A fim de articular relações e oportunidades para o estado em áreas estratégicas, o governador de Sergipe em exercício, Ricardo Múcio, participou de dois eventos científicos de nível nacional na tarde desta quinta-feira, 31. O primeiro deles foi o Simpósio jurídico ‘Desafios do Estado pós-moderno’, seguido da cerimônia de abertura do 27° Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida.
O simpósio, que prossegue até o dia 3 de setembro, inclui palestras, mesas redondas, debates interativos e workshops. Com os eixos temáticos Estado, Direitos e Tecnologia, o evento traz pautas como soberania, regulação, estrutura institucional, diversidade, pluralismo e inteligência artificial, entre outros temas.
Já a 27ª edição do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida acontece em Aracaju até 2 de setembro. Entre os principais temas do evento estão o mercado da reprodução assistida no Brasil e a preservação da fertilidade para pacientes pediátricos, adolescentes, adultos e transgêneros.
O governador em exercício Ricardo Múcio manifestou suas expectativas sobre os eventos. “A ciência não é estática, não pode estar engessada. São encontros dessa natureza que fazem repensar a história política, jurídica, médica e social do país. Esses encontros, ao final, levam coisas boas. Espero que todos os visitantes levem de Sergipe não só a saudade, mas também trabalhos científicos de grande impacto”, expôs.
Simpósio
A abertura do simpósio ocorre horas após a sanção da lei que altera a composição do colegiado do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), ampliando o número de desembargadores de 13 para 15. O dispositivo também cria as vagas a serem providas, que serão preenchidas por critério de antiguidade e maioria de votos em pleito interno.
Silva Neto, anfitrião do evento e presidente do Instituto Silva Neto, destacou as contribuições do simpósio à sociedade dentro e fora do Direito. “Com este evento, temos a proposta de levar o estudante, o estagiário e o advogado a pensar teses jurídicas que sejam relevantes para a história nacional. O simpósio do Instituto Silva Neto quer fazer algo diferente, quer fazer com que as pessoas reflitam sobre temas de grande importância para todo o Brasil. Certamente, vamos conseguir alcançar esse objetivo”, disse.
A mesa de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Messod Azulay Neto, e o senador Marcos Pontes.
Encontro de Reprodução Assistida
A 27ª edição do congresso tem o propósito de discutir técnicas de inovação em processos reprodutivos, atualizações em tratamentos, protocolos de indução e resultados. O evento ocorre no Centro de Convenções AM Malls.
De acordo com o presidente do congresso, dr. George Caldas, o evento traz à tona debates cuja importância vai além do campo da Medicina. “Hoje, mesmo vindos de vários estados e países, somos sergipanos. Estamos envolvidos em um só processo: o de aprender. O Governo de Sergipe é partícipe nessa condução, e nos trouxe todo o apoio para que este congresso fosse possível”, salientou.
As programações sediadas em Aracaju demonstram o potencial de Sergipe para o turismo de eventos. No Congresso de Reprodução Assistida, as potencialidades do estado estão sendo expostas aos visitantes a partir da ação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que mantém estande no espaço-sede. O evento também contou com a participação da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
“Grandes eventos deste tipo movimentam nossa economia, trazendo visitantes ao estado e criando emprego, renda e oportunidades. O turismo de eventos é um grande nicho a ser explorado em Sergipe, sobretudo em períodos de baixa estação”, avaliou o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.
Fonte: ASN
Foto: César de Oliveira