O governador Fábio Mitidieri participou nesta sexta-feira,18, das celebrações pelos 100 anos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Na oportunidade, Fábio foi homenageado com a medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia ‘Professor Antônio Tavares de Bragança’, a mais alta condecoração da instituição.
O ITPS é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Um dos serviços do Instituto é a implementação de práticas de defesa ao consumidor na área da metrologia. O órgão também é uma das poucas entidades do Nordeste que realiza a análise foliar, procedimento que permite o estudo dos nutrientes a partir das folhas.
Na solenidade, o governador ressaltou a relevância do órgão, que desempenha um importante papel no desenvolvimento tecnológico e tem realizado pesquisas fundamentais para o avanço científico de Sergipe. “Quero parabenizar o nosso presidente Kaká Andrade pelo belíssimo trabalho que tem feito à frente do ITPS, que é um parceiro da tecnologia e do desenvolvimento econômico do nosso estado, a exemplo do nosso agronegócio. Se não fosse o ITPS, talvez a gente não tivesse hoje os resultados que temos em questão de análises de solo, assim como em tantas outras pesquisas realizadas”, considerou.
“É um órgão acreditado ao Inmetro, com respaldo nacional, que garante respeito e credibilidade. Portanto, é um órgão dos mais importantes, que faz Sergipe crescer e se desenvolver. Se não fosse a presença do ITPS nesses cem anos de história, nós não estaríamos onde estamos hoje”, acrescentou Fábio Mitidieri.
Para o presidente do ITPS, Kaká Andrade, os avanços desenvolvidos na área da ciência, tecnologia e pesquisa reforçam a importância do órgão para o desenvolvimento social e econômico. “O ITPS tem sua história marcada pelos excelentes serviços prestados à sociedade sergipana e ao desenvolvimento científico tecnológico e socioeconômico do estado. Foi pioneiro no desenvolvimento da ciência e tecnologia em Sergipe e no Brasil, juntamente com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e o Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro”, pontuou.
Além disso, ele reforçou que o Instituto atua em diversas áreas. “Nos dias de hoje, o ITPS, já reconhecido como uma das principais instituições de ciência e tecnologia do Brasil, atua realizando análises laboratoriais, sendo uma ferramenta fundamental do governo para o apoio a pequenos, médios e grandes agricultores, cooperativas, indústrias, órgãos fiscalizadores, órgãos de saúde a sociedade sergipana e a sociedade sergipana”, detalhou Kaká Andrade.
O Instituto também mantém parceria com órgãos como a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese).
Homenagem
A Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia ‘Professor Antônio Tavares de Bragança’ é uma forma de reconhecimento e valorização da ciência, tecnologia e inovação como principais ferramentas de desenvolvimento de uma nação. Nesse sentido, o governador Fábio Mitidieri foi homenageado em reconhecimento ao envolvimento no desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Sergipe.
“Fico feliz por esse reconhecimento e do governo que começa agora, e que tenta dar uma visão de trabalho, avanço e desenvolvimento. Eu tenho o propósito de fazer um governo de geração de emprego, que traga modernidade para a gestão, e o ITPS fará parte disso”, agradeceu, enfatizando os investimentos realizados pela gestão estadual na área durante os últimos meses.
Importância
Karina Magna Leão é pesquisadora do ITPS há quinze anos. Doutora em Alimentos e Nutrição, atualmente a pesquisadora coordena pesquisas desenvolvidas no Instituto de Tecnologia, a exemplo dos estudos com mananciais e bacias do rio Sergipe. Para ela, o órgão desempenha um papel fundamental para a pesquisa e tecnologia no país.
“O ITPS é uma casa de ciência que desenvolve seus serviços para atender não apenas a sociedade sergipana, como outros estados também. Então ele é de grande relevância para o nosso país”, enfatizou.
Com a maioria do quadro do ITPS composta por pesquisadoras mulheres, a entidade vem à frente promovendo a posição de destaque da mulher na área de ciência e tecnologia. “Isso nos enche de orgulho e autoestima, porque valoriza o papel de nós, pesquisadoras. O ITPS vem com o propósito de inserir as mulheres no campo da pesquisa com projetos de grande relevância para a sociedade. Então é sempre uma honra fazer parte da ciência e tecnologia de Sergipe”, disse a pós-doutora Carla Crislan de Sousa Bery, que atua no monitoramento dos mananciais da bacia do Rio Sergipe.
Sobre o ITPS
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS) foi criado no dia 27 de junho de 1923, durante o governo Graccho Cardoso, com o objetivo de formar profissionais capacitados para a introdução de métodos modernos de cultivo da cana-de-açúcar e de produção de açúcar em Sergipe. Essa iniciativa trilhou o caminho do pioneirismo no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em Sergipe e no Brasil, ao lado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) do Rio de Janeiro, os únicos existentes naquela época.
O ITPS tem como atividades principais a execução de serviços tecnológicos especializados, sob a forma de ensaios, testes e análises, nas áreas da ciência e da tecnologia, de química e microbiologia, pesquisas científicas e tecnológicas, bem como atividades de metrologia legal e qualidade, delegadas por meio de Convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Atualmente, o ITPS dispõe de seis laboratórios, que oferecem diversos tipos de ensaios nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecido foliar e resíduos industriais. Além disso, os laboratórios de Química de Água e o laboratório de Solos e Química Agrícola são acreditados na Norma NBR ISO/IEC 17025, pela Coordenação Geral da Acreditação do Inmetro (CGCRE), desde 2010.
A acreditação representa o reconhecimento formal da competência técnica desses dois Laboratórios e, com isso, suas atividades passam a ter aceitação internacional. Os dois laboratórios integram as Redes de Prestação de Serviços Tecnológicos do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). O Laboratório de Química de Água está inserido na Rede de Monitoramento Ambiental e na Rede Temática de Saneamento e Abastecimento de Água, e o Laboratório de Solos e Química Agrícola integra a Rede Temática de Monitoramento Ambiental.
Fonte: ASN
Foto: César de Oliveira