Sergipe: Paralisação do comércio deverá gerar dificuldades ao governo para pagar salários em abril e maio

O governo de Sergipe pagará, sem dificuldades, os salários dos servidores da ativa e inativos no período entre o final de março e início de abril.  Mas situação diferente situação diferente será a folha de pagamento de abril, consequência desse momento de paralisação do comércio, motivada pela necessidade de enfrentamento ao covid – 19, doença gerada a partir da contaminação pelo coronavírus.

Como o comércio foi impactado no último decêndio do mês de março, os cofres públicos devem ter uma queda importante no recolhimento do ICMS em abril. “Na referência de março, recolhimento em abril, estimamos uma queda de  9%”, informou uma fonte consultada pelo blog, que avalia que para o mês de maio, que se refere às movimentações de abril, a queda do ICMS deve ser entre 15% e 20%.

Como o Fundo de Participação dos  Estados (FPE) deve cair com a diminuição da atividade econômica, especialmente nos grandes centros, Rio de Janeiro e São Paulo, podemos ter um gravíssimo problema a partir de abril. Além disso, o governo já está direcionando recursos para saúde, justamente para enfrentar o coronavírus.

Um alívio

O presidente Bolsonaro divulgou ontem com um pacote para ajudar os estados. Em videoconferência com os governadores do norte e nordeste, o presidente assegurou recursos para saúde e a suspensão do pagamento das dívidas com a União. Isso após São Paulo e Bahia conseguirem liminares suspendendo o pagamento. O ministro Alexandre de Moraes concedeu as liminares, mas condicionou o uso dos recursos apenas no combate do corona vírus. Se forem confirmados os valores da suspensão da dívida, haverá um alívio para os estados

Rolar para cima