Licitação do lixo de Aracaju
O vereador Ricardo Marques (Cidadania), que preside a Comissão de Serviços Públicos, Obras e Transportes da Câmara Municipal, faz um alerta sobre o novo processo de licitação para contratação de empresa especializada na coleta e transporte de Resíduos Sólidos de Aracaju. O edital foi divulgado no Diário Oficial do município da quinta-feira, 21 de março, e a abertura do pregão será no próximo dia 29 de abril. O parlamentar questiona o valor milionário do futuro contrato e o motivo da prefeitura ter protelado para fazer o processo às vésperas de uma eleição, já que há quase dois anos o recolhimento do lixo tem sido feito por meio de contratos emergenciais.
É braba
A turma da bancada da maioria na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), ou seja os governista, fica sempre um tanto apreensiva quando a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), agora líder da oposição, se inscreve para falar. Sempre bem municiada de dados, ela sobe à tribuna e solta o verbo. Os governistas evitam confronto com a deputada, que, segundo eles, é “linha dura”.
Dossiê da Mulher na Alese
Na próxima segunda-feira, 25, a deputada estadual Linda Brasil, vai realizar a audiência pública para a implementação da lei de n° 9.284/2023 que criou o Dossiê da Mulher Sergipana. O Dossiê é fruto de um projeto de autoria da parlamentar e prevê que o estado crie um instrumento legal para que sejam disponibilizados dados e análise desses dados, com informações sobre as políticas públicas de atendimento à mulher, inclusive sobre as violências. Devendo existir codificação própria e padronizada para todas as secretarias de estado e demais órgãos da administração pública.
Dia de protesto 1
Centenas de trabalhadores de secretarias estaduais e empresas públicas, além lideranças de movimentos sociais, participaram na manhã da sexta-feira, 22, de uma manifestação pública em defesa da democracia, do respeito aos direitos dos trabalhadores e contra a privatização da Deso. O Dia da Água culminou com ato público em frente a Câmara de Vereadores de Aracaju. Em sua maioria, os manifestantes eram professores/as e trabalhadores da Deso.
Dia de protesto 2
A respeito do dia de protesto, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) postou nas redes sociais: “Estive hoje (ontem), em frente à Câmara Municipal de Aracaju, junto com companheiros de luta, na marcha em defesa da nossa água e dos nossos professores. Privatizar a Deso, além de privatizar a empresa que é a mais lucrativa do estado de Sergipe, é privatizar uma das maiores riquezas, aliás, a maior riqueza da humanidade e a maior fonte de vida, que é a água”.
Privatização irreversível
O processo de privatização/concessão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) não está parado, como pensam algumas pessoas. O leilão já está previsto para junho próximo e, pelo que falam alguns advogados locais, “juridicamente não tem como questionar o processo”. No entanto, os trabalhadores se movimentam, realizam atos de protesto e avaliam que não dá para morrer de véspera. Estão na luta contra a privatização.
A vez do Hospital das Clínicas
Sergipe tem hoje pouco mais de 2 milhões de habitantes, e deste total, 85%, ou seja, mais de 1,7 milhão, não tem plano de saúde e é dependente do SUS (Sistema Único de Saúde). O estado tem hoje o seu HUSE, mais especializado em traumas, terá o seu Hospital do Câncer (há registros de cerca de 100 mil novos casos por ano) e agora se faz necessário viabilizar um Hospital das Clínicas. Este deveria contar com um bom centro de diagnóstico por imagens para atender bem os pacientes do coração, fígado, estômago, rim, pulmão e outros órgãos do corpo humano, que hoje recebem assistência gratuita precária nas terras do cacique Serigy. Cabe ao governador Fábio Mitidieri e seu pessoal que comanda a saúde pensar isso. Doentes nós temos de sobra.
Candisse quer ônibus com ar condicionado
A pré-candidata à prefeita de Aracaju pelo PT, Candisse Carvalho, disse à coluna que em vencendo a disputa eleitoral deste ano vai trabalhar no sentido de viabilizar a colocação de mais ônibus nas ruas da capital e alguns deles com ar condicionado. O tema está em estudo no grupo que discute o programa e ela destaca que “as pessoas que fazem uso diário do transporte coletivo reclamam da superlotação, do excessivo calor, além do preço da tarifa. Os ônibus com ar condicionado permitirá a redução do número de veículos particulares circulando na cidade e da poluição que a queima do combustível deixa no ar, garante a melhoria da qualidade de vida”. Ela já sugeriu contemplar ônibus com ar condicionado para o Campus da UFS, que fica na divisa de Aracaju com São Cristóvão e para onde vão milhares de estudantes de Aracaju diariamente.
Uber sem ar
Os motoristas que atuam por aplicativo bem que poderiam ligar o ar condicionado de seus carros no momento em que tem passageiros. Mas, infelizmente, eles optaram por baixar os vidros das janelas e aí o calor do asfalto entra sem piedade. A Uber deveria determinar ar ligado.
Edivam Amorim: “PL apresentará (em 2026) um nome que represente uma mudança na forma de governar o estado
Do empresário Edivam Amorim, presidente do PL: “Nossa preocupação maior neste momento são as eleições municipais. Fortalecer a sigla no estado a partir do maior número de prefeitos, vices e vereadores eleitos. Mas tenho certeza que o PL apresentará, novamente para Sergipe, um nome que represente uma mudança na forma de governar o estado, bem como para presidente da República”. E acrescentou: “Para Sergipe vamos discutir nomes no momento certo. Nacionalmente temos o patrimônio político do ex-presidente Bolsonaro, cujo apoio será decisivo para qualquer candidatura”.
Luiz e o trabalho preventivo 1
O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, anunciou, durante Seminário Mitigação aos Efeitos das Chuvas, realizado na capital no dia de ontem, 22, que o Governo de Sergipe fará a instalação de 40 estações pluviométricas em todas as regiões, com o objetivo de mensurar o volume de chuvas, níveis e vazões dos rios.
Luiz e o trabalho preventivo 2
De acordo com Luiz, a análise do histórico do aumento das chuvas intensas dos últimos anos, principalmente na quadra chuvosa que vai de abril a junho, mostra o quanto é importante o trabalho preventivo desenvolvido pelas esferas governamentais. O secretário reforça que, em Sergipe, além das atividades preventivas, a gestão estadual tem contribuído com investimentos de preparação e ação de resposta.
Luiz e o trabalho preventivo 3
Sobre este assunto, Luiz mostra conhecimento. Quando esteve à frente da Emsurb, na Prefeitura de Aracaju, foi responsável pelo planejamento e execução de um cronograma voltado à limpeza regular e de monitoramento dos 65 canais da cidade, objetivando, principalmente, evitar transtornos para a população com a chegada do período chuvoso. Também integrou o Gabinete de Crise, atuou ao lado da Defesa Civil e participou da implantação do ClimAju, com a instalação de estações pluviométricas e outros equipamentos que informam situações, em tempo real, em diversas localidades.
Audiência expõe saúde em SE
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, participará de audiência pública na próxima quarta-feira, 27, na Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social, após a sessão plenária da Alese. Pinheiro apresentará aos deputados os resultados da pasta relativos ao terceiro quadrimestre do ano passado. Ele vai falar de receitas, despesas e investimentos na assistência à saúde de baixa, média e alta complexidade. Vai mostrar, por exemplo, os gastos com medicamentos, exames, equipamentos e obras das unidades de atendimento básico e hospitalar do Estado.
É preciso combater
Os municípios sergipanos que margeiam o rio São Francisco precisam urgentemente de serviços de saneamento para evitar o despejo de dejetos sanitários e outros bagulhos nas águas do chamado “rio da integração nacional”.
2º turno em Aracaju
Como a eleição municipal em Aracaju terá muitos candidatos, todos aqueles mais envolvidos politicamente com o pleito avaliam que “o segundo turno parece ser inevitável”. Segundo o presidente estadual do PSDB e ex-senador, Eduardo Amorim, também apontado como provável vice da pré-candidata pelo PL, vereadora Emília Correa (PL), “tudo se encaminha para que isso aconteça”.
Campanha será municipal
Eduardo Amorim entende que “não faz sentido federalizar ou estadualizar a campanha eleitoral municipal deste ano em Aracaju (SE). Ele lembra que Lula não será candidato, Bolsonaro não será candidato e Fábio Mitidieri também não estará no páreo. “As propostas e críticas, se forem necessárias, devem contemplar apenas Aracaju”.
Bom espaço no PL
A condição de presidente do PL em Aracaju e de ser pré-candidata à Prefeitura da capital fez a direção estadual do Partido Liberal arrumar um bom espaço em sua sede para a vereadora Emília Corrêa.
Caos em Tomar do Geru
O prefeito Pedro Balbino, de Tomar do Geru, vetou por completo a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município. A Câmara de Vereadores manteve a posição adotada por Balbino, cuja maioria dos vereadores faz oposição ao prefeito. E, além de acompanhar o veto da primeira proposta da LOA, os vereadores também reprovaram a nova proposta enviada à casa. Em meio à essa disputa estão servidores públicos, tanto da ativa quanto aposentados, e prestadores de serviço, que tiveram seus salários, benefícios e pagamentos suspensos pela prefeitura, afetando inclusive serviços essenciais na cidade.
Selo Sebrae
O Sebrae Sergipe realiza no dia 25 de março, 8h30, o Workshop Selo Sebrae de Qualidade Empresarial. Na oportunidade, os participantes podem tirar dúvidas sobre o processo de adesão ao Selo e saber mais informações a respeito do regulamento. A iniciativa é voltada às microempresas e empresas de pequeno porte relacionadas ao turismo, dos setores de agências de viagens, meios de hospedagens, organizadores de eventos, bares e restaurantes, que querem ser reconhecidas por sua excelência de gestão no mercado. O workshop é gratuito e as inscrições estão abertas na loja virtual do Sebrae/SE.
Sergipe no Conaci 1
O estado de Sergipe voltou à condição de membro integrante do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), entidade que congrega órgãos responsáveis pela orientação, acompanhamento e a proteção da gestão estadual quanto à legalidade, legitimidade, economicidade e demais princípios que regem a administração pública. O retorno da participação do estado no conselho ocorreu agora em março. Nele acontecem discussões temáticas para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas.
Sergipe no Conaci 2
A secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Lisboa, ressaltou que, ao participar como membro do Conaci, o estado se credencia a interagir em uma rede articulada de ações de interesse dos órgãos de controle interno. “Voltamos a integrar um fórum em que, nos debates e eventos, nos capacitamos para o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle. Isso possibilita que Sergipe avance em seus indicadores socioeconômicos e também aproxime cada vez mais a gestão dos cidadãos”, destacou.
Obras retomadas
Os Centros de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite (Grageru); John Kennedy (Getúlio Vargas) e o Nelson Mandela (Médici), localizados em Aracaju, tiveram suas obras retomadas após descontinuidades por conta da rescisão contratual com as empresas. O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, visitou as três obras na última sexta-feira, 22, e constatou que falta pouco para que as escolas sejam entregues à comunidade escolar.