Coluna Primeira Mão

Volta Petrobras 1       

Em verdade, desde o resultado das eleições ocorridas em 2022, um grupo de pessoas, envolvidas e inseridas na temática do setor de óleo e gás começou a discutir formas e estratégias para que este setor, aqui no estado de Sergipe, fosse desenvolvido pela Petrobrás. Portanto, o retorno da Petrobrás para Sergipe não é uma ideia ou proposta original do Senador Rogério Carvalho, conforme Raimundo Teles, diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP)

Volta Petrobras 2

Passado todo esse período em que a discussão da volta da Petrobrás para Sergipe ficou em “banho-maria”, “entendemos e apoiamos, enquanto movimento social, o interesse do Senador Rogério  Carvalho em reaquecer essa discussão, que não deve ser exclusivamente de uma figura política, de um partido ou de um segmento apenas, mas sim, de toda a sociedade sergipana, haja vista a importância econômica e social da Petrobrás para o estado como um todo, em especial aos municípios “petrolíferos”, disse Teles.

Volta Petrobras 3

A pauta que o Senador Rogério defende acomoda vários pontos que não apresentam discordâncias em relação ao que foi entregue à gestão da Petrobrás e ao governo federal. Não sendo uma pauta sindical, mas sim uma pauta política com forte impacto social, a Federação Única dos Petroleiros – FUP, por entender que o significado de PETROBRÁS, como sendo Petróleo Brasileiro SA, só fará sentido se essa empresa estiver atuando em todo território nacional. Sendo Sergipe um componente de grande importância na história da Petrobrás, com um potencial gigantesco de riquezas comprovadas para exploração, não poderá ser alijado desse momento de reconstrução da empresa e do Brasil.

União é preciso

Para viabilizar esse sonho, o governo do estado, a bancada federal, a Assembleia Legislativa e ainda os prefeitos dos municípios que produzem petróleo e/ou gás precisam se reunir para a definição de mecanismos de pressão junto à estatal petrolífera e buscar o apoio do governo federal.

Duas opções governistas

As conversas tornadas públicas sobre a possibilidade de o bloco governista vir a ter duas ações de candidaturas à Prefeitura de Aracaju não dão indícios de um possível racha no grupamento. Pelo que a coluna ouviu no final da tarde da quinta-feira, 9, avalia-se a necessidade de adoção desse mecanismo como forma de garantir a realização do segundo turno na capital. O quadro atual é favorável à pré-candidata Emília Correa (Patriotas).

Aracaju tem jeito

A direção nacional do PSOL confirmou e divulgou o nome de Niully Campos como pré-candidata da agremiação política à Prefeitura de Aracaju. Na divulgação afirmou que “Aracaju tem  jeito”.

Apressadinhas

Não dá para negar que as pré-candidatas à Prefeitura de Aracaju, Candisse Carvalho (PT), Emília Correa (Patriotas), Yandra Moura (União Brasil), Danielle Garcia (MDB) e Katarina Feitosa (PSD) vivem intensamente a busca de apoio de lideranças populares para tornarem-se candidatas e disputar o comando da máquina administrativa da capital sergipana. As suas agendas nos bairros são muito frequentes.

Sobre o/a vice

E por falar em Emília Correa, logo em breve ela deverá anunciar o nome do/da seu/sua vice. Emília tem conversado muito com o ex-senador Eduardo Amorim e, talvez por isso, ele é sempre lembrado para o cargo.

PC do B tem pré candidato à PMA

Reunida, a Comissão Política do Comitê Municipal de Aracaju do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou, por unanimidade, a indicação de Dr. Emerson Costa para disputar a Prefeitura de Aracaju nas eleições de outubro próximo. O PCdoB faz parte da mesma federação de partidos em que se encontra o PT. Emerson é dermatologista e já foi vereador em Aracaju. Era quadro político do PSB.

Morre Henrique da Samam

Faleceu neste domingo, 11, em São Paulo o empresário Henrique Menezes, da Samam Veículos. Ele estava internado em tratamento de saúde.

Sempre apurando

Vai chegar o dia em que o Ministério Público Federal vai divulgar os nomes daqueles que estavam financiando o acampamento de bolsonaristas na praça em frente ao 28º Batalhão de Caçadores (Unidade militar do Exército Brasileiro em Aracaju-SE). Desde que teve início as apurações, em 2023, o MPF informa que “o inquérito policial segue em andamento, e sob segredo de justiça. Outras informações sobre o caso serão divulgadas após a conclusão dos procedimentos investigatórios, para que não haja prejuízo das investigações”.

Emergências homologadas

No dia 31 de janeiro, o governo de Sergipe homologou a situação de emergência no município de Carira, onde tem 14.929 pessoas atingidas pela seca, sendo 2.009 assistidas.  Já no dia 02 de fevereiro, houve a homologação da situação em Nossa Senhora Aparecida, com 2.350 afetados e somente 559 assistidos. A tabela de dados da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil foi atualizada no último dia 07. Agora, as prefeituras vão aguardar as portarias de reconhecimento do governo federal.

Flamengo x Bangu em SE

Os cambistas se encheram de ingressos para o jogo Flamengo x Bangu e agora colocaram à venda por R$ 500 aqueles que foram adquiridos por pouco mais de R$ 200. O jogo pelo Campeonato Carioca de 2024, acontecerá no dia 15 de fevereiro, às 21h30, na Arena Batistão,

Discurso apelativo

Há publicações nas redes sociais, especialmente no ZAP, recomendando ao eleitorado não votar em candidato a vereador que esteja entrando na disputa em busca da reeleição.  Pregam a ideia de renovação. E se essa renovação for pior que o quadro hoje avaliado por essa gente? Sei não…

A preferida do PSD

Por que o PSD insiste muito no nome da deputada federal Katarina Feitosa para a disputa da Prefeitura de Aracaju? Vale ressaltar que o governador Fábio Mitidieri é do mesmo partido que ela, e sua indicação vem da direção nacional.

Inteligência 1

Ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), com o objetivo de modernizar a fiscalização dos portais de transparência em Sergipe, o robô “Serigy”, será implementado em estágio inicial de testes, junto à Prefeitura de São Cristóvão. A colaboração técnica entre os órgãos foi aprovada pelo colegiado no Pleno do TCE e formalizada em reunião entre a conselheira presidente, Susana Azevedo e o prefeito Marcos Santana.

Inteligência 2

“O robô foi idealizado e desenvolvido por nossos técnicos. Uma vez implementado, teremos a possibilidade de acompanhar tudo o que acontece nas prefeituras sergipanas em um espaço de tempo que permita mais celeridade e um controle social mais efetivo”, destaca a conselheira-presidente. As ações de controle do TCE nos portais dos municípios, atualmente, ocorrem de forma anual. A expectativa é que, com o uso do Serigy, essas avaliações se tornem quinzenais, o que resultaria em mais oportunidades de ajuste por parte das prefeituras e representaria um avanço na atividade-fim do Tribunal de Contas.

Mudando de bairro

Dezenas de casas do bairro São José, em Aracaju, estão com placas anunciando  ”alugo” ou “vendo”.  Por quê? Há quem diga que essas pessoas estariam optando por morar em apartamentos, por causa da segurança. Outros apostam que a opção é por casa em condomínio ou não no bairro Aruana. O bairro São José, assim como o Siqueira Campos, passa a abrigar ainda mais clínicas da área de saúde.

Rolar para cima