O povo de Tobias Barreto e itabaianinha estão querendo saber qual a utilidade dos 4 deputados estaduais que elegeram – Dilson de Agripino e Diná Almeida, Zezinho Guimarães e Janier Mota. Esse mau humor em relação aos quatro parlamentares que elegeram se deve ao fato de o DER ter iniciado em setembro do ano passado uma operação tapa de buraco na rodovia que liga de Itabaianinha a Tobias Barreto. As ações foram paralisadas no meio do caminho. Outro tapa buracos de Tobias Barreto pra Poço Verde e também parou no meio do caminho. O inverno vai chegar e essas rodovias vão ficar intransitáveis. “Os nossos políticos precisam fazer alguma coisa pelos municípios que os elegeram. Ou será que eles não têm prestigio junto ao governador Belivaldo Chagas?”, diz o email encaminhado à coluna.
Governar é bom com dinheiro
Que político gosta de governar uma prefeitura sem dinheiro, quebrada? A mesma coisa acontece em relação a ministérios e secretarias, cujos orçamentos mal servem para pagar fornecedores de cafezinho e água. É exatamente por causa disso que muitos políticos estão trocando seu domicílio eleitoral para cidades cujas finanças estejam em boa forma. Nesse sentido, as cidades mais procuradas são Lagarto, Itabaiana, Glória, Itabaianinha, Socorro, Estância, Barra dos Coqueiros, Aracaju, só para citar aquelas que são o objeto favorito da ambição da classe política. O eleitorado do interior vai conhecer muita gente candidata que “nasceu e cresceu” ali, que tem parentes e muitos amigos na cidade desde muito tempo. É por essas e outras que o Brasil precisa de alguma forma de voto distrital.
Lula e Haddad em Sergipe
Entrou na pauta do PT de Sergipe a organização das visitas a Aracaju e algumas cidades do interior (isso ainda vai ser definido) do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidenciável Fernando Haddad . Tem um grupo que deseja a vinda dos dois juntos no final deste mês e um outro que quer Haddad aqui neste ou no próximo mês para um grande ato com presença massiva de professores das redes federal, estadual, municipal e privada e Lula viria em junho, passar o São João ou o São Pedro por aqui. Depois voltaria em setembro, quando poderá ocorrer uma semana de campanha nas capitais nordestinas.
Edvaldo de olho em Márcio
Há comentários de lideranças políticas dando conta de que o prefeito Edvaldo Nogueira deve ficar de olho no pré candidato do PT, Márcio Macedo, e não em pré candidatos de outras agremiações políticas. Disse (e depois pediu para não ser citado) um vereador da capital: Márcio pode crescer. O PT sempre foi bem aceito em Aracaju.
A situação de Valadares Filho
O ex-deputado federal Valadares Filho começou na política pelo alto. No momento está desempregado, sem mandato. Vai tentar novamente ser prefeito de Aracaju, numa competição em que Edvaldo Nogueira, seu arquinimigo, é disparadamente favorito. Talvez o político simão-diense devesse procurar ajuda sobre planejamento de carreiras
políticas. Tomara que essa coluna esteja enganada, mas será difícil, muito difícil, que Valadares Filho saia vencedor. E, para complicar a sua vida, tem um parente também disputando o mesmo posto. Mas vale lembrar que Valadares Filho anda conversando com muita gente, inclusive as principais lideranças dos tucanos.
Mulheres na política 1
No próximo dia 9 de março, das 8h30 às 13h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), ocorrerá o evento Mulheres na política: viabilizando candidaturas. A palestra será aberta ao público e objetiva capacitar mulheres que desejam ser candidatas no pleito eleitoral deste ano. O evento é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Procuradoria Especial da Mulher,a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) e o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
Mulheres na Política 2
Serão abordados quatro temas: às 8h30, “Pré-campanha e Propaganda Eleitoral”, ministrado pela juíza Dauquíria de Melo Ferreira; às 9h30, “Registro de Candidatura”, proferido pela advogada Ana Maria de Menezes; às 11h, “Partidos Políticos e Sufragismo Feminino”, ministrado pela servidora do TRE-SE, Glória Graziele ; e, 12h, “Prestação de Contas e Candidaturas Laranjas”, a cargo da procuradora do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), Eunice Dantas. O encerramento acontecerá às 13h.
Aliança PDT/PSC em Socorro
O deputado federal Fábio Henrique e o ex-deputado federal André Moura se reuniram e firmaram um acordo políticos que prevê a aliança do PDT com o PSC, os partidos que eles, respectivamente, comandam. Isso vigorará em Nossa Senhora do Socorr.
Tempos difíceis
Os trabalhadores desempregados não têm tempo para reclamar que a economia não estágerando os empregos tão esperados com carteira assinada. Sem tempo também para participar de protestos populares nas ruas de Aracaju. Assim, como têm que botar comida na geladeira ou na mesa, têm sido forçados a se lançar na economia informal e de serviços que pode ser percebida por todos os bairros de Aracaju. Uns vendem espetinhos, outros abrem uma banca de acarajé, tem aqueles que passam a vender bolos, cocadas e pastéis em casa, outros usam suas calçadas e as dos vizinhos para vender queijo coalho, manteiga, e assim por diante.
“Resistência e Adesão ao Regime Militar”
Na próxima terça-feira, das 17 às 21 horas, ocorrerá o lançamento de mais um livro do professor Afonso Nascimento. O novo livro se debruça sobre questões surgidas durante o funcionamento da Comissão Estadual da Verdade, relativa às violações dos direitos humanos promovidas pelo regime militar. As dezenas de depoentes que participaram das oitivas no Museu da Gente Sergipe estão convidadas e também políticos, pesquisadores do tema, estudantes e professores em geral e, especialmente, os colegas de trabalho do professor Afonso Nascimento na referida comissão. De acordo com o autor, ele quer que esse lançamento seja entendido como um ato cívico em defesa da democracia brasileira. O livro tem por título “Resistência e Adesão ao Regime Militar” em Sergipe.
Qualificação para engenheiros
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai promover reunião com os engenheiros das prefeituras de Arauá, Canhoba, Capela, Carmópolis, Cedro de São João, Cristinapólis,
Frei Paulo, Gararu, Itabi, Itaporanga, Japoatã, Laranjeiras, Macambira, Malhador, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Poço Verde, Propriá, Riachão do Dantas e Santa
Luzia do Itanhy. O evento, que acontecerá no próximo dia 11, das 9h às 16h, é uma iniciativa para a capacitação técnica visando a elaboração de projetos do sistema de
abastecimento de água. A Funasa investirá R$ 19,5 milhões em projetos desta natureza em Sergipe.
Coronavírus: Gripe forte e letal
O coronavírus é, aparentemente, uma gripe mais forte, podendo ser letal. Ele não ataca somente pessoas, mas as economias nacionais. As projeções de crescimento da economia mundial e dos PIBs nacionais têm sido para baixo. Pensando assim, não é exagero encontrar pessoas usando máscaras enquanto fazem compras nos supermercados de Aracaju.
Parada em Salgado
Moradores de Salgado informaram à coluna que é comum ônibus parar na rótula da entrada da cidade, perto do posto de revenda de combustível. Disseram também que
desconhecem registros de atropelamentos na área. Mas há quem afirme que o ponto éperigoso.