Quarentena legal
Em breve pode ser aprovada pelo Congresso uma nova lei da quarentena que impede que juízes, promotores e policiais em geral se afastem de seus cargos e imediatamente se candidatem a cargos eletivos. A medida. acabará com a chance de ser candidato gente das três categorias que se destaque numa greve ou numa campanha ou um processo, ganhe notoriedade e decida se candidatar a algum mandato eletivo. Pela nova medida terá de esperar entre quatro e seis anos de quarentena. Se aprovada, essa lei não terá efeito retroativo.
De olho no governo
É legítima a pretensão do deputado federal Laércio Oliveira de sonhar em ser governador de Sergipe. Pode até se candidatar a esse posto em 2022, dependendo da conjuntura. Nos bastidores, alguns de seus amigos são mais cautelosos e dizem que talvez ele tenha que esperar um pouco. Mas, se o cavalo passar celado, é só montar.
Daniele Garcia
Danielle Garcia tem sido percebida nos meios políticos como uma política que pode trazer complicações para todos os candidatos a prefeito de Aracaju, nessa lista também incluído o atual prefeito Edvaldo Nogueira. Contra si ela tem o fato de ser desconhecida do eleitorado aracajuana. Durante a sua briga com o ex-governador Jackson Barreto ela ganhou alguma visibilidade midiática, é verdade, mas depois perdeu os holofotes em novo posto como delegada e como auxiliar de Sérgio Moro. Literalmente, ela vai ter que mostrar a cara.
Coronavírus
Bom trabalho têm feito as autoridades sanitárias estaduais ao lidar com o problema que é o vírus corona ou coronavírus. Tomando medidas preventivas necessárias, mas sem levar pânico à população. Nem quer que o pior cenário aconteça, ou seja, pessoas desesperadas procurando hospitais. A mídia também está fazendo a sua parte, não tratando esse assunto com sensacionalismo.
Xenofobia
A xenofobia é um mal que sempre deve ser rejeitado, em qualquer situação. Não há nenhuma razão para qualquer ação de xenofobia contra a pequena e trabalhadora comunidade asiática em Sergipe.
Resistência e adesão
Danou-se! O professor Afonso Nascimento estará lançando novo livro (“Resistência e Adesão ao Regime Militar”) no Museu da Gente Sergipana no dia 10 de março das 17h às 21h. O livro reúne artigos escritos sobre fontes e temas ligados ao seu pertencimento à Comissão Estadual da Verdade. Todos os seus colegas da CEV estão convidados, bem como as comunidades universitária e política, amigos das redes sociais e o público em geral. Ele deve anunciar em breve um outro e bem mais novo livro, que já está no prelo.
Diário da PM
A Polícia Militar tem um jornal diário (BGO), publicado no fim de cada tarde, que relata tudo o que acontece na instituição. É como se fosse um Diário Oficial da PM. Informações sobre licenças, licitações, escalas, reserva remunerada, avisos diversos, processos, etc. O seu acesso não é para qualquer pessoa, mas somente para militares na ativa. A PM ganharia muito em transparência caso tornasse seu jornal aberto a todos os cidadãos militares ou não.
Um dia de luta
O presidente da CUT, Sergio Nobre, está convocando nas redes sociais os trabalhadores e as trabalhadoras para participarem de atos, no dia 18 de março, em todo o país. Será o “Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, Estatais, Emprego e Salário, Soberania, Defesa da Amazônia e Agricultura Familiar”. Convocado pela CUT e demais Centrais sindicais, o 18 de março será um dia de mobilizações nos locais de trabalho, paralisações e atos nas principais capitais e nas cidades do interior do país. Em Sergipe, as centrais estão fazendo a convocação.
Pique total
A Prefeitura de Aracaju agiliza uma série de obras na cidade para inaugurar no decorrer deste ano. Algumas delas devem ser entregues neste mês de março, no dia 17, aniversário da capital. As avenidas e ruas de asfalto novo serão destacadas pela administração.