Ministério Público adere ao movimento ‘Vacina Mais Sergipe’ em campanha para erradicar e impedir o retorno de doenças no Brasil

Com o objetivo de fortalecer as campanhas de vacinação em todo o país, o movimento ‘Vacina Mais Sergipe’ foi lançado oficialmente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na última quinta-feira, 11, em cerimônia realizada no Hotel Quality Aracaju. O Ministério Público de Sergipe aderiu ao movimento e é mais uma instituição que se soma no propósito de buscar a erradicação de doenças e impedir o retorno de outras já consideradas extintas, por meio da vacinação da população.

O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, participou da gravação do vídeo do movimento ‘Vacina Mais Sergipe’, ao lado de outras autoridades e personalidades influentes da sociedade sergipana, trazendo informações sobre a importância das campanhas vacinais e rechaçando as fake news.

O PGJ afirmou que aceitou participar do vídeo, sobretudo, para poder ressignificar as informações que desestimulam a população a procurar as unidades de saúde para a vacinação. “Nós estamos vivendo um momento em que as narrativas são completamente divorciadas da realidade e não podemos ficar apenas limitados a aceitar apenas uma narrativa. É importante buscar as informações dos órgãos que se baseiam na ciência para a solução de problemas de saúde. É preciso que as pessoas compreendam que antes das vacinas, os números de óbitos e internações eram muito grande. Na pandemia que ainda estamos vivendo está provado que a ciência está a favor da vida”, pontuou Machado Neto.

Na cerimônia de lançamento do movimento ‘Vacina Mais Sergipe’, o MPSE foi representado pela Diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência, a Promotora de Justiça Talita Cunegundes, que destacou a missão e o empenho da Secretaria de Estado da Saúde na cobertura vacinal, enfatizando que a iniciativa poderá ser exemplo para os demais estados brasileiros.

“Vamos somar esforços para conscientizar, esclarecer, multiplicar com a sociedade para que todas as crianças a adolescentes tenham assegurado seus direitos a vacinação, promovendo seu pleno desenvolvimento físico e emocional. O Ministério Público de Sergipe reafirma que é dever de todos proteger as futuras gerações e estará sempre presente para garantir o cumprimento das normas sanitárias e da Lei 8.069/90. A vacinação é obrigatória e temos uma responsabilidade social pela saúde dos jovens”, reforçou.

A união de órgãos, autoridades e personalidades impulsionam o movimento ‘Vacina Mais Sergipe’, numa soma de esforços para conscientizar ainda mais a população sobre a importância de confiar e procurar os postos de saúde para manter em dia o cartão de vacinação.

“É com muita alegria que trago todos a esse espaço, reunindo importantes representantes, diversos atores da Saúde, Educação, Inclusão Social, Justiça e Comunicação para promovermos uma integração efetiva. Temos a compreensão de que juntos podemos buscar estratégias, avançar na vacinação dentro do universo escolar, inclusive, para acessar um público difícil de alcançar que são os adolescentes. As fake news impactaram diretamente na vacinação, temos que combatê-las com a boa informação. A vacinação é uma preocupação nacional e precisamos fazer a população despertar, pois, o sarampo voltou e, infelizmente, perdemos pessoas. A poliomielite é outra doença erradicada que pode voltar e não podemos deixar acontecer, afinal, tudo isso impacta a saúde pública. Espero contar com cada gestor de saúde, cada ator aqui representado para multiplicar esse chamado que hoje estamos fazendo”, alertou a Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

Fonte e foto: MPSE

Rolar para cima