As Matrículas Escolares 2024 tiveram início no dia 1º de dezembro e alcançam estudantes da Educação Infantil, Fundamental, assim como os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA)
Em um esforço contínuo para aprimorar o sistema educacional na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início ao processo de Matrículas Escolares 2024, a partir de uma estratégia que visa garantir a todos os aracajuanos e aracajuanas o acesso efetivo à rede municipal de ensino. O procedimento passa por várias etapas, priorizando os alunos que compõem a rede e desejam permanecer nela, assim como também aqueles que desejam realizar transferência interna, e os cerca de 2.500 estudantes que estão no cadastro público de vagas da gestão desde o início de 2023. Também foi pensado, de maneira planejada, o atendimento exclusivo e prioritário aos estudantes público-alvo da Educação Especial.
As Matrículas Escolares 2024 tiveram início no dia 1º de dezembro e alcançam estudantes da Educação Infantil, Fundamental, assim como os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA). De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, a Prefeitura mantém, desde o início da gestão, o compromisso em proporcionar um acesso eficiente e tecnológico aos aracajuanos da rede municipal de ensino. Segundo ele, foi através do planejamento estratégico, da inovação, da tecnologia e do acompanhamento efetivo que aquelas longas filas e acampamentos de pais em frente às escolas para a realização das matrículas, ficaram no passado.
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“O cronograma para 2024 foi cuidadosamente planejado desde o início do ano de 2023, analisando os sucessos e áreas de melhoria a partir das experiências do ano letivo anterior. A Prefeitura ampliou o número de vagas para mais de 3.300, visando atender a demanda crescente por educação. Com a determinação do prefeito, estamos ano a ano modernizando cada vez mais os serviços da Prefeitura de Aracaju. É por isso que apenas a fase de confirmação de matrícula será realizada de forma presencial. Todas as demais serão efetuadas exclusivamente pelo Portal da Matrícula, no site da Prefeitura”, destaca o secretário.
A fase de confirmação de matrícula dos alunos que estudaram em 2023 e permanecerão na mesma instituição em 2024 segue até o dia 29 de dezembro. Como ressalta Ricardo, será a única etapa em que o procedimento acontece pessoalmente, com a presença dos pais, mães e responsáveis dos estudantes, permitindo ainda a atualização cadastral e garantindo a proximidade entre a comunidade e a rede.
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Em seguida acontecerá a primeira etapa para a transferência interna dos estudantes da rede, que pretendem mudar de instituição. Destacando a mudança na transferência interna, o secretário mencionou uma inovação significativa para os alunos público-alvo da Educação Especial. Eles terão um período exclusivo nos dias 4 e 5 de janeiro, proporcionando maior oportunidade de matrícula na escola mais próxima de sua residência. Já nos dias 10 a 12 de janeiro, os demais estudantes integrantes da rede pública municipal poderão fazer o mesmo procedimento de se transferir de uma unidade de ensino para outra.
Wi-Fi gratuito e apoio técnico
Uma iniciativa pioneira para garantir que todas as famílias tenham acesso ao processo de matrícula é a disponibilização de Wi-Fi gratuito em todas as 79 escolas municipais. Para aqueles que não têm acesso a dispositivos eletrônicos, será disponibilizado um computador em cada escola, acompanhado por um técnico da Semed para auxiliar no processo de matrícula.
“É muito importante dizer às famílias que esse período de transferência interna é exclusivamente realizado por meio do Portal de Matrículas da Prefeitura Municipal de Aracaju, através do site www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline. Não há outra forma de realizar a transferência interna que não pelo portal. Para que as famílias não fiquem dependentes de equipamentos e de internet de empresas que cobraram preços elevados em anos anteriores, nós vamos este ano disponibilizar a rede de Wi-Fi gratuitamente em todas as nossas 79 escolas. O pai e a mãe ou aluno que tenham aparelho de celular, poderá ir a uma das nossas escolas, conectar à rede Wi-Fi e realizar a matrícula do seu filho, da sua filha ou a própria matrícula por meio do seu próprio celular. Para aquela família que não possui equipamento eletrônico, nós vamos colocar, em cada uma das escolas, um computador e um técnico da Semed, para auxiliar no processo de matrícula”, explica o secretário.
Prioridade para Cadastro Público de Vagas
O cadastro público de vagas, criado pela Prefeitura em 2023, trouxe uma nova abordagem para a alocação de alunos. As 2.500 crianças que se cadastraram na lista de espera terão prioridade na matrícula, recebendo ligações de técnicos da Semed com a oferta de uma vaga em uma determinada escola. Este processo garante uma distribuição mais equitativa das vagas disponíveis.
“Isso é o que nós estamos chamando de demanda manifesta. Ou seja, qual é o quantitativo de pessoas que hoje precisa de uma vaga na escola pública do município? 2.500. Pois bem, nós estamos ampliando a nossa rede em mais de 3 mil vagas e vamos matricular essas 2.500 crianças. Haverá um técnico da Semed que entrará em contato com os pais dessas crianças e oferecerá uma vaga em uma determinada escola. Se a família não aceitar, ela permanecerá no cadastro, mas nós vamos colocar uma observação de que a família recebeu uma ligação e não aceitou a vaga na escola que foi oferecida”, disse o gestor.
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A fase de matrícula para novos alunos que desejam ingressar na rede municipal de ensino, e que não estavam no cadastro público, acontecerá nos dias 18 e 19 de janeiro, prioritariamente para os estudantes público-alvo da Educação Especial. Neste caso, a família deverá levar a comprovação de que o aluno é elegível. Já nos dias 24 a 26 de janeiro será a 2ª etapa de matrícula destinada aos estudantes que desejarem ingressar na rede. Por fim, a Semed realizará o processo de matrícula de vagas remanescentes, que inicia no dia 1º de fevereiro, que acontece durante todo o ano letivo.
“É muito importante que as famílias sigam o cronograma, porque se elas não atenderem ao chamado, nós precisaremos cancelar aquela requisição de matrícula e colocar a vaga novamente à disposição. Veja que em cada fase, mesmo as fases que são feitas pelo Portal de Matrícula, há um momento em que as famílias precisam entregar a documentação na escola nas datas específicas”, reforça Ricardo.
As inovações introduzidas pela Prefeitura de Aracaju representam um salto significativo na modernização do sistema educacional, eliminando filas, facilitando o acesso e priorizando a inclusão de todos os estudantes no processo de matrícula para 2024. Com essas mudanças, a gestão reafirma seu compromisso com a excelência na oferta de educação básica na capital sergipana.
(PUBLIEDITORIAL – PREFEITURA DE ARACAJU)
Fotos: Marcelle Cristinne, Sergio Silva e Michel de Oliveira