Coluna Primeira Mão

Amigos da onça

Alguns amigos do ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PL) insistem em comentar publicamente a possibilidade dele disputar a Prefeitura de Aracaju ou a de Nossa Senhora do Socorro.  Isso evitaria que ele tirasse do páreo em sua terra natal o atual prefeito de Itabaiana e seu correligionário, Adailton Sousa. Mas será que Valmir tem reais chances de vitória nesses dois municípios? Há pesquisa circulando que o aponta com bom desempenho em Socorro, mas muitos políticos avaliam que na terra do Padre Inaldo Valmir é um estranho no ninho.

Ex-emedebistas desejam voltar para o partido

Lembra daqueles emedebistas que deixaram o partido para se viabilizarem candidatos a cargos eletivos em 2022? Pois é, a quase totalidade deles – eleitos e não eleitos – deseja voltar para o MDB e de vez em quando conversa sobre o assunto, Mas, como lembra o deputado estadual Garibalde Mendonça (ex-MDB e hoje PDT), não há qualquer janela aberta para possibilitar isso. Quem trocar de partidos sem uma motivação justificável (brigas internas e discordâncias em relação a linha de ação, entre outras) pode perder o mandato. Agora é preciso dar tempo ao tempo.

Rolo compressor

Contando com o apoio de mais de dois terços das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Sergipe, a bancada governista impôs chapa única para o comando da Casa, que será definido no início de fevereiro, na volta das atividades do parlamento estadual. A oposição até que pensou em se articular, mas percebeu que não tinha forças para isso. “Não conseguimos”, lamentou o deputado Georgeo Passos, do Cidadania.

Rogério denuncia

O senador Rogério Carvalho usou o seu twitter para falar sobre o pagamento do Bolsa Família e a dificuldade que o governo Bolsonaro gerou para inviabilizar o benefício: “É importante o povo saber que maldosamente o antigo governo prejudicou os arquivos do Ministério do Desenvolvimento Social. Mesmo assim, começa hoje (ontem) o pagamento do Bolsa Família”.

Neto de Lula

A concessão de um CC do Governo de Sergipe para João Gabriel Lula da Silva, neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gerou uma série de boatos e o principal deles é o de que o PT sergipano estaria se aproximando da gestão de Fábio Mitidieri. Alguns petistas avaliam que sim, mas muitos outros entendem que não. O nome de João Gabriel estava na lista de contratações como assessor extraordinário III na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, com uma remuneração de R$ 1.575, mas com direito ainda a receber gratificações que podem aumentar este valor. Comenta-se à boca-miúda que mais gente ligada a Lula vai pegar um carguinho melhor que o do neto. Aguarde!

Prestigiada

No bloco político governista comenta-se muito o nome da deputada federal Katarina Feitoza como nome forte para a sucessão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.  Ela era vice-prefeita de Aracaju e em 2022 se elegeu deputada federal por Sergipe, com 38.135 votos.

Fábrica abandonada será reativada

O secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, acompanhado do superintendente-executivo da pasta, Marcelo Menezes, visitou na sexta-feira, 20, a fábrica de cimento da IRO Indústria de Reciclagem e Comércio de Materiais de Construção Ltda, localizada em Nossa Senhora do Socorro. O objetivo da visita foi verificar os preparativos para o início dos trabalhos de revitalização do complexo industrial, que se encontra totalmente paralisado há mais de sete anos. A planta, que pertenceu ao Grupo João Santos e operava com a marca Nassau, foi arrematada em leilão em julho de 2022 pelo Grupo Polimix, que já opera em Sergipe uma unidade em Pacatuba com a marca de cimento Mizu.

Demitidos sem indenizações

Desde 2015, quando paralisou as atividades da unidade industrial em Nossa Senhora do Socorro, o Grupo João Santos, que produzia o cimento Nassau, deixou a área toda abandonada e os ladrões levaram máquinas, equipamentos e toda a fiação elétrica do prédio. Reativar a indústria vai dar muito trabalho. O fechamento causou mais de 450 demissões e esses pessoal cobra até hoje os seus direitos trabalhistas.

Pautas nordestinas 1

Na sexta-feira, 20, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, de reunião com todos os governadores do Nordeste, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. O encontro teve por objetivo  foi a definição de pautas conjuntas que serão apresentadas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de carta assinada pelas governadoras e governadores dos nove estados da região, reafirmando o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do Nordeste.

Pautas nordestinas 2

“Essa união dos estados do Nordeste fortalece a nossa relação e nosso pleito junto ao Governo Federal. Sergipe tem três pautas pré-definidas: a ampliação da BR-101, o canal de Xingó – que é um sonho do povo nordestino e do povo sergipano, pois vai ser a redenção do nosso sertão – e a ponte que liga Neópolis a Penedo, Sergipe a Alagoas, que vai ser importantíssima para o desenvolvimento do nosso turismo. Outras pautas, como o ICMS, devem ser discutidas, porque é relevante para nossa economia e para o equilíbrio orçamentário fiscal de Sergipe e do Nordeste”, destacou Fábio.

É estranho

Por que todas as ajudas do Governo Federal para os índios Xocó de Sergipe estão sendo feitas via Alagoas e não direcionadas para os órgãos assistenciais do Estado em que eles moram?

Funasa esquecida

Os 26 servidores da Fundação Nacional de Saúde (Fuasa) em Sergipe andam muito irritados com as notícias que dão conta da extinção do órgão Na semana passada eles realizaram um ato em defesa da fundação e nesta segunda-feira farão uma assembleia geral e um outro ato em sua sede, onde esperam a solidariedade dos políticos. Na terra do cacique Serigy o quadro funcional da Funasa é pequeno, mas a fundação tem mais de mil aposentados por aqui, porém essas vagas não foram preenchidas.

Investimentos

A empresa Polimix, que produz em Pacatuba o cimento Mizu e adquiriu a cimenteira do Grupo João Santos, em Nossa Senhora do Socorro, tem interesse em realizar operações por cabotagem no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB).

Feiras de livros

Com pouco dinheiro no bolso, muita gente anda frequentando as feiras de livros nos bairros de Aracaju para garantir preços menores por livros usados para seus filhos em idade escolar.

Rolar para cima