Coluna Primeira Mão

Os recursos de Valmir

Tem gente apostando, em sua grande maioria opositores, que os dois embargos do candidato do PL ao Governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho, serão julgados nos próximos dias, ou seja, antes das eleições do dia 2 de outubro. Aposta-se que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai dedicar sessões extras para colocar em pauta uma série de recursos que estão na corte, em Brasília. Valmir é acusado de uso de poder econômico nas eleições de 2018 e, por causa disso, tornou-se inelegível pelo TRE/SE e recorreu ao TSE.


Petistas animados

O candidato ao Governo de Sergipe Rogério Carvalho (PT), os demais petistas e os aliados políticos andam para lá de satisfeitos com os números da pesquisa Ipec, divulgada na quinta-feira passada, 22. Entre os elegíveis, Carvalho é o primeiro colocado, com 20% das intenções de voto. Na sequência, vem Fábio Mitidieri (PSD), com 16%. Segundo a TV Sergipe, que contratou a pesquisa, o Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 32 municípios sergipanos, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.


Lula com Rogério

E o candidato à presidência Lula volta a pedir voto para Rogério Carvalho nesta reta final da campanha. No vídeo publicado nas redes sociais do candidato ao Governo de Sergipe, Lula dá uma resposta às fake news contra Rogério destacando o excelente trabalho que fez no Senado. Lula lembra ainda que Rogério participou das transformações que ocorreram na vida dos sergipanos com Déda. E, ao final, faz o pedido de voto para que os sergipanos elejam Rogério para governar Sergipe.


Valmir ajuda Amorim


O candidato a senador pelo PL Eduardo Amorim acredita no sucesso nas urnas em 2 de outubro próximo. A presença de Valmir de Francisquinho no horário eleitoral gratuito pedindo votos para ele é o que mais lhe motiva nessa reta final da campanha.


Uma outra pesquisa

O deputado federal Fábio Mitidieri, candidato a governador pelo PSD, não esconde de ninguém que pesquisa boa é aquela em que aparece na frente. É o caso dos números expostos pela TV Atalaia. Pesquisa contratada ao CTAS e divulgada na segunda-feira passada, 19, mostra que o candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL), com 32,36%, continua como primeiro colocado, ainda que esteja na condição de inelegível, e Fábio Mitidieri (PSD) é o segundo, com 24,15%. Rogério Carvalho (PT) vem na sequência, com 16,38%, e Alessandro Vieira (PSDB), com 6,42%. A margem de erro é de 2%.


Política para mulheres

O programa de Governo de Fábio Mitidieri traz políticas públicas para mulheres nas áreas de emprego, saúde, educação, empreendedorismo, cultura e segurança. Fábio e Zezinho entendem que a sergipana é integrante fundamental da renovação que eles propõem para Sergipe e acreditam que elas se somaram ao projeto. Esta semana, o grupo “Elas com Fábio” reuniu mais de seis mil mulheres em caminhada pelo Centro de Aracaju. Uma prova da força feminina na política e na campanha do candidato do PSD.


Fechando negócio

Não se sabe onde, mas em Sergipe, assim como nos demais estados brasileiros, alguém está vendendo o voto e um outro alguém está comprando.


Ana Lúcia na TV

A ex-deputada estadual Ana Lúcia (PT) tem se mostrado bastante ativa na campanha eleitoral deste ano. Ele tem aparecido no horário eleitoral gratuito manifestando apoio a vários candidatos a deputados estaduais, entre os quais professor Dudu (PT), Ivânia (PCdoB) e Coletivo de Mulheres (PT).


Saneamento Básico


O candidato ao Governo de Sergipe Alessandro Vieira (PSDB) considera inadmissível que quase metade da população sergipana não tenha acesso a esgoto tratado e pague uma alta tarifa para ter acesso a água. “Iremos fortalecer a gestão técnica da Deso e adequar a empresa ao Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico que prevê metas de universalização da oferta de saneamento para a população. O mais importante é que todos os sergipanos sejam atendidos por abastecimento de água e tratamento de esgoto, que os investimentos necessários sejam feitos e que os preços cobrados sejam justos”, afirmou Alessandro, que esteve reunido com representantes do Sindisan esta semana.


Educação

Outro tema aprofundado por Alessandro Vieira foi educação. Para o tucano, a educação tem sido totalmente negligenciada pelas últimas gestões estaduais. “Não podemos nos deixar enganar por supostas melhoras de indicadores que não refletem a realidade, pois tivemos uma pandemia que afetou a metodologia de avaliação da educação no país. Os profissionais da educação não são valorizados nem é feita a manutenção adequada das estruturas das escolas”, pontua. O candidato ao governo garante que é possível mudar esse quadro. “Garantiremos um padrão mínimo de qualidade da infraestrutura das unidades escolares. Expandiremos o acesso à internet para a comunidade escolar. Ampliaremos a oferta de vagas do Ensino Médio em Tempo Integral e da Educação Profissional e Tecnológica. E valorizaremos os profissionais do magistério e demais profissionais da Educação”.


Danielle em pique total


Em campanha para o Senado, a delegada Danielle Garcia (Podemos) entra em fase de pique total na caça ao voto. “Temos visitado os bairros de Aracaju e os municípios do interior realizando carreatas, caminhadas, reuniões e visitas às feiras, entre outras ações com o intuito de ouvir a população, reforçar a nossa candidatura e pedir que no dia 2 de outubro votem na delegada Danielle Garcia 190 para o Senado. A receptividade tem sido incrível e é junto com os sergipanos que vamos vencer a eleição e Sergipe continuará com uma mulher o representando no Senado e lutando para melhorar a vida dos sergipanos”.

Mulheres em alta

Nas avaliações que estão sendo realizadas pelos partidos políticos, as mulheres, que nunca conseguiram espaço na Câmara Federal para representar Sergipe (a exceção foi Tânia Soares, que, da suplência, assumiu a cadeira do então deputado Marcelo Deda), podem conquistar duas ou mais cadeiras. Há boas opções e são sempre lembradas Yandra Moura, Eliane Aquino, Katarina Feitosa…


Fechados com Ciro

Quando o assunto em pauta é o apoio de pedetistas à candidatura do presidenciável do PT Luiz Inácio Lula da Silva, para possibilitar a vitória do petista no primeiro turno, a turma do PDT de Sergipe nem dá atenção. Todos eles estão com Ciro e não abrem.

Fim de campanha

Esta é a última semana da campanha eleitoral do primeiro turno. Em Sergipe, o fim de semana é de muitas carreatas, principalmente em Aracaju, e festas, entre as quais a vaquejada de Porto da Folha.


Niully de volta


Depois de três dias ausente da campanha, a candidata a governadora Niully Campos retoma a agenda política participando de carreatas e já confirmou presença nos debates da Xodó FM, dia 26, e da TV Sergipe, dia 27.

Rolar para cima