Pelé, Sergipe e o caranguejo
Na década de 1970, em uma de suas visitas ao Estado, Pelé foi alvo de polêmica que, inclusive, motivou duras críticas da imprensa. Ele teria criticado o hábito gastronômico dos aracajuanos de comer muito caranguejo e dito que ele não gostava do crustáceo. As críticas, mais intensas nas emissoras de rádio, levaram a Assembleia Legislativa de Sergipe a suspender a entrega de título de cidadania sergipana, honraria que lhe seria feita no Batistão antes do jogo do Santos contra o Sergipe. Aparentemente, ele não deu muita importância para o fato. Mas no jogo, que a equipe de SP venceu por 9 a 1, ele foi autor de 4 gols e os dedicou aos sergipanos, que optaram por aplaudir o “rei”.
Esvaziando a praça do quartel
Sem golpe, os golpistas instalados na praça em frente ao quartel do 28 BC, em Aracaju (SE), já estão esvaziando o espaço. Foram para casa ver a posse de Lula lá, em Brasília, pela TV. Neste domingo estavam por lá no máximo 40 pessoas. Em outros dias chegaram a até 400.
Nitinho é lembrado
O vereador Nitinho Vitale, pelo seu excelente desempenho como presidente da Câmara Municipal, credencia-se como uma opção para o PSD nas próximas eleições de 2024. Nitinho é um nome bastante competitivo para a Prefeitura de Aracaju.
Calçadão
Há reclamações por parte de aracajuanos e alguns turistas sobre as condições do calçadão da orla de praia de Atalaia. Muitas pedras (portuguesas?) soltas e buracos que causam tropeços e quedas a quem por lá anda.
Posse na Câmara
O vereador Ricardo Vasconcelos Silva assume nesta segunda-feira, 2, a Presidência da Câmara de Aracaju. Ele substituirá Nitinho Vitale. Vasconcelos terá como vice Fabiano Oliveira, 1º secretário Carlos Eduardo Lima, 2º secretário Aldeilson Soares e 3ª secretária Sheyla Galba. A cerimônia será às 15h30, no Plenário da Câmara.
Jorge e Jorginho
Eleito em 1998 para a Assembleia Legislativa de Sergipe, o então deputado estadual Jorge Araujo foi convidado pelo governador eleito Albano Franco, ambos do PSDB, para assumir o comando da Secretaria da Casa Civil. Aceitou e levou ao seu ato de posse, em janeiro de 1999, os filhos Isabela e Jorginho, que lhe observava com ar desejoso de ser empossado no lugar do pai – ou, quem sabe, pensando coisa do tipo “eu sou você amanhã”. E agora, 23 anos depois, Jorginho assumirá a Casa Civil do governo Mitidieri nesta segunda-feira, 2. Olhos nos olhos do Jorge pai.
Dias de posses 1
O domingo, 1, acontecerão as posses do presidente Lula, em Brasília, e dos governadores de Estado em cada uma das unidades da federação, entre as quais Sergipe, que terá como chefe do Executivo Fábio Mitidieri. A solenidade acontecerá às 15h, na Assembleia Legislativa.
Dias de posses 2
Na segunda-feira, 2, serão empossados os ministros de Lula e os secretários de Estado de Mitidieri. O ato de Sergipe será no Teatro Atheneu, às 10h.
Lagarto em queda 1
Dados do Caged, do Ministério da Economia, revelam que Sergipe encerrou o mês de novembro com a abertura de 1.266 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano (com ajuste), foram geradas 12.906 vagas. Já os últimos 12 meses (com ajuste) acumulam 12.258 postos gerados. O estoque de empregos no mês ficou em 296.552 postos. Os dados foram analisados e divulgados pelo Observatório de Sergipe/Superplan.
Lagarto em queda 2
Lagarto é a cidade que mais perdeu emprego no Estado. Foi o que apontou os dados, revelando que dos 1.266 empregos com carteira assinada gerados no mês de novembro em Sergipe Lagarto perdeu 65 dos que já tinha, ficando como o município com o pior saldo de todos. Os municípios que mais geraram foram Aracaju (1.020), Estância (116) e Itabaiana (78).
Fase de crescimento
Lembra daquelas bodegas da periferia de Aracaju que cresceram e passaram a ser chamadas de armazéns? Pois bem, depois do auge da pandemia de covid-19, nos anos de 2020 e 2021, continuaram crescendo e agora são tratadas pela população dos bairros como “mercadinhos”. Realmente, ampliaram a variação de produtos, continuam com os preços mais baixos e agora duplicaram a área de comercialização (adquiriram imóveis vizinhos).
2.400 desempregados
Cerca de 2.400 ocupantes de cargos comissionados no governo do estado de Sergipe perderam os seus CCs na semana passada e estão na disputa pelo retorno juntamente com muitos desejosos por um “espacinho” de trabalho e um bom salários para sobreviver. Por causa disso, os políticos das esferas dos poderes Executivo e Legislativo andam recebendo muitos currículos e até mesmos bilhetes e pedidos presenciais por onde andam. Só jornalistas e radialistas são cerca de 100 de olho nas possíveis vagas.