Abin paralela de olho em Rogério e Alessandro
A lista de senadores espionados pela Abin paralela, atuante no governo Bolsonaro, é grande e tinha como alvo integrantes da CPMI da covid. Os senadores Rogério Carvalho (PY/SE) e Alessandro Vieira (PSDB/SE) são citados nas informações divulgadas na sexta-feira, 02, em Brasília. Também aparecem os senadores Otto Alencar, Omar Aziz e Humberto Costa. A espionagem clandestina é ilegal e, por isso, criminosa.
Rogério reage
Ao tomar conhecimento da informação, o senador Rogério Carvalho declarou: “A mim não surpreende. Inclusive durante a CPI, fui informado de que havia passado um agente por Sergipe me espionando, e eu denunciei na tribuna do Senado, cobrando providências. Agora, as investigações da PF revelam definitivamente esse ato abominável, e eu espero que se adotem medidas punitivas que sirvam de exemplo, para que práticas dessa natureza autoritária e arbitrária não se repitam e nem sejam copiadas em nenhum canto do Brasil”.
Alessandro reage
O senador Alessandro Vieira comentou: “É um profundo desvio de finalidade na atuação da Agência Brasileira de Inteligência, mas não surpreende. A independência incomoda muito quem é autoritário”.
Petrobras atinge a PMA
Segundo o secretário Municipal da Fazenda de Aracaju (SEMFAZ), Jeferson Passos, a desativação da Petrobras trouxe prejuízos para a PMA. “O estado de Sergipe e Aracaju sofreram uma redução substancial das receitas que eram geradas, e as principais eram justamente os royalties da exploração do petróleo e o ICMS que era gerado por conta do valor adicionado na operação. A título de exemplo, hoje a gente recebe pouco menos de 8% do montante de royalties que nós recebíamos há 10 anos. É uma queda de R$ 150 milhões para algo em torno de R$ 13 milhões por ano”, explicou.
De olho na janela 1
Dezenas de vereadores de vários municípios sergipanos estão de olho na janela partidária para mudar de agremiação política para a disputa das eleições de outubro próximo. Nestas eleições de 2024, os vereadores têm entre 7 de março a 5 de abril para trocarem de partido.
De olho na janela 2
Essa regra, chamada de janela partidária, permite que os candidatos que detenham mandato possam trocar de partido sem que sejam punidos por infidelidade partidária. Isso pelo motivo de a legislação proibir a troca partidária ao longo do mandato, conforme o consultor jurídico.
Mitidieri destaca realizações 1
No discurso de abertura dos trabalhos, o governador destacou diversas áreas nas quais o Estado tem atuado. No campo social, por exemplo, Fábio Mitidieri informou que cerca de 140 mil sergipanos saíram da extrema pobreza em 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). “Em 2023, lançamos e implantamos programas que irão reforçar as políticas de saúde, como o Opera Sergipe e o Enxerga Sergipe; de assistência social, com a ampliação dos programas de renda e fortalecimento do Suas [Sistema Único da Assistência Social]; de segurança alimentar e nutricional, com o programa Prato do Povo, que na próxima segunda-feira inicia a distribuição de refeições; de educação, com o os programas Acolher e o Ameei; de defesa dos direitos das mulheres e defesa dos direitos humanos, entre tantas outras”, anunciou.
Mitidieri destaca realizações 2
A atuação das forças de segurança que levaram o estado a obter a maior redução de crimes violentos no Brasil, segundo o Ministério da Justiça, também foi destaque. Sergipe registrou queda de 22,9% na quantidade de homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios e nos crimes correlatos, diminuição que é cinco vezes maior do que a queda de 4% registrada no país. Diante disso, o governador acrescentou que este cenário de avanço impõe uma responsabilidade ainda maior. “Não faço sacrifícios, faço, sim, um trabalho que me gratifica, que me torna extremamente feliz, otimista, entusiasmado. Não há tarefa mais nobre do que esta que me atribuíram de servir ao povo, de agir para que os sergipanos tenham uma melhor qualidade de vida”.
Linda Brasil: É tudo fake
A líder da oposição, deputada Linda Brasil Linda, disse que a fala do governador invisibiliza os problemas sérios enfrentados pela população. “É um discurso fake. Muito bem escrito, inclusive. Percebemos que ele até se confundiu em muitos momentos, deve não ser de sua autoria, o que, aparentemente, fez com que o mesmo estranhasse o que estava falando, porque era tudo muito perfeito, tudo lindo, mas que ele mesmo sabe que não representa o que o povo tem passado, o que o seu governo tem feito. O Governo de Sergipe não consegue resolver questões básicas, como o serviço do RG, que o povo tanto tem reclamado, sofrido, e que a gestão do governador Fábio não consegue solucionar. Eu até acredito que esteja perfeito mesmo. Mas perfeito para os empresários, para o agrupamento político dele, para a elite sergipana. Para o povo que tanto precisa da atenção do Governo, a realidade é outra”, disse a deputada.
Rogério: É Candisse
Indagado sobre a possibilidade de se licenciar do Senado para disputar a Prefeitura de Aracaju em outubro próximo, Rogério Carvalho disse que isso não existe “A possibilidade é zero! Esses comentários que circulam por aí faz parte de uma orquestração para desviar o foco, porque ela (a pré-candidata Candisse Carvalho) está crescendo muito rápido”, declarou. De fato, a pré-candidata petista Candisse Carvalho se movimenta em Aracaju com bastante agilidade e vem sendo observada em companhia de colegas de partido em espaços públicos, entre os quais bares e restaurantes populares conversando com eleitores.
Danielle em pré-campanha
O nome da delegada Danielle Garcia para disputar a Prefeitura de Aracaju foi bem aceito pela Comissão Executiva Nacional do MDB. Ela também é bem cotada no grupo governista e agora vai entrar em campo com mais disposição.
Culpa do PT
“O grande responsável pelo atraso da finalização das obras de duplicação da BR-101 é o Partido dos Trabalhadores. Dos 23 anos de obra, 15 foram de governos petistas. Então, o maior responsável por esse atraso é o PT”. A afirmação é do ex-deputado federal José Carlos Machado e foi feita em entrevista à Rádio Cultura.
Direita, volver!
A direita e a extrema direita bolsonarista estão mostrando simpatia pela pré-candidatura da vereadora Emília Correa à Prefeitura de Aracaju. Avalia-se apenas a possibilidade de engajar-se na pré-campanha ou tão somente na campanha dela, quando for oficializada a candidatura.
Nota de solidariedade
Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o prefeito Edvaldo Nogueira manifestou, nesta sexta-feira, 2, solidariedade à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Em nota emitida em nome da entidade municipalista, o gestor da capital sergipana repudiou a violência política sofrida pela governante estadual durante discurso na abertura dos trabalhos legislativos, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na nota assinada por Edvaldo, a Frente Nacional destaca o seu compromisso em promover o protagonismo das mulheres na política e ressalta que é contra qualquer ato que comprometa a inclusão do público feminino nos espaços de poder.
Detran
Atendendo um pleito recorrente da população sergipana, o governador Fábio Mitidieri sancionou um Projeto de Lei que obriga as clínicas e os peritos, credenciados ao Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe Detran-SE, a aceitarem Pix, Débito e Cartão de Crédito como meios de pagamento dos serviços prestados. A informação foi confirmada pelo próprio governador. A Lei, segundo o chefe do executivo estadual, entrará em vigor em 30 dias. O PL foi de autoria dos deputados estaduais Jefferson Andrade e Paulo Júnior, servidor de carreira do próprio Detran.
Novo perfil
Uma mudança sutil, mas de grande relevância para a gestão no governo Fábio Mitidieri, foi no perfil de atuação da Secretaria de Estado da Transparência e Controle, antiga Controladoria Geral do Estado. A secretaria tem atuado de forma proativa ao lado das demais secretarias e órgãos, auxiliando nas orientações sobre os procedimentos relacionados às áreas contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do estado, prevenindo possíveis situações de desconformidade legal.
Novo perfil
Uma mudança sutil, mas de grande relevância para a gestão no governo Fábio Mitidieri, foi no perfil de atuação da Secretaria de Estado da Transparência e Controle, antiga Controladoria Geral do Estado. A secretaria tem atuado de forma proativa ao lado das demais secretarias e órgãos, auxiliando nas orientações sobre os procedimentos relacionados às áreas contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do estado, prevenindo possíveis situações de desconformidade legal.
Parceria
Esse tipo de atuação mudou o conceito anterior de inspeção, transformando a secretaria em um órgão parceiro da gestão. Em conversa com a secretária Silvana Lisboa, a coluna foi informada de que, por meio do Programa de Modernização da Gestão, com financiamento do BID, o governo do estado está desenvolvendo um novo sistema de controle e transparência que, entre outras funcionalidades, traça permanentemente um mapa de risco em todas as áreas da gestão. Esse sistema identifica situações que possam causar prejuízo à administração pública ou à sociedade por conta de falhas em procedimentos.
Educação e cidadania
Ouvidoria Geral do Estado, órgão ligado à Secretaria de Transparência e Controle, vem trabalhando em projetos de cidadania no interior, para levar informação e conhecimento como forma de promover o conhecimento e a educação cidadã. O objetivo é promover a interação cada vez maior da sociedade com o governo, dando voz ao cidadão e possibilitando sua efetiva participação na administração pública. A Ouvidoria também vai iniciar um trabalho com todas as ouvidorias setoriais para o fortalecimento do serviço e transformá-lo em uma ferramenta de gestão, para auxiliar na construção de políticas públicas estaduais.
À moda antiga
O funeral está pela hora da morte em Sergipe. Em Aracaju, a capital do estado, os serviços funerários (incluindo caixão, velório e sepultamento) mais baratos saem por cerca de R$ 5 mil e os mais caros se aproximam dos R$ 20 mil. Vai terminar sobrando como opção para os mais pobres colocar o corpo na velha rede de descasar/dormir e sepultar em um cemitério público. É até mesmo mais ecológico, pois não implica em derrubar árvore para fazer caixão.
Gasolina em alta
O litro da gasolina comum, que esteve recentemente por R$ 4,99 no final de 2023, chegou em janeiro de 2024 a R$ 5,79 e começa fevereiro já por R$ 6,18 em alguns postos de Aracaju (SE).