Bancada de SE não apoia impeachment
Nenhum deputado federal ou senador por Sergipe subscreveu o pedido de abertura de processo de investigação e impedimento (impeachment) do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Luiz Roberto Barroso disse em congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), após ser vaiado, que “nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo, para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”. Nada demais. Mas para os deputados e senadores que assinam o pedido, Barroso exerceu atividade político-partidária e cometeu crime de responsabilidade durante discurso no evento ocorrido (UNE) em 12 de julho.
Deve, não nega, mas paga quando puder
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Sergipe tomou como surpresa a informação divulgada em veículos de imprensa na tarde desta quarta-feira, 19, acerca de uma autorização judicial para leilão de bens da sede do partido. O estranhamento do partido sobre a informação divulgada se dá pelo contexto de pagamento de aproximadamente 60% da dívida junto à empresa credora. O débito restante já foi alvo de diversas tentativas de acordo pelo partido, as quais foram recusadas pela mesma empresa.
A reestatização dos fertilizantes, o caso Unigel/SE-BA
A CNN Brasil divulgou: retomada da produção em duas fábricas brasileiras pode reduzir em 80% importação de fertilizantes. Não se trata das fábricas de Sergipe e da Bahia, sob o comando da Unigel. As indústrias em questão são a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) e a conclusão das obras da Fafen Mato Grosso do Sul (Fafen-MS). Com a possível retomada, logo em breve, das fábricas da Bahia e de Sergipe, a expectativa é que a necessidade de importação de fertilizantes nitrogenados pelo Brasil caia para algo em torno de 10% a 15%. Além de reduzir a dependência de importações, a meta é ampliar a participação do Estado na produção nacional.
SE tem muitos imóveis irregulares
Cerca de 60% dos móveis de SE estão ilegais, ou seja tem problemas com as escrituras . O percentual é elevado e preocupa os cartórios, que desejam a regularização das posses. Mas é uma situação que atinge todo o Brasil, onde 40 milhões dos imóveis têm algum tipo de irregularidade.
Os quilombos de SE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga na próxima quinta feira, 27, pela primeira vez o censo dos quilombos de todo o Brasil, inclusive a situação de Sergipe.
Concurso para Seduc e PM
O governador Fábio Mitidieri anunciou no decorrer da semana que se encerra neste sábado, 22, que pretende realizar concurso para Seduc e PM, mas não disse para quando. A coluna apurou que estão sendo feitas avaliações e estudos que serão concluídos neste segundo semestre ou início do ano que vem. Mas ainda não se sabe sequer o número de vagas que precisam ser preenchidas. Então, aproveite e vá estudar. Ainda dá tempo.
Matrículas em alta
Conforme divulgou a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), no período de 2016 a 2022 foi registrado um aumento de 750% no número de matrículas do ensino integral, colocando o Estado de Sergipe como referência no crescimento desta modalidade no país. Enquanto a média nacional é de 20,4%, em Sergipe esse índice atinge 30,7% deste público estudantil. Em primeiro lugar aparece Pernambuco com 62,5%. Em seguida está Paraíba com 57,8% e Ceará com 42,1%.
Ensino integral
Ainda segundo a Seduc, das 318 escolas estaduais 96 são em tempo integral (11 de ensino fundamental, três de ensinos médio e fundamental, seis de ensino profissionalizante e 76 de ensino médio integral). A previsão é chegar a 156 unidades nos próximos anos. Agora vai!
Ainda bem!
Sergipe nem ganha e nem perde deputados federais com o projeto de lei que ajusta o percentual por Estado, após a divulgação dos dados do Censo 2022. Os oito ficam em Brasília.
Rodrigo reage 1
Após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar pedido para que todas as redes sociais em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem conta enviem um arquivo com a lista completa e os dados de identificação de todos os seguidores dele, o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) rebateu a posição da procuradoria.
Rodrigo reage 2
“É preocupante o pedido da PGR, e esbarra no exercício de liberdade de cada cidadão brasileiro. Não vejo outro viés, a não ser de intimidar os milhões que os seguem”, aponta.
E destaca. “A democracia à beira do caos. Nem o Lula no auge da investigação do seu nome ligado à maior corrupção do país teve isso. Essa perseguição política não irá diminuir a força do Bolsonaro nas redes”.
Língua afiada
Muita gente do interior de Sergipe comenta sempre que essas patróis e tratadores que são dadas aos municípios, através de emendas ao Orçamento Geral da União (OGU), são muito usadas para abrir ou melhorar ruas que dão acesso às fazendas ou sítios de prefeitos, vices, vereadores e outros amigos do chefe do Executivo municipal.
Uma grana boa
Sergipe herdou algo em torno de R$ 24 milhões do extinto orçamento secreto. Esse dinheiro já chegou ou vai chegar.
Ponto facultativo
O Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju decretaram ponto facultativo nesta segunda-feira, 24, quando a seleção feminina brasileira enfrenta o Panamá, às 8h.
Violência em Sergipe
Aracaju registrou 198 mortes violentas intencionais. As mortes decorrentes de intervenção policial chegaram a 40, ou seja, 20,2% das mortes intencionais, acima da média nacional, de 12,9%. Nossa Senhora do Socorro, com 87 mortes violentas, e Itabaiana, com 51, aparecem no listão nacional.