Coluna Primeira Mão

Fábio Mitidieri: questão de compromisso

O governador eleito de Sergipe, Fábio Mitideiri, comentou com a coluna na tarde deste domingo que é um compromisso seu recriar algumas secretarias e criar outras, a exemplo da secretaria de esportes, de meio ambiente e das mulheres

O MPF/SE e os manifestantes

Consultado pela coluna, o Ministério Público Federal de Sergipe (MPF/SE) informou que requisitou instauração de Inquérito à Polícia Federal em 23  de novembro sobre a presença de manifestantes golpistas na praça em frente ao quartel do 28 BC, unidade militar do Exército Brasileiro, em Aracaju. O MPF ainda aguarda a conclusão da investigação policial para adotar as medidas cabíveis. Enquanto isso, ocorrem intimações e prisões em outros estados do Brasil.

Desmembramento de secretarias

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, encaminhou à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), um Projeto de Lei Complementar Substitutivo que prevê o desmembramento da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), constituindo assim a Secretaria Municipal do Turismo (Setur) e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde). Desta forma, o Turismo em Aracaju passará a ter uma pasta exclusiva ao segmento.

Diplomação 2ª feira

Será nesta segunda-feira, às 19h, o ato de diplomação do goernador eleito, Fábio Mitidieiri, e seu vice, Zezinho Sobral. Também serão diplomados o senador eleito, Laércio Oliveira, os 8 deputados federais,  24 deputados estaduais e os suplentes. O evento será realizado no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, com início às 17h.

Pasta exclusiva ao turismo

A propositura especifica que a Setur terá, por finalidade, “programar, organizar, executar e acompanhar, direta e indiretamente, a política do Governo Municipal relativa ao desempenho, expansão, desenvolvimento e planejamento das atividades de turismo, e das demais atividades relacionadas com esses e outros assuntos que constituem suas áreas de competência”.

Organizações comemoram

Para entidades e organizações dos diversos setores de turismo na capital, o desmembramento irá promover avanços significativos para a economia da capital, com resultados amplos até mesmo ao Estado de Sergipe.

Diplomação 2ª feira

Será nesta segunda-feira, às 19h, o ato de diplomação do governador eleito, Fábio Mitidieiri, e seu vice, Zezinho Sobral. Também serão diplomados o senador eleito, Laércio Oliveira, os 8 deputados federais,  24 deputados estaduais e os suplentes. O evento será realizado no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, com início às 17h.

Famílias de SE no Natal sem fome

A campanha “Natal sem Fome”, da Ação da Cidadania, iniciou neste domingo a distribuição de mais de 1.500 toneladas de alimentos para 150 mil famílias carentes de todo o Brasil. Do total arrecadado, pelo menos 130 toneladas de alimentos serão entregues em cidades do Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Sergipe, que foram recentemente atingidas por chuvas que desabrigaram milhares de pessoas.

Um Forrobodó

O ex-deputado Jorge Araujo discorda da opinião do vereador Fabiano Oliveira ao sugerir a transferência do local do Forró Caju da Praça do Mercado para a Orla da Atalaia. Na opinião de Jorge Araujo, o Forró Caju já é uma tradição naquele local. Até porque privilegia toda a comunidade da zona norte de Aracaju. Lógico, diz Jorge Araujo, talvez eu não seja a pessoa mais preparada para discutir questão de eventos com Fabiano Oliveira, mas fica aqui minha opinião: transferir o Forró Caju para a Orla da Atalaia não me parece uma boa ideia. Prejudica a comunidade da zona norte de Aracaju, que tem acesso mais fácil às praças do Mercado Central. É preciso também lembrar que na Orla da Atalaia o Estado já promove há alguns anos a VILA DO FORRÓ.

Desarmar, já!

Seria bom para Sergipe a realização de uma intensa campanha de desarmamento para a redução da criminalidade e desorientar a bandidagem. No Estado, quem menos tem armas são os policiais e outros segmentos que trabalham na proteção da população.

Não sabe

Amigos do secretário de Estado da Educação (Seduc), Josué Modesto dos Passos Subrinho, comentam muito a possibilidade dele vir a ocupar um cargo federal na esfera do MEC. Mas, quando indagado, ele sempre diz: “não estou sabendo disso”.

Seduc

Na Seduc, os comentários dão conta da ida do futuro vice-governador, Zezinho Sobral, para a pasta.

Orçamento secreto 1

Do senador Alessandro Vieira (PSDB), no twitter: “A presidência do Congresso Nacional atropela a Constituição e o bom senso para se manter agarrada às benesses do Orçamento Secreto. Vamos judicializar novamente essa resolução ilegal e imoral. Orçamento não deve servir a projetos mesquinhos e personalistas, deve servir ao Brasil”.

Orçamento secreto 2

E acrescentou: “Apesar do voto cristalino da ministra Rosa (STF), os líderes do Congresso vão tentar aprovar o Orçamento Secreto 3.0, com uma nova resolução que tenta maquiar a apropriação do orçamento público. É preciso que a sociedade entenda e se mobilize. Esse mecanismo é destrutivo para o Brasil”.

Contas aprovadas 1

A 15 dias da posse, o governador eleito Fábio Mitidieri e o vice Zezinho Sobral tiveram as contas de campanha aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). A Assessoria jurídica dos candidatos ratificou a lisura da prestação de contas apresentada e reforçou que os questionamentos da Unidade Técnica do TRE-SE foram explicados de  acordo com a legislação eleitoral.

Contas aprovadas 2

Os candidatos gastaram R$ 7.336.728,80 na campanha e foram eleitos com 623.851 votos, equivalente a 51,7% dos votos válidos. Aos 45 anos, Fábio chega ao Palácio dos Despachos com plano de Governo focado na geração de emprego, transferência de renda e descentralização de serviços de saúde.

Divórcios 1

O fim do isolamento social causado pela Covid-19 e o retorno das famílias à normalidade de suas rotinas de trabalho e estudo podem ser algumas das razões que fez com que o número de divórcios realizados em Cartórios de Notas em Sergipe, que havia crescido em 2020, primeiro ano da pandemia, caísse 8,1% nos 11 primeiros meses de 2022.

Divórcios 2

Em números absolutos foram 339 divórcios em Cartórios de Notas entre janeiro e novembro deste ano, frente a 369 em 2020, justamente no ano que marcou o início da pandemia no país, e que obrigou a adoção de medidas de isolamento social por boa parte dos governos em território nacional. Os meses com maiores quedas foram outubro, março e julho.

Rolar para cima