Coluna Primeira Mão

Manifestação em Aracaju

Nesta segunda-feira, 8, data do aniversário de um ano da tentativa fracassada de golpe contra a democracia brasileira, foi um dia marcado por protestos em defesa da democracia e para que não voltem a acontecer novas tentativas de golpe no Brasil. Pelo respeito à democracia, à Constituição Brasileira e por todas as liberdades democráticas, a CUT Sergipe, UGT, CTB e CSP-Conlutas construíram ato unificado que contou com o apoio dos movimentos sociais e saiu em caminhada pelas ruas do Centro de Aracaju. O presidente da CUT Sergipe e presidente do SINTESE, Roberto Silva, ressaltou a importância desta data emblemática e porque não podemos esquecer o dia 8 de janeiro. O ato reuniu centenas de pessoas.

Democracia Inabalada 1

O Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve em Brasília, nesta segunda-feira, 08, participando da solenidade Democracia Inabalada, reafirmando seu compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito e o respeito às autoridades constituídas. O evento, realizado em parceria entre o Governo Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF), faz alusão ao marco de um ano desde a invasão das sedes dos Três Poderes da República, que sofreram depredação em protesto contra a recente posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade também marcou a entrega simbólica da tapeçaria Burle Marx, obra restaurada do Senado Federal, e da réplica da Constituição, recuperada do STF.

Democracia Inabalada 2

Mitidieri enfatizou seu comprometimento e o de sua equipe de gestão em prol da democracia, recordando o envio de tropas a Brasília para reforçar a segurança pública, com 40 sergipanos embarcando para a capital federal em 10 de janeiro de 2023. E destacou: “O respeito à democracia tem que prevalecer sempre”.

Edvaldo no ato

Prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira participou, nesta segunda-feira, 8, do ato “Democracia Inabalada”, realizado no Palácio do Congresso N cional, em Brasília. A iniciativa marcou um ano da vitória das instituições democráticas brasileiras ante o ataque golpista aos três poderes da República, ocorrido no dia 8 de janeiro de 2023, na capital do país. O ato reuniu, dentre outras autoridades, os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Congresso, senador Rodrigo Pacheco; e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso.

Questão de compromisso

“Viemos aqui para defender a democracia do nosso país. Esse é um grande ato em defesa da democracia, com a participação do Congresso Nacional, da Presidência da República, do Supremo Tribunal Federal, de parlamentares, prefeitos, governadores, ministros. É um ato para reafirmar, nessa data tão simbólica para o nosso país, que é o 8 de janeiro, a luta do povo e das instituições brasileiras contra a tentativa de golpe de Estado, a tentativa de não respeitar a vontade democrática das urnas.

A volta da Petrobras

Ao explicar para a coluna o fato de Sergipe ser contemplado com R$ 136 bilhões com obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o senador Rogério Carvalho (PT/SE) disse que a maior parte dos recursos é formada por investimentos da Petrobras, duplicação de toda BR 101 e duplicação da BR 235, além da ponte Neópolis (SE)/Penedo  (AL) e habitação.

O choro é livre

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, interpretou o Hino Nacional no ato que lembra um ano dos ataques à Praça dos Três Poderes. Chamou a atenção foi o nome do grupo instrumental escolhido para acompanhar a ministra: “choro livre”. Qualquer coincidência é mera semelhança com a realidade dos golpistas…

Sergipe é aqui

O programa de governo itinerante “Sergipe é aqui” está de volta ao sertão em sua 19ª edição, nesta quinta-feira, 11, no município de Gararu, distante 152 km da capital do estado. Os mais de 170 serviços de diversas secretarias e autarquias do governo serão iniciados a partir das 8 horas, na Praça de Eventos de Gararu.  Esta será a primeira edição do ‘Sergipe é aqui’ em 2024. Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), o programa tem a intenção de aproximar a gestão estadual da população do interior do estado.

Estado é destaque

Os dados do Ministério da Saúde mostram que, ao longo de 2023, Sergipe foi um dos destaques na cobertura vacinal contra a febre amarela. O estado saiu de 20,1% em 2022 para 59,9% no ano passado, o que representa um aumento de 40 pontos percentuais nos índices vacinais durante o período de janeiro a outubro. “O movimento realizado pelo Ministério da Saúde, estados e municípios contribuiu para esse aumento que apresentava queda em todo o território nacional. Vivemos em um cenário de retomada de nossas coberturas vacinais como um todo, e em Sergipe não foi diferente”, destacou a gerente interina do Programa de Imunização da SES, Illani Paulina.

Fechando as portas

O supermercado Bompreço da avenida Nova Saneamento está vendendo os seus últimos produtos para fechar as portas de vez. A maioria da prateleiras já estão totalmente vazias. A quase totalidade do pessoal foi demitido e apenas 10 estão atividades.

Médicos católicos criam associação

A celebração de uma missa no sábado passado, na paróquia Jesus Ressuscitado (Bairro Jardins), marcou a criação da Associação dos Médicos Católicos de Sergipe. A nova entidade tem como principal missão buscar a integração dos princípios da ética católica, à ciência e a ética médica no exercício da atividade profissional; no ensino e treinamento da medicina; na vida pública do médico e nos temas médicos de domínio público.

Rolar para cima