‘Não sabe’ é o/a cara
Circula pesquisa eleitoral nas redes sociais mostrando que em Aracaju “NÃO SABE “ é o preferido do eleitorado. Se a eleição fosse hoje, ele/ela derrotaria Emília Corrêa (Patriota)_ Luiz Riberto (PDT), Danielle Garcia (MDB), Candisse Carvalho (PT), Linda Brasil (PSOL), Katarina Feitosa (PSD) e Yandra Moura (União Brasil).
Danielle Garcia segue orientação do governador
A secretária de Estado da Mulher, delegada Danielle Garcia, disse à coluna que está se filiando ao MDB orientação do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Ela assinará ficha de filiação na próxima quarta-feira, 24. Consultada sobre ela ser candidata à prefeita de Aracaju, declarou: ”Isso vai ser definido em grupo mais na frente”. Afirmou ainda que o Podemos, partido que está deixando, continuará sob a presidência de Zeca, atual secretário de Estado da Agricultura.
Sergio Gama está deixando o MDB
O empresário Sérgio Gama anunciou ontem que está saindo do MDB até o final deste mês de janeiro. Não revelou para qual partido vai e se será ou não candidato a cargo eletivo este ano. Indagado se seria candidato a prefeito ou a vice, comentou: “A vice não serei”.
Deijaniro será empossado Procurador
O promotor Deijaniro Jonas Filho, do Ministério Público Estadual de Sergipe, será empossado no dia 29 de janeiro no cargo de Procurador de Justiça, durante solenidade que acontecerá na sede do MPE/SE, localizada no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, em Aracaju. A sessão solene será realizada às 10h.
Comentários muito ouvidos
1-Fala-se a boca miúda que a ex pré candidata do PSOL à Prefeitura de Aracaju, deputada estadual Linda Brasil, seria a opositora mais forte ao candidato(a) do bloco governista nas eleições de 2024.
2-Hoje primeira colocada continuaria sendo, ao menos por enquanto, a vereadora por Aracaju Emília Correa (Patriota), que acredita-se, é possível que esteja na disputa do segundo turno do pleito deste ano.
3- Delegada e secretária da Mulher Danielle Garcia, que se filiará ao MDB na próxima quarta-feira, seria pré candidata à Prefeitura da capital, mas poderia ser opção de vice do bloco governista.
Câmeras nas fardas dos PMs de SE
O sistema de câmeras corporais não é utilizado ainda em Sergipe, mas há uma discussão ampla com instituições locais e com o Ministério da Justiça no sentido de aprofundar o assunto e verificar os recursos necessários para tal implantação junto ao Governo Federal. Para isso, o assunto está sendo discutido junto à Secretaria Nacional da Segurança Pública e a Secretaria de Acesso à Justiça, ambas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para definir os recursos necessários e as metas de implantação, a exemplo de outros estados. A informação foi passada para a coluna pelo major Edson, da PM/SE.
Seca não reconhecida em Carira e Aparecida
Dos nove municípios em situação de emergência por causa da seca, apenas dois – Carira e Nossa Senhora Aparecida – não têm a homologação estadual, o que é necessário para o reconhecimento do governo federal. Em Carira mais de 14 mil são afetadas pelo período de longa estiagem e em Aparecida 2,3 mil. Estão com secas homologadas e reconhecidas Tobias Barreto, Poço Verde, Frei Paulo, Pinhão, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória. Os dados são da Defesa Civil de Sergipe.
Georgeo de olho na Prefeitura de Ribeirópolis
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) garabtiu que continua firme e forte na decisão de colocar à seu nome à disposição para o futuro pleito pela prefeitura de sua cidade natal, Ribeirópolis. O parlamentar diz que continua pré-candidato e, na hora certa, irá decidir junto com o grupo. “Tenho conversado muito, porque faço política através do diálogo. Mas continuo focado no desejo de ser o nome do nosso grupamento para o pleito”, comentou.
Opção para Aracaju
“Eu estou à disposição do povo, caso esse seja o desejo da população. Mas hoje o meu foco está na reeleição de vereador em Aracaju”. A declaração é do vereador Ricardo Marques, cotado para ser candidato a prefeito pelo Cidadania.
O ICMS em Sergipe 1
Conforme tem sido veiculado pela mídia, 10 estados brasileiros e o Distrito Federal decidiram aumentar em até 2,5 pontos percentuais a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) neste ano, o que gera impactos diretos no bolso do consumidor desde o início deste mês. Mas há ainda outros cinco estados se preparando para realizar a elevação até abril.Tudo indica que Sergipe está fora disso.
O ICMS em Sergipe 2
A alíquota média, o que os tributaristas chamam de modal, é de 19% em Sergipe. Segmentos de cigarros e bebidas, por exemplo, tem um percentual maior. No caso desses dois segmentos, é para desincentivar o consumo desses produtos, que são nocivos á saúde. Levantamento realizado pela coluna junto a SEFAZ dá conta de que o percentual do ICMS do cigarro é de 28%, bebidas alcoólicas em geral, incluindo cerveja e chope. 25%. Em ambos os casos tem mais 2% do Fundo de Pobreza.
Lula virá
Não se sabe ainda qual a data, mas, com certeza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá a Sergipe até março próximo. Na pauta deve entrar temas como as eleições 2024 e a candidatura à Prefeitura de Aracaju.
Com salários defasados
Os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio e serviços de Sergipe estão aguardando a agilização das negociações para o fechamento das Convenções Coletivas de Trabalho 2024. A maioria do segmento tem data-base em 1º de janeiro e esperam definições para breve. Segundo o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (Fecomse), Ronildo Almeida, os contatos foram mantidos com a classe empresarial desde o ano passado, mas não houve qualquer avanço até agora. “A pauta de reivindicações foi entregue ao setor patronal desde o ano passado e até o momento não tivemos resposta”, e lembra que os salários estão defasados.
Capela dá reajuste de até 51,45%
Mesmo depois de um ano difícil como foi 2023, a Prefeitura Municipal de Capela garante aos seus servidores um reajuste que chega a 51,45%. O reajuste já foi aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pela prefeita do município, Silvany Mamlak, valendo para a folha de janeiro, numa demonstração da valorização dos servidores, além de buscar compensar as perdas sofridas em gestões anteriores.
Disputa em Riachão do Dantas
A prefeita de Riachão do Dantas, Simone Andrade, terá dificuldades para definir o candidato que apoiará na disputa de sua sucessão, em outubro próximo. No seu próprio bloco estão disputando o cargo o atual vice-prefeito, Galego da Samba, e o vereador Albertino Franco, que não esconde de ninguém a satisfação em aparecer em posição de destaque em pesquisa realizada no final do ano passado.
Há reclamações
Tomada por buracos, a BR-235, que dá acesso ao município de Itabaiana, está tomada por buracos e os motoristas não param de reclamar e cobrar um bom e urgente recapeamento asfáltico.
É abuso – Criação ilegal de camarão
Quilombolas de Brejão dos Negros denunciaram e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) ficou de apurar a ocupação de espaço territorial dos moradores da área para a criação privada de camarão.
Coisas do carnaval
Filhos de Marx se reúnem, discutem a obra de Artur Bispo do Rosário e depois caem na folia
Dia 28/01 (dom), a partir de 15h, nos Marioneticos, Rua Castro Alves, 37, Inácio Barbosa, Aracaju.
Vista (e viva) sua fantasia. Venha com seus brilhos, tecidos, retalhos e vamos, bispianamente, reconstruir, oniricamente, o mundo.
É Carnaval da Boemia crítica com reflexão e folia:
15h- Roda de Conversa: A loucura como subversão;
17h- Show com Jaque Barroso e
19h- Show com Alex Sant’anna, Betinho da Caixa D’Água e Leo Airplane.
Começamos nossa homenagem ao genial artista sergipano, com um boa prosa numa roda de conversa intitulada: A loucura como subversão. Será mediada por Mariza Lima(Mestranda em Psicologia – UFS), com participações de Andrei Albuquerque (Psicanalista e Psicólogo, Mestre em Psicologia Social – UFS e membro da Associação Psicanalista de Aracaju); Adjania Nunes (artista plástica com obras inspiradas no repertório de Arthur Bispo); Victor Wladimir (Professor de Filosofia, Doutor em Educação e membro da Associação Psicanalítica de Aracaju) e Luciano Acciole (Professor de Língua Portuguesa e Coordenador da Casa da Juventude Arthur Bispo do Rosário em Japararuba).
Em seguida, teremos muita folia com artistas que animaram os ensaios de pré Carnaval do novo Bloco.
Às 17h, vai rolar o show Coco Pareia System, quando a cantora e compositora Jaque Barroso se apresenta com seu projeto ‘Coco Pareia System’. No roteiro estarão presentes diversas vertentes de Samba de Coco atrelados ao Sound System, o repertório conta com canções autorais, emboladas e releituras eletrificadas de diferentes Cocos do Nordeste. Venham desfrutar desse passeio sonoro ancestral e afrofuturista.
Depois, às 19h, chegam ao palco Alex Sant’anna, Betinho da Caixa D’Água e Leo Airplane para agitar ao som de músicas autorais, valorizando a produção sergipana, e, também, os clássicos carnavalescos.
A contribuição para remunerar as(os) trabalhadores da arte é de 20 reais de ingresso.