Coluna Primeira Mão

PT quer medidas cabíveis

Dirigentes petistas informaram à coluna que a assessoria jurídica do partido judicializou essa (a que motivou ação da PF no início desta semana em Aracaju) e outras tantas fakes news que atingiram o então candidato a governador, senador Rogério Carvalho. O PT está convencido de que as “armações” contra o seu candidato foram produzidas por seus adversários naquele período. “Nós confiamos no Judiciário e na competência investigativa da PF. Acreditamos que após a investigação o Judiciário adotará as medidas cabíveis”, comentou o petista Sílvio Santos. Um outro petista declarou que “Houve apreensão de dinheiro, fake news e outras ações criminosas”.

Mais perdas

Contrariando a série histórica dos últimos anos, a primeira das três parcelas de setembro do repasse Fundo de Participação dos Estados (FPE) para Sergipe registrou uma queda de R$ 55 milhões em relação à mesma parcela do mês no ano passado. Entre os meses de julho e agosto a queda totalizou R$ 50 milhões, redução que também provocou impactos negativos em outros estados.

Carta aberta 1

Diante desse contexto, na última sexta, 8, a Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe subscreveu uma Carta Aberta assinada por outros 15 secretários de Fazenda defendendo que o Governo Federal possa socorrer os entes federativos com um auxílio financeiro urgente para preservar o equilíbrio fiscal dos estados impactados pelas perdas arrecadatórias decorrentes das LC nº 192 e 194/2022 e agravadas pelas sucessivas quedas do FPE.

Carta aberta 2

O pleito é que o auxílio financeiro seja correspondente à variação negativa entre os valores repassados ao FPE de julho a dezembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, anteriormente à incidência de descontos de qualquer natureza, de acordo com os prazos e condições similares aos que foram estabelecidos na Lei 14.041/2020.

Questão de preferência

Na equipe do governador Fábio Mitidieri tem uns três ou quatro secretários que pensam em disputar prefeituras em 2024. Na equipe do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, tem gente querendo disputar a prefeitura e até mesmo cadeira na Câmara de Vereadores.

Edvaldo contemplado

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, é bem contemplado no governo Fábio Mitidieri. Tem o vice-governador Zezinho Sobral, que também é secretário da Educação, e o secretário do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Riberto. Os dois são quadros do PDT e têm um sonho em comum: desejam disputar a prefeitura da capital no próximo ano.

Conservadores com Emília

A vereadora Emília Correia (Patriota) parece já estar consagrada como a opção consagrada pela direita evangélica e de outros segmentos  conservadores  para disputar a Prefeitura  de Aracaju (SE).

Há outras opções

Do coronel (PM) Rocha, bolsonarista declarado, sobre opções eleitorais conservadoras em Aracaju (SE), para 2024: “Meu domicílio eleitoral é São Cristóvão, mas vejo vários nomes despontando no cenário político da capital. Emília Correia , Rodrigo Valadares, André Davi, Lúcio Flávio, dentre outros. Eu acredito que o PL, partido ao qual sou filiado, também deverá apresentar um nome para ser candidato ao executivo municipal da nossa capital. Acredito também que o PL deva apresentar nomes para o executivo nas principais cidades de Sergipe”.

Doação de órgãos é problemática

É difícil convencer uma pessoa que acredita que sai desta vida para outra a ser doador de órgãos. Pensa essa pessoa que vai chegar lá sem fígado, rim, pulmão, coração e, ainda por cima, cego, já que é possível também a doação de córnea. A questão religiosa atrapalha, e muito. Anda assim, recomendo as doações de órgãos.

Vai demorar

Consultado sobre a conclusão da obra da rodovia estadual que liga os municípios de Pirambu e Pacatuba, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto afirmou: “Iniciamos a parte de terraplenagem e instalação do sistema de drenagem. Depois dessa etapa vem a aplicação de base e sub-base, para depois aplicar a pavimentação asfáltica. Obra para um ano”.

É preciso desarmar

Por que não realizar blitze para apreensão de armas em Aracaju e outras cidades em que ocorrem muitos casos de violência? Há muitos casos de porte ilegal de armas em Sergipe.

Mais médicos em Sergipe

Seis meses após a retomada do Mais Médicos pelo Governo Federal, o programa bateu recorde histórico de profissionais ao atingir a marca de 18,5 mil médicos em atuação na atenção primária à saúde em todo o Brasil. Até então, o maior número de profissionais em atividade foi em 2015, no Governo Dilma, com 18,2 mil médicos. Nesse período havia uma ampla participação de médicos cubanos – que representavam mais de 60% do total. Agora, a maior parcela é de médicos brasileiros formados no Brasil, seguido de brasileiros formados no exterior. Nesta nova edição, Sergipe terá 234 médicos em todo Estado.

Rogério satisfeito

“Fico muito feliz em ter contribuído para a consolidação desse programa tão importante para levar saúde de qualidade para as populações mais carentes e nas regiões mais distantes dos grandes centros. Primeiramente, como deputado federal, quando fui relator do projeto que criou o programa, e agora quando ajudei a aprovar no Senado, o seu retorno”. disse o senador Rogério Carvalho 

Independência em Sergipe

O Governo de Sergipe vai desenvolver vasta programação para comemorar os 201 anos de Independência do Brasil. Nesta quinta-feira, 7 de setembro, tem eventos previstos para a manhã e a tarde. As festividades começarão a partir das 7h, na Avenida Barão de Maruim, em Aracaju, estendendo-se até às 17h. A novidade deste ano é o desfile civil dividido em três blocos e que envolverão 56 escolas estaduais e 24 instituições e escolas municipais, além de desfile de carros antigos. O Grito dos Excluídos encerrará o desfile da Desembargador Maynard.

Expedicionários fora da programação

Sergipe enviou 192 pracinhas para a 2ª Guerra e eles atuaram na Itália. Do total, 190 já morreram e hoje temos apenas 2 vivos: Severino Euclides Pereira e Valter do Nascimento Dantas. No entanto, eles não vão desfilar devido à idade avançada e que já não mais lhes permite isso.

Rolar para cima