Foi em 1892 que a Constituição Estadual, no seu artigo 37, estabeleceu a criação do Poder Judiciário de Sergipe. O então chamado Tribunal de Relação foi instalado em 29 de dezembro de 1892, em sessão solene no Palacete da Assembleia Legislativa. Para celebrar seus 130 anos, será lançado na próxima terça-feira, 24/01, o livro ‘Justiça, Memória e Cidadania: 130 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe’, às 17 horas, no Palácio Tobias Barreto, localizado à Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju.
Além do lançamento do livro, a solenidade contará com entrega da Comenda Colar do Mérito Judiciário; descerramento da placa em homenagem aos 130 anos do TJSE; aposição do retrato do Des. Antonio Xavier de Assis Júnior, Presidente do Poder Judiciário de Sergipe na gestão 1977-1978, quando o Palácio da Justiça foi construído; palestra ministrada pelo Juiz José Anderson Nascimento; e apresentação do coral da Academia Sergipana de Letras.
Organizado por Sayonara Viana, Diretora do Memorial do Judiciário, e pelo Juiz aposentado e Presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, o livro sobre os 130 anos do TJSE teve como missão coletar dados de fontes documentais e iconográficas para construir a cronologia correspondente à atuação dos ex-presidentes e ao surgimento dos novos órgãos da estrutura administrativa.
“Dessa forma, os leitores terão a oportunidade de conhecer a trajetória da Justiça no território de Sergipe D’El Rey desde a Colônia até a República, considerando primeiro a Capitania, depois a Província de Sergipe e, posteriormente, o Estado. Esse livro é uma iniciativa muito relevante da gestão do Desembargador Edson Ulisses de Melo porque não só marca uma data importante, como deixa para as futuras gerações a história do Judiciário sergipano”, comentou Sayonara Viana.
Da assessoria