É preciso fiscalizar o exercício da profissão em todo Estado, defende sindicalista
Irma Karla/ Presidente o Sindicato dos Guias de Turismo em
Para comemorar o 10 de maio, Dia do Guia de Turismo, o sindicato da categoria realizará seminário no auditório do Sebrae, em Aracaju. O evento terá como palestrantes Fábio Coriolano, mestre em sistemas de computação, que explorará o tema “A Importância do Marketing Digital para os Guias de Turismo”, e Márcio Cardoso Lima, coordenador do Programa de Educação Previdenciária do Nordeste, que falará sobre “Os Direitos e Deveres Previdenciários para os Guias de Turismo”. O seminário é para os guias sindicalizados.
A seguir uma pequena entrevista com a presidente do Singtur, Irma Karla.
Eugênio Nascimento
PM – Quantos são os guias em atividade no Estado?
IK – Em Sergipe são 433 credenciados no Ministério do Turismo. Mas temos guias atuando ilegalmente. Os filiados ao sindicato são 90.
PM – Os guias têm motivos para comemorar o seu dia?
IK – Este ano temos muito mais a comemorar, já que a profissão completa 30 anos de regulamentação federal. Precisamos que no Brasil o Turismo seja de excelência, seja em qualquer destino. Porque o Guia de Turismo é um vendedor de sonhos, cheiros, sabores e cores, quando usa o poder de sua oratória. O trabalho do Guia de Turismo vai muito além do acompanhamento nas viagens. Ele é o embaixador do DESTINO, um divulgador das belezas, cultura, gastronomia e história que só um bom Guia de Turismo sabe, para encantar seus clientes.
PM – Como se prevenir dos falsos guias?
IK – Estamos alertando a sociedade n sentido de que ao planejar uma viagem, é bom fugir das propagandas enganosas e da clandestinidade. Da mesma forma que se deve evitar o auto medicamento e procurar um médico, também para se fazer uma viagem faz-se necessário procurar um profissional capacitado e cadastrado no MTur, que deve ser consultado para orientar, sugerir e elaborar o roteiro, evitando perda de tempo e outros possíveis dissabores.
PM – Sergipe tem bons atrativos para o turismo? Quais?
IK – Tem sim. Os mais procurados e com melhor infraestrutura são:
– Cânions de XINGÓ
– Foz do São Francisco
– Praia do Saco
– Lagoa dos Tambaquis
– Crôa do Goré e Ilha dos Namorados
– Parque dos Falcões
– Teleférico no Parque da Cidade
– Oceanário de Aracaju
– Museu da Gente Sergipana
– Eco Parque Timbó
PM – O custo Sergipe para os turistas é caro?
IK – Depende… Porque em outros Estados o valor é muito maior. Sergipe oferece, por exemplo, alimentação de qualidade por preço bem menor do que aqueles praticados por vários outros estados. Então, aqui é bem melhor.