Emenda de João Daniel vai recuperar trilha do “Vale dos Mestres”, em Canindé do São Francisco
Uma emenda impositiva do deputado federal João Daniel (PT/SE) ao Orçamento Geral da União (OGU) vai garantir a liberação de R$ 1,2 milhão para a execução do projeto de recuperação da trilha do “Vale dos Mestres”, que está interditada, em Canindé do São Francisco a 192,6 km, via SE-230.
Para viabilizar a emenda, foi feito um projeto com participação do Iphan e MPF, Incra e Prefeitura de Canindé. “Os recursos já estão assegurados e serão empenhados em breve”, garantiu o parlamentar.
Vale dos Mestres é um nome que designa a trilha que segue por terra por cerca de 1.200 metros pela caatinga na margem sergipana do Rio São Francisco. A área é muito visitada por estudiosos, curiosos e pessoas que curtem caminhadas em espaço de natureza pura Lá tem muitas pinturas rupestres. Faz parte do complexo do Velho Chico entre Sergipe e Alagoas. A caminha termina com um delicioso banho nas límpidas águas do rio.
Um participante assim descreveu o acesso ao “Velho Chico” no final da caminhada: “Uma piscina natural, água morna e cristalina, na altura do tórax, com areia branquinha no fundo, cercada por paredes rochosas coloridas, muita vegetação e pedras de uma beleza indescritível. É um local para passar um dia inteiro desfrutando deste paraíso, deixar o tempo passar e se sentir em verdadeiro sonho. Uma verdadeira obra prima da natureza”.