Secretaria da Saúde de Sergipe promove oficinas de microplanejamento para vacinação de alta qualidade no estado

Com o intuito de fazer o resgate das coberturas vacinais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems), deu início nesta segunda-feira, 18, às oficinas de microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade em Sergipe.

O evento foi dividido em quatro oficinas e segue até esta quinta-feira, 21, com o objetivo de desenvolver atividades para o resgate de altas coberturas vacinais do programa de rotina a fim de erradicar, eliminar e fazer o controle de doenças de imunopreviníveis.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, a oficina é uma oportunidade de melhorar as coberturas vacinais. “A data de hoje marca os 50 anos do Plano Nacional de Imunização, e temos este momento de microplanejamento para resgatar nossos índices de vacinação em Sergipe e fazer uma saúde baseada na prevenção de doenças”, destacou o secretário.

As ações de microplanejamento, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição do público, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. “Esse movimento começou com o treinamento da equipe estadual e, durante toda a semana, vamos treinar todos os municípios das áreas de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Imunização, para que cada um consiga identificar as fragilidades em seu território para que possamos desempenhar uma cobertura vacinal efetiva e que proteja toda a população”, contou o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes.

Para a coordenadora de imunização do município de Itabaianinha, Ana Célia Nascimento, participante da oficina, todo treinamento para os profissionais é importante. “É sempre bom adquirir conhecimento para proporcionar à população um atendimento de qualidade e resgatar nossos índices de cobertura vacinal em todo o estado”, disse.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Laranjeiras, Elídia Domingos dos Santos, reforçou que a oficina é um momento proveitoso de qualificação. “Para nós, profissionais que estamos na ponta, atuando diretamente com a população, é extremamente importante participar dessas qualificações, a fim de desempenhar um plano de vacinação de qualidade, além de captar o público-alvo para a prevenção de doenças”, enfatizou.

Campanha de Multivacinação

A campanha de multivacinação em Sergipe acontecerá no período de 7 a 21 de outubro. A ação é destinada a crianças e adolescentes com idade entre zero e menos de 15 anos, onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 75 municípios de Sergipe estarão funcionando para realizar a imunização da população.

Programa de Imunização

Nesta segunda-feira, 18, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) completa 50 anos, e é importante lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o acesso gratuito às vacinas que protegem contra mais de 40 doenças.

Entre as vacinas disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde estão a BCG, sarampo, rubéola, tétano, difteria, coqueluche, HPV e muitas outras presentes no Programa de Imunização.

Fonte: ASN
Foto: Mário Sousa e Flávia Pacheco

Rolar para cima