que o quadro da disputa do Governo de Sergipe continua embolado e permanece o empate técnico entre os três principais pré-candidatos – Fábio Mitidieri (PSD), Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (PSDB). Entende que “é preciso aguardar para ver como se movimentará o eleitorado de Valmir de Francisquinho, que está recorrendo da inelegibilidade aprovada pelo TSE”.
Lei eleitoral
Para atender o que determina a legislação eleitoral, a Prefeitura de Aracaju iniciou, durante esta semana, o processo de ocultação de logomarcas das obras executadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), oriundas de convênio com o Governo Federal. Em seu artigo nº 73, a lei proíbe “aos agentes públicos, servidores ou não, condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais nos três meses que antecedem o pleito”, que começou no dia 2 de julho e segue até a realização da votação em segundo turno, marcado para 30 de outubro.
Hemodiálise no interior
Sentença da Justiça Federal definiu um prazo de 90 dias para a União, o Estado de Sergipe e o Município de Itabaiana tomararerm providências para ampliar os serviços de hemodiálise do SUS, em nível ambulatorial, nas Regiões de Saúde de Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. A medida é consequência de uma ação dos Ministérios Públicos Federal e do Estado de Sergipe ajuizada em novembro de 2021. Com a ampliação das vagas para hemodiálise, a demanda de pacientes de 23 municípios sergipanos devem ser atendidas e assim, se extinguir a fila de espera pelo serviço. A Justiça deu prazo de 30 dias para que seja apresentado um plano conjunto de gestão.
Militar em pré-campanha
O coronel Mano, da PM de Sergipe, ampliou a sua presença nas redes sociais defendendo o acesso a armas para os cidadãos e a redução da maioridade penal. É bolsonarista em pré-campanha.
Casa do Professor
O deputado federal Márcio Macedo apresentou na Câmara dos Deputados o “Programa Casa do Professor”, uma linha de crédito especial para os educadores financiarem sua casa própria e reduzir as dificuldades habitacionais enfrentadas por estes profissionais, já tão sacrificados, que desempenham um papel decisivo no desenvolvimento socioeconômico da Nação.
Os esquecidos
O vereador Ricardo Marques informou a coluna que os moradores dos bairros da zona de expansão nunca são lembrados pelo poder público. “Eles sofrem com a falta de uma boa prestação de serviço do transporte público, de infraestrutura , de saneamento básico, de saúde, de escolas…” É uma zona.
Nevoeiro
O inverno nos municípios de Salgado, Estância, Lagarto, Riachão do Dantas, Boquim, Carira, Poço Redondo, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Pedrinhas e Arauá, entre outros municípios, são marcados por madrugadas e inícios das manhãs com neblina. Para evitar acidentes, olho na estrada.
Escolas perigosas As escolas de Aracaju e do interior estão lotadas de casos suspeitos de covid-19 e gripe. As vítimas são professores/as, servidores/as e alunos/as.