O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) prorrogou até a próxima sexta-feira, 7, o prazo para responder aos questionários enviados a 48 municípios sergipanos em meio à Auditoria Operacional Coordenada em Políticas Públicas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Até o momento, 34 dessas localidades já encaminharam suas informações à Corte.
Focada em municípios situados na região do semiárido e no seu entorno, a medida visa analisar o panorama das suas condições frente à temática da desertificação.
“Esperamos que todos os municípios acionados colaborem para que possamos avançar neste importante trabalho de auditoria”, comenta o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, acrescentando que a ação ocorre de forma conjunta entre cinco Tribunais de Contas do Nordeste, sob a coordenação do TCE da Paraíba.
De acordo com o documento enviado aos municípios sergipanos, a escolha do objeto da Auditoria “justifica-se pelo processo crescente de degradação ambiental que as terras do semiárido brasileiro têm apresentado, denominado de desertificação, em função do clima e das ações antrópicas, prejudicando os solos, os recursos hídricos, o Bioma Caatinga e a qualidade de vida da população”.
Na Corte de Contas sergipana, os trabalhos são conduzidos pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), por meio da Coordenadoria de Engenharia.
Fonte e foto: DICOM/TCE-SE