Na última quarta-feira, 25, Beatriz Góis Dantas foi agraciada com o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gilberto Velho – Antropologia 2023 no encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) que se realizou na Unicamp, Campinas, SP.
Depois de ter sido apresentada por Manuela Carneiro da Cunha, o discurso da professora Beatriz Góis Dantas rememorou a trajetória de pesquisa e ensino, passando pelos primeiros passos com a mestra Josefina Leite, a fundação da UFS em 1968, o mestrado em Campinas (1978-1979), as pesquisas sobre cultos afro-brasileiros, índios Xokó, renda irlandesa, dentre muitas outras expressões culturais. Ela destacou sua busca por interlocutores e a formação de uma ampla rede de intelectuais com os quais conviveu no plano nacional e local. Como professora da UFS, sempre participava dos congressos da Anpocs, apresentando suas pesquisas e se atualizando nos temas em voga.
O prêmio foi concedido em “reconhecimento à contribuição acadêmica, ao impacto da destacada produção intelectual e ao trabalho institucional em prol das Ciências Sociais.”
A solenidade de Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica pode ser conferida no YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=wlhRW4ehRLg