Coluna Primeira Mão

Protesto contra a ditadura

Em defesa da democracia e contra o golpe de Estado, o Comitê Estadual pela Memória, Verdade e Justiça, as centrais sindicais, frentes e coletivos de movimentos sociais de Sergipe vão construir uma manifestação em Aracaju no dia 1º de abril, no Calçadão da João Pessoa, em frente ao antigo Bingo Palace, a partir das 8h da manhã. O protesto cobra a prisão para os golpistas de 1964 e para os golpistas que no dia 8 de janeiro de 2023 atacaram a sede dos três Poderes em Brasília numa tentativa frustrada de golpe de Estado.

Ninguém é de ninguém

As movimentações no bloco político governista em Aracaju (SE) são intensas. Todos aqueles que se apresentaram como pré-candidatos – Luiz Roberto (DT), Danielle Garcia (MDB), Katarina Feitosa (PSD), Yandra Moura (União Brasil) e Fabiano Oliveira (PP) – buscam convencer os aliados que são as melhores opções e abrem espaços para as negociações em torno da figura do vice. Nada está concretamente definido e o bloco poderá ter duas chapas ou fechar de vez com uma apenas.

Longas conversações entre governistas

Indagado pela coluna sobre qual seria a opção de vice ideal para a chapa que encabeçará, o secretário de Estado Luiz Roberto, que é pré-candidato pelo PDT, disse que está todo mundo conversado com todo mundo. “Ainda sem definição. Os partidos ainda estão dialogando”.

Busca da tradição

No PT, parte do pessoal “das antigas” anda se dividindo no apoio à pré-candidatura da jovem jornalista e pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Candisse Carvalho.  Quem é contra diz que ela é nova na agremiação e seria o momento de contemplar gente com tradição petista e/ou de esquerda.  Assumem essa posição sem apresentar nomes e agora, depois que o nome dela foi aprovado  nas reuniões internas do partido.

Turma do CC

Mas tem também um segmento que deseja mesmo é que o PT se jogue nos braços do governador Fábio Mitidieri e conquiste alguns carguinhos para eles.

Rogerio reage a boatos

“O PT já tem pré-candidata à Prefeitura de Aracaju e o nome dela é Candisse Carvalho. Ela está em fase de pré-campanha e será candidata”. O comentário é do senador Rogerio Carvalho, acrescentando que “a petista é competitiva, está conversando com o povo e conquistando popularidade. Candisse será candidata para sair das urnas vitoriosas”.  

Candisse reafirma compromisso

“Eu sou petista e sou pré-candidata a Prefeitura de Aracaju pelo meu partido, o PT. Estou em pré-campanha divulgando o meu nome, mas prioritariamente o meu partido. No mais, tenho claro que há uma tentativa de  propagar boatos para atingir o meu nome, a minha pré-candidatura e o meu partido. Não vou entrar nessa onda de criação de fatos para gerar notícias falsas, fake News”, comentou Candisse Carvalho, pré-candidata do PT à Prefeitura da capital sergipana.

Candisse: É preciso acabar buracos nas ruas

A pré – candidata do PT à Prefeitura de Aracaju, Candisse Carvalho, disse para a coluna que, caso seja eleita,  a sua gestão vai atuar no sentido de ser ágil na operação tapa-buracos. A ação será colocada em prática permanentemente em todas as ruas e avenidas da capital, fazendo, inclusive, o processo de nivelamento para evitar que os desníveis provoquem acidentes envolvendo carros e motos. Esses desníveis provocam também quedas de pessoas idosas e de crianças quando vão atravessar as nossas ruas e avenidas.

Investir na periferia

Candisse também destacou a urgência de investir na pavimentação das periferias, muitas das quais ainda estão em condições precárias, com vias de piçarra e barro. A pré-candidata ressaltou que essas melhorias são essenciais não apenas para a mobilidade urbana, mas também para garantir a segurança e a acessibilidade de todos os cidadãos.

Zezinho Sobral isolado

Desde que deixou o PDT e assumiu o comando do PSB em Sergipe, em 13 de dezembro de 2023, o secretário de estado da Educação e vice-governador Zezinho Sobral parece passar por um processo de isolamento político. Até mesmo em uma homenagem que lhe foi prestada pela Câmara de Aracaju poucos governistas prestigiaram. Dizem pessoas próximas que “isso parece ser praga dos que perderam o PSB”.  Mas há quem comente que “abandonou o PDT e se deu mal”. Então, a praga seria dos pedetistas?

Fechando acordo

Tudo se encaminha para que a federação dos partidos PSDB e Cidadania se aproxime cada vez mais e anuncie o apoio à pré-candidata do PL à Prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa. Há negociações em andamento, e isso inclui a definição do vice de Emília, que poderá ser o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) ou o vereador Ricardo Marques (Cidadania).

Fábio Mitidieri quer SE produzindo amônia e ureia

O governador Fábio Mitidieri terá agenda em Brasília, esta semana, para tratar da produção de fertilizantes em Sergipe. A indústria de fertilizantes é fundamental para o crescimento sustentável do setor agrícola e Sergipe detém reservas de potássio, matéria prima essencial para a indústria de fertilizantes. “Não mediremos esforços para que a unidade volte a operar’, afirmou Mitidieri. Em maio de 2021, a Unigel assumiu a antiga unidade da Fafen, produzindo amônia e ureia. Em 2023, a empresa anunciou paralisação das atividades, retomando a produção no decorrer no ano e pausando, novamente, no início deste mês. A unidade sergipana possui capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio.

Disputa em Socorro: Jurisconsulto diz que Maria do Carmo está elegível

O fato de a deputada estadual Maria do Carmo Paiva da Silva, a Carminha (Republicanos), ter um relacionamento com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, não a impede de ser candidata à Prefeitura Municipal de outubro próximo. Foi a essa conclusão que chegou consulta feita ao escritório do advogado José Eduardo Rangel de Alckmin, em Brasília. Ele e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), O jurisconsulto diz em seu parecer que “Pelo exposto, a narrativa que me foi feita acerca da situação fática de MARIA DO CARMO PAIVA DA SILVA revela a situação de mero namoro ou, quando muito, de namoro qualificado, em que os participantes não revelam inequivocamente a intenção de constituir família. Em face dessa premissa, opino no sentido de que, não havendo o intuito de formar família, o relacionamento entre o Prefeito e a candidata não será óbice ao registro de sua candidatura, por não incidir a hipótese de inelegibilidade do art. 14, § 7º, da Constituição da República”.

Estado deve pouco à União

Sergipe tem uma dívida de cerca de R$1 bilhão com a União, contraída em 1997. Essa dívida não vai ser negociada, conforme prevê a Lei 9496/97. Por causa da dívida, o estado paga cerca de R$5 milhões, entre amortização e juros por mês. Conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o estado tem prazo para quitação somente em 2047.

Rogério de olho em Bolsonaro

Alvo de inquéritos da Polícia Federal, Bolsonaro ficou hospedado temporariamente em uma embaixada,  considerada território inviolável pela Convenção de Viena, de 1961, onde não poderia ser preso por autoridades brasileiras sem o consentimento do outro país. “Isso levanta muita suspeição, e essas suspeições precisam ser aprofundadas com quem deu abrigo, em tese um abrigo ou uma conversa no sentido de tê-lo como refugiado, ou recebê-lo no país como exilado ou coisa do tipo, em função de um crime que ele cometeu aqui. É preciso que o Senado investigue e apure essa questão”, afirmou Rogério.

Eleições inclusivas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) deseja que os municípios sergipanos, principalmente Aracaju, tenham as eleições em outubro de 2024 inclusivas e não exclusivas.  Por isso ele defende os direitos de todos aqueles que os têm. Secretaria Municipal da Educação de Aracaju Implementa o Programa Escola Tech

Cidadania para todos

Diógenes Barreto comenta ainda: “Entendo que, inscrito em situação legal, o eleitor tem todo o direito de exercer cidadania como qualquer cidadão brasileiro. E é interessante que votem porque eles representam uma parcela da população que tem direitos, que têm reivindicações a fazer ao poder público, até para melhorar a qualidade de vida socialmente e reintegrar-se socialmente ao lado de sua família”. As pastorais que atuam em Aracaju bem que poderiam atuar nesse sentido.

Escola Tech 1

Com o objetivo de modernizar os protocolos de gestão das políticas educacionais do município de Aracaju, bem como oferecer novas perspectivas de interação nos processos de ensino-aprendizagem, a SEMED lançou em 2024 o programa Escola Tech, por meio do qual tem distribuído 26 mil notebooks educacionais com internet embarcada para os estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, além de equipar todas as escolas da rede com painéis interativos digitais de 75 polegadas; câmeras de identificação para controle de acesso às unidades escolares e câmeras de reconhecimento facial nas salas de aula para chamada biométrica.

Escola Tech 2

Além disso, fazem parte do programa Escola Tech o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, para formação continuada de professores – e a Ju, inteligência artificial da SEMED que auxiliará professores e gestores a acompanhar, com base em dados preditivos, o grau de risco de insucesso escolar dos mais de 34 mil estudantes matriculados nas escolas da capital.O problema da população de rua é que boa parte pode não ter documentos que a habilitem a ir às urnas.

O livro de Irineu  e a música 1

Dia 23 de Abril no Museu da Gente as 16:30. O Compositor, Cantor e Gestor Cultural Neu Fontes está prestes a lançar seu primeiro livro, intitulado “Som da História”. Com uma abordagem única e envolvente, o autor mergulha nas histórias por trás dos discos, shows e nas vidas das pessoas que moldaram e continuam moldando o cenário musical e cultural de Sergipe.

O livro de Irineu  e a música 2

A obra não segue uma ordem cronológica tradicional, mas sim uma organização baseada nas emoções e sentimentos do autor no momento da escolha. Cada artigo é uma fusão da vivência pessoal de Neu Fontes e das pesquisas aprofundadas sobre artistas de destaque. O livro se torna, assim, uma janela para o passado, presente e futuro da música sergipana e brasileira.

Rolar para cima