Eleitores sem candidatos
O bom desempenho na pesquisa do Ipec (instituto sucedâneo do Ibope), divulgada na quinta-feira passada, 25, pela TV Sergipe, quando ficou na primeira colocação entre os candidatos a governador, com 29%, deu um novo fôlego para a campanha do ex- prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). A consulta popular mostra Fábio Mitidieri (PSD) com 16% e Rogério Carvalho (PT) com 12%. A pesquisa exibe ainda que 31% dos consultados anulariam seus votos, votariam branco, não saberiam em quem votar ou não responderam. Se a candidatura de Valmir sair de cena, por causa da condição de inelegível imposta por condenação no TRE/SE e acatada pelo TSE, a soma pode atingir 60%. Mas esse quadro não deve perdurar por muito tempo, pois a turma da oposição está de olho nos 29% de Valmir e nos outros 31% que já aparecem na pesquisa do Ipec.
Valmir no ar
O recurso impetrado pelos advogados de Valmir de Francisquinho junto ao TSE vem lhe garantindo presença no horário eleitoral gratuito. Isso lhe entusiasma a dizer que é= candidato e está na frente em todas as pesquisas. Mas os comentários entre os opositores são de que ele não escapará da inelegibilidade.
Aracaju tem dois federais
Embora comente-se muito que Aracaju não tem um só deputado federal, a informação não bate com a realidade. A capital sergipana tem dois da bancada de oito. São eles: Fábio Mitidieri (PSD) e Gustinho Ribeiro Republicanos). Mas as suas bases de apoio político estão em Boquim e Lagarto, respectivamente, onde moram familiares.
É perseguição
A ação da Polícia Civil, através do seu Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap), na quinta-feira passada, 25, em Simão Dias, foi classificada pelo candidato a senador pelo PSB, Valadares Filho, como perseguição política. A polícia trata o assunto como uma operação para o cumprimento de mandados de busca e apreensão decorrentes de investigação sobre fraudes em licitações, associação criminosa e peculato. Segundo Valadares, “está na cara que isso não passa de perseguição” ao prefeito Cristiano Viana, que não é do bloco governista.
Reação policial
A Polícia Civil do Estado de Sergipe ressalta que a operação deflagrada pelo Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap), na última quinta-feira, 25, é o resultado de indícios claros dos crimes de fraudes em licitações, associação criminosa e peculato em Simão Dias. A instituição reitera também que a operação é acompanhada pelo Poder Judiciário, que, diante dos elementos probatórios levantados pela investigação do Deotap, concedeu as decisões judiciais de busca e apreensão no âmbito da investigação da prática desses crimes na cidade de Simão Dias.
Reação policial 2
A instituição evidencia ainda que, cotidianamente, o Deotap recebe denúncias referentes a diversas cidades de Sergipe. Assim que cada denúncia chega ao departamento, cada informação é apurada de forma isenta e independente. A Polícia Civil conclui reforçando que, independentemente de ideologia política, concordar com ações que geram prejuízos à administração pública, é estar alinhado à prática de crimes que geram danos às áreas fundamentais de garantia dos direitos da população, como a da saúde pública.
Banese 1
Diante da notícia de uma possível venda do Banco do Estado de Sergipe (Banese) para o Banco de Brasília (BRB), o senador Alessandro Vieira (PSDB), candidato ao Governo de Sergipe, fez uma cobrança pública por transparência e na quinta-feira, 25, teve uma reunião presencial com o presidente do Banese, Helom Oliveira da Silva. De acordo com Alessandro, o presidente do Banese esclareceu que a instituição financeira passa por determinada situação que indica a necessidade de uma capitalização, ou seja, ingresso de recursos para que o banco possa fazer frente à suas atividades, em particular a carteira de empréstimos.
Banese 2
No encontro com Alessandro, o presidente do Banese confirmou que existe uma tratativa de negociação de parte do Banese para o BRB, mas informou que as condições e valores somente serão discutidas mais adiante, e que existiria o compromisso de que o controle acionário continuasse nas mãos dos sergipanos. Vamos continuar acompanhando essa questão do Banese e sempre colocando que é muito importante que um governo que está acabando, uma gestão em final de linha, não adote medidas tão drásticas com relação ao patrimônio dos sergipanos, alerta Alessandro Vieira.
Valadares Filho: Questão de credibilidade
O candidato a senador pelo PSB (partido aliado do PT), Valadares Filho, atribui a preferência do eleitorado sergipano pelo seu nome a uma questão de “credibilidade, trabalho e história”, Uma pesquisa realizada pelo IPEC para a TV Sergipe mostra o candidato com 20% das intenções e voto. Na pesquisa Eduardo Amorim (PL), tem 18%, Danielle Garcia (PODEMOS), 17%, Laércio Oliveira (PP), 11%, Airton Costa (DC), 2%, Henri Clay (PSOL), 2%, e Heraldo Góis (PSTU), 2%. A pesquisa ouviu 800 pessoas, tem uma margem e erro de 3% e foi registrada sob número 03430-2022.
Fábio e Edvaldo
O primeiro programa televisivo do candidato ao governo Fábio Mitidieri trouxe depoimento do prefeito Edvaldo Nogueira, mostrando que não há divergências no grupo governista. Edvaldo também colocou seu nome à disposição para a base governista, foi preterido e está 100% dedicado à eleição de Mitidieri ao Palácio de Despachos.
Em Brasília
Nesta terça-feira, 30, Fábio Mitidieri estará em Brasília. Na agenda, audiências pessoais. De lá, ele participa da sabatina do Fórum Empresarial de forma remota.
Educação igualitária
O candidato ao Governo de Sergipe Rogério Carvalho (PT) assumiu publicamente o compromisso de estabelecer ações de fomento à educação de qualidade aos estudantes sergipanos. Segundo ele, que é professor e entende verdadeiramente das demandas relacionadas ao tema, sua vida é pautada pelo compromisso com a educaçã. Por isso defende a formação da capacidade crítica com foco em um mundo sem enquadramentos e preconceitos.
Segurança Pública 1
O candidato ao Governo de Sergipe Rogério Carvalho (PT) se comprometeu com a valorização dos profissionais da Segurança Pública do Estado. Segundo ele, assim como Marcelo Déda mudou a realidade de vida dos agentes da SSP, em sua gestão, novas mudanças serão estabelecidas. O foco é estabelecer políticas públicas que ampliem o enfrentamento à violência, mas para isso é imprescindível que os trabalhadores do setor sejam honrados em sua totalidade.
Segurança pública 2
Marcelo Déda foi o governador que mudou os policiais militares e civis de classesocial. Não foi só melhoria salarial. Pessoas que eram pobres passaram a ser de classe média, pelo aumento relevante que ele deu às corporações, mudando positivamente a vida dos policiais. E em nossa gestão seguiremos este caminho que foi esquecido. Vamos resgatar a valorização dos agentes policiais, tantos os civis quanto os militares, organizar regionalmente a ação integrada da polícia, mas, acima de tudo, investir em projetos de inteligência e no bem-estar desses trabalhadores que são imprescindíveis para a nossa sociedade”, afirmou.
Mais pesquisa
A pesquisa encomendada pela Record TV ao Instituto Real Time Big Data e divulgada pela TV Atalaia mostra os candidatos a governador Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) tecnicamente empatados com 18% e 17%, respectivamente. Valmir é o primeiro colocado com 26%.
PSTU contra a fome em SE
O candidato a governador de Sergipe pelo PSTU, Elinos Sabino, voltou a lembrar que entre as 16 medidas assumidas pelo partido para melhoria nas condições de vida da população está a disposição para o enfrentamento à fome. “Esse é um tema que não podemos deixar de lado. É prioridade mesmo”, declarou.
Está crescendo
“Mais uma pesquisa que estamos pontuando. Dessa vez foi na TV Sergipe, afiliada da Rede Globo no Estado. A Democracia Cristã crescendo a cada dia em Sergipe”. O comentário é de Airton Costa, candidato a senador pelo DC, que obteve 2% na pesquisa Ipec.
Segurança nas escolas
A Prefeitura de Aracaju realizou nos dias 23 e 24 um treinamento de segurança com diretores e coordenadores administrativos das 74 escolas da rede. Durante a capacitação, os profissionais aprenderam como agir em situações emergenciais que possam ocorrer nas escolas. A iniciativa envolveu a Semed, a Semdec e a Secom. Diretores e coordenadores das escolas municipais de Aracaju participaram de simulações de diversas situações emergenciais que podem ocorrer nas unidades de ensino, como agressões, invasões e tumulto.