Apoiado pelo Governo do Estado, o evento também tem grande importância para o fortalecimento do turismo
A retomada presencial do Encontro Cultural de Laranjeiras em 2023 marca o compromisso do Governo do Estado em contribuir para o desenvolvimento cultural de Sergipe. O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, esteve na abertura do evento, na sexta-feira, 6, quando participou do cortejo cultural com apresentações folclóricas pelas ruas da cidade. Ele enfatizou a importância do evento para o fortalecimento do turismo.
O secretário acompanhou o cortejo cultural com apresentações folclóricas pelas ruas da cidade. Na ocasião, ele enfatizou a importância do evento para o fortalecimento do turismo no estado. “A retomada presencial do Encontro Cultural de Laranjeiras em 2023, marca o compromisso do Governo do Estado em contribuir para o desenvolvimento cultural e turístico de Sergipe”, afirmou Marcos Franco.
Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com a Prefeitura de Laranjeiras, a 48ª edição do Simpósio do Encontro Cultural teve o tema “Teatro Popular: Suas Vertentes e Gestão Cultural”, que agregou a cultura e a tradição das manifestações populares daquele município.
A programação deste ano trouxe uma novidade: o I Festival de Cultura Popular e Arte dos Reis (Fecpar), um evento simultâneo com apresentações de teatro, dança, música instrumental, sarau, procissão e exposição.
Marcos Franco destacou que o Encontro Cultural de Laranjeiras tem grande importância ao valorizar centenas de artistas sergipanos, a exemplo de integrantes de grupos folclóricos, como os brincantes Mestre Zé Rolinha e Nadir, além de atores, poetas e dançarinos. “Essa riqueza popular movimenta nosso turismo interno, atrai visitantes de outros estados e até de outros países, que aproveitam esse momento único para apreciar o que temos de melhor a oferecer: a riqueza cultural do nosso povo”, salientou.
Manifestações folclóricas, como a Chegança e o Samba de Pareia, são exemplos da cultura popular preservada por homens e mulheres de Laranjeiras, como salientou o vice-governador e secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral. Ele ressaltou a necessidade de não deixar essa tradição acabar. “Que possamos repetir essa grande festa por mais 48 anos ininterruptos”, almejou.
O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto, por sua vez, enalteceu a realização do Encontro Cultural após dois anos da pandemia da Covid-19, firmando-se como o maior acontecimento a céu aberto da cultura popular brasileira.
Ele destacou, também, o caráter eclético do evento, que contempla todos os públicos e gerações ao reunir atividades diversas, como apresentações teatrais, de dança, grupos folclóricos, festivais, shows de artistas locais e nacionais, oficinas, mostras e exposições.
Conceição Vieira, agora ex-presidente da Funcap, disse estar feliz por concluir a participação dela na cultura do estado num evento da importância e do porte do Encontro Cultural de Laranjeiras. “Parabenizo o prefeito Juca por proporcionar condições para a realização dessa festa de cultura de massa, dando estrutura e condições para os grupos populares participarem uniformizados, com roupas novas, assim como viabilizar estrutura para o Simpósio do Encontro”, declarou. No lugar de Conceição Vieira, vai assumir a cantora e jornalista Antônia Amorosa.
(Da assessoria)