Coluna Primeira Mão

Justiça de olho

A Justiça Eleitoral de Sergipe quer eleições limpas em 2024, sem fake news. Já existem pessoas de olho naqueles que costumam propagar mentiras. Além disso, a Justiça espera que os pré-candidatos a cargos eletivos respeitem os prazos legais, podendo acontecer punições logo em breve.

Pais em pré-campanha

Quem está para lá de engajado na campanha da filha, que é pré-candidata a vereadora em Aracaju, é o desembargador aposentado Edson Ulisses. Pai de Luciana (PSB), ele tem enviado mensagens aos demais parentes e amigos lembrando que “a menina está na disputa e, para se eleger, precisa do seu voto”. A mãe, Maria do Carmo, não se cansa de dizer que ”Luciana é uma excelente opção para os aracajuanos”. Luciana é sobrinha do ex-governador Marcelo Déda (PT).

Fim de prazo

De janeiro a  maio deste ano os políticos falam que até o final de junho já teremos bem claro o cenário da disputa eleitoral de 2024. E aí, junho termina neste domingo e ao que parece, nada está definido. A opção agora é esperar o final de julho.

Meia sola

A campanha eleitoral ainda nem começou, mas, de tanto caminhar na caça aos votos já existe pré-candidato colocando meia sola em seus sapatos.

Centro de Aracaju será reformado

O Governo do Estado, por meio da Seplan, pretende promover encontros para discutir uma atuação conjunta na revitalização do centro de Aracaju, reunindo especialistas, gestores públicos estaduais e municipais, instituições empresariais, construtores, acadêmicos e movimentos sociais para debater e elaborar estratégias de intervenção que possam transformar positivamente a área central da capital sergipana. Tais momentos deverão abordar temas sobre preservação do patrimônio histórico, mobilidade urbana, segurança pública, economia local, habitação, sustentabilidade ambiental, inovação e outros temas que deverão surgir durante as rodas de conversa.

Adeus, seca!

As chuvas que atingem Sergipe desde março passado aliviaram o quadro de seca de todo o Sertão do estado, que está um verde só. Ainda assim, os municípios de Nossa Senhora Aparecida, Tobias Barreto, Poço Verde, Frei Paulo, Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo estão sendo afetados pela estiagem. Nessas localidades, mais de 38 mil pessoas são assistidas por programas sociais.

A hora do descarte

O bloco governista não vai ficar om esse monte de pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju: Luiz Roberto, Fabiano Oliveira, Daniele Garcia e Yandra Moura. No final de julho ou agosto, vamos ter a hora do descarte.

Agenda movimentada 1

A agenda de pré-campanha de Luiz Roberto (PDT) segue em ritmo intenso. Além da participação nos eventos juninos, Luiz tem circulado pelos bairros da capital para se encontrar com apoiadores, participar de reuniões e atender convites de instituições e ongs que desejam conhecer, mais detalhadamente, o projeto ‘Avança Aracaju’.

Agenda movimentada 2

Nessas ocasiões, o pré-candidato apresenta dados sobre a cidade, destacando o que já foi alcançado pela gestão de Edvaldo e o que precisa ser realizado para que ocorram os avanços e as inovações que atendam ainda mais às expectativas da população aracajuana.

Candisse e as obras

As duas últimas grandes obras da prefeitura na Saúde ocorreram nas gestões do PT, quando Marcelo Deda governou Aracaju: o Hospital Nestor Piva, na Zona Norte, e o Fernando Franco, na Zona Sul. Esse processo de levar a Saúde até onde as pessoas moram tem que ser retomado, e o PT sabe como fazer isso: mais uma unidade desse porte na Zona de Expansão e outra nos limites entre Bugio E Lamarão. Também precisamos fazer o Samu de Aracaju voltar a ser de Aracaju! E, com isso, voltar a ser exemplo para todo o país, como já foi nos tempos de Deda. Além desses investimentos em obras e em serviços, devemos fazer dos servidores da Saúde nossos parceiros de gestão. É sobre salário, condições e estrutura? Claro, é tudo isso, mas também é respeito, valorização e acolhimento. Servidores bem cuidados cuidarão melhor de todos nós!

Acordo de Socorro

O presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, e o senador petista Rogério Carvalho estão convencidos de que fizeram um bom acordo com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, ao indicar Klewerton Siqueira para compor a chapa encabeçada por Carminha à prefeitura local. “Não entramos com apenas um nome, mas sim com um nome e o compromisso do PT de Socorro em trabalhar na campanha. Eu e Rogério também estaremos sempre por perto”, disse João Daniel.

Eleições em fila

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-seccional Sergipe (OAB/SE), Danniel Costa, oficializou o contrato com empresa que fornecerá sistema eletrônico de votação para as eleições de 2024, a serem realizadas na segunda quinzena de novembro. Ele disse que o processo eleitoral online é mais um compromisso de sua gestão. “A partir de agora, não haverá mais filas para o exercício legítimo de voto, a advogada e o advogado poderão votar através do celular, tablet ou computador em qualquer lugar com comodidade, praticidade e segurança”, explicou.

Rogério é influente 1

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) foi eleito pela sexta vez consecutiva entre um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O levantamento, divulgado na última quinta-feira, 27, foi feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Influente 2

A premiação analisa habilidade em conduzir debates, negociações, votações e formulações, seja pela sabedoria, senso de oportunidade, eficiência na interpretação da realidade dinâmica, ou pela facilidade em conceber ideias, formar posições e elaborar propostas líderes no debate, influenciando a tomada de decisões.

Em Laranjeiras

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) reuniu-se no último dia 28 com o prefeito do município de Laranjeiras, Juca de Bala (MDB), que também é pré-candidato à reeleição, e com o presidente do PT de Laranjeiras, Whorton Leon Cruz, para discutir o cenário político local nas eleições deste ano. Na oportunidade, foi formalizada a aliança entre o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores e o emedebista na disputa eleitoral de 2024.

Rolar para cima