A Unigel, empresa que explora a produção de amônia, ureia e sulfato de amônia em Laranjeiras (SE), vai paralisar as suas atividades no dia 1º de junho, quando entra em período de hibernação e “Lay Off”, o que pode significar demissões em massa.
A decisão da Unigel foi comunicada aos seus empregados, que ficarão em casa a partir do próximo mês. Somente terá acesso ao local de trabalho o pessoal da portaria e de manutenção de equipamentos.
A empresa informou para o seu pessoal que o funcionamento está inviabilizado por conta do elevado preço cobrado pelo abastecimento do gás, que garante a sua produção.
Em Sergipe, a empresa tem cerca de 500 empregados e capacidade para produzir 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio por ano.
A Unigel é uma das maiores empresas químicas do país, com posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados na América Latina. Fundada em 1966, a Companhia está estrategicamente localizada no Brasil (nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo) e no México (nos Estados do México, San Luís Potosí e Veracruz).
O termo lay-off é derivado da língua inglesa é usado para descrever uma situação de suspensão temporária do contrato de trabalho, seja por falta de recursos financeiros (pagamento de salários), seja por falta de trabalho/atividade que ocupe toda a mão de obra da empresa. Isso poderá significar o pagamento de salários com valores reduzidos e até mesmo demissões em massa.