Emprestadores de dinheiro
Esses gastos exagerados de candidatos a cargos eletivos podem levá-los para as mãos de agiotas, como acontece muito nas eleições em Sergipe. Os caridosos “emprestadores de dinheiro” estão cobrando percentuais variáveis entre 5% a 7% de juros ao mês. Esse percentual é bem superior ao praticado pelos agiotas regulamentados ou oficiais, também chamados de banqueiros, que chegam ao máximo de 1,8% ao mês.
Prestação de contas
Vale lembrar aos candidatos a cargos eletivos que todos eles terão que prestar contas à Justiça Eleitoral de seus gastos de campanha.
Sergipe sem lei seca
Sergipe não aderiu até agora à Lei Seca. Mas outros 10 estados haviam decidido restringir a venda de bebidas alcoólicas no próximo domingo (2), quando serão realizadas as próximas eleições. Estarão sob efeito da lei os seguintes estados: Acre; Amapá; Amazonas; Ceará; Maranhão; Mato Grosso do Sul; Pará; Rio Grande do Norte; Roraima; e Tocantins.
Cenário da disputa
Com Valmir de Francisquinho (PL) fora da disputa pelo Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) são os mais fortes candidatos. Mas o senador Alessandro Vieira (PSDB), conforme comentários de tucanos, está no páreo e não quer sair das urnas derrotado. Conforme a pesquisa Ipec divulgada na noite da quinta-feira passada, a situação do quadro eleitoral mostrava Rogério e Fábio com 20% das intenções de voto e Alessandro com 8%.
Bem, mas inelegível
Valmir de Francisquinho, que por decisão judicial está inelegível, conseguiu nessa mesma pesquisa 48% das intenções de voto. O seu nome e foto estão nas urnas, mas os votos serão anulados pela Justiça Eleitoral. A pesquisa foi contratada pela TV Sergipe e foi registrada sob número sob BR- 05425/2022.
Niully não desanima
Na última pesquisa Ipec com apenas 3%, Niully Campos (Psol) não desanima e acredita que se o eleitor pensar qual seria o candidato/a com melhores propostas e compromissos reais com Sergipe a melhor opção para governo seria ela.
De olho no Senado
Conforme dados da pesquisa Ipec, os nomes mais fortes na disputa pelo Senado em Sergipe são, pela ordem, Valadares Filho (PSB), 26%; Eduardo Amorim (PL), 17%; Danielle Garcia (Podemos),17%; e Laércio Oliveira (PP), 17%.
Lula bem em SE
Sobre a disputa presidencial, o Ipec detectou que Lula (PT) tem 62% e é seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 25%; Ciro Gomes (PDT), 6%; Simone Tebet (MDB), 5%; Vera (PSTU), 1%; e Soraya Thronicke (União Brasil), 1%.
Caminhada de Daniel
O candidato a deputado federal João Daniel (PT) realizou grande caminhada na sexta-feira 30, em Aracaju (SE). O ato, que percorreu ruas e avenidas de Aracaju, contou as presenças do candidato a governador Rogério Carvalho, candidato a senador Valadares Filho (PSB), economista Joao Pedro Stédile (leia-se MST) e da ex-deputada estadual Ana Lucia (PT). Mais de 4 mil participantes.
Carreata de Mitidieri
Fábio Mitidieri, candidato a governador de Sergipe pelo PSD, participou de carreata no interior do Estado. Com aliados e apoiadores, esteve em São Francisco, Aquidabã, Muribeca e Capela.
Opção única
O coronel Mano, o único candidato do PL a deputado federal, gravou vídeo em que pede aos eleitores sergipanos voto para o candidato a governador de seu partido, Valmir de Francisquinho. Desde a sexta-feira o vídeo circula nas redes sociais.
Para mudar
O candidato a governador de Sergipe pelo PSTU, Elinos Sabino, comentou com a coluna que “para transformar Sergipe e tirar nosso Estado da fome, do desemprego, da pobreza, e dos péssimos serviços de saúde e educação, será preciso dizer um não aos políticos que construíram estas mazelas”. Segundo ele, Fábio (Mitidieri) e Rogério (Carvalho) elegeram o desastroso governo Belivaldo e Alessandro representa o genocida Bolsonaro e votou contra os trabalhadores nas reformas de Bolsonaro. A salvação de Sergipe passaria por Sabino.
Otimismo
No PT existe uma avaliação de que o deputado federal João Daniel e a vice-governadora Eliane Aquino, ainda que sub judice, se elegerão para a Câmara Federal.
É só suspeita
Ninguém confirma, mas a compra de voto corre solta por todo o Brasil, incluindo Sergipe. Nas terras do cacique Serigy, quem compra e quem vende voto quase não fala sobre o assunto. Um quer dinheiro e outro quer o voto e isso basta. Mas no vizinho Alagoas o preço do voto está em alta. Os alagoanos mais carentes que moram em Sergipe estão recebendo até R$ 250 para ir para o interior alagoano votar. O comprador mais generoso repõe o valor da passagem de ônibus ou de van.
Água para todos
Rogério Carvalho, candidato a governador de Sergipe pelo PT, colocou entre as suas prioridades garantir e/ou ampliar a oferta de água potável para todos as residências de Sergipe e melhorar os salários dos servidores estaduais com a adoção de reajustes anuais. “Quando governador, não esquecerei os compromissos assumidos em campanha”, comentou.
Preservar Banese
Candidato do Governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri defende que o Banco do Estado de Sergipe (Banese) atue como fomentador da economia sergipana nos próximos anos, com linhas de crédito de incentivo à agricultura familiar, ao turismo, aos programas habitacionais, ao transporte intermunicipal, aos pequenos e jovens empreendedores, para o CrediAgro e o CrediAgro Familiar.